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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O POTENCIAL DA COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS BRASILEIRAS NO MERCADO EXTERNO: UMA REVISÃO
Autor(es): Silva, Tauany
Primeiro Orientador: Ferreira, Suzane
Primeiro Membro da Banca: Carvalho, Vania
Segundo Membro da Banca: Soares, Dayana
Resumo: Atualmente pelas constantes mudanças no padrão alimentar da população mundial, a sociedade vem buscando uma alimentação mais saudável, levando uma maior procura por frutas. Também devido a mudança de hábitos de consumo alimentar, influenciado depois da pandemia do COVID 19, com o aumento na ingestão de alimentos mais saudáveis e para fortalecer a imunidade. O Brasil está entre os três maiores produtores de frutas do mundo, depois da China e da Índia, isso se deve como consequência de o país possuir uma grande extensão territorial, ser rico em recursos naturais e conta com um grande potencial produtivo de exportação tendo alto potencial agrícola, onde o clima e tecnologias que permitem a produção em todas as partes do país. O presente trabalho tem como objetivo abordar o potencial de comercialização das frutas brasileiras no mercado externo. O Brasil produz uma grande diversidade de frutas tropicais, subtropicais e temperadas devido às suas dimensões continentais e variedade de climas (mangas, melões, uvas, castanhas e frutas cítricas) esses são alguns exemplos. Os países que recebem maior quantidade de exportação de frutas vindas do Brasil, são Países Baixos, Reino Unido, Espanha e Estados Unidos. Além das frutas in natura, o Brasil também exporta polpa de frutas e sucos das frutas. Uma das vantagens da industrialização de polpa de frutas é o consumo de frutas nativas de determinadas regiões do país, algumas das quais bastante cobiçadas no mercado internacional, além de evitar seu desperdício. A participação do Brasil no mercado externo de frutas se mostra promissor, considerando possuir uma das maiores quantidade e qualidades frutíferas do mundo, com áreas capazes de produção durante todo o ano, garantindo níveis de oferta quando o mercado externo está sem estoque, além do papel fundamental na geração de empregos e renda para as regiões menos favorecidas do Brasil. Um dos fatores de crescimento para o aumento da exportação de frutas pelo Brasil é que o consumidor estrangeiro reconhece as frutas brasileiras pela alta qualidade nutricional e sabor característico.
Abstract: Currently, due to the constant changes in the food pattern of the world population, society has been seeking a healthier diet, leading to a greater demand for fruits. Also due to the change in food consumption habits, influenced after the COVID 19 pandemic, with the increase in the intake of healthier foods and to strengthen immunity Brazil is among the three largest fruit producers in the world, after China and India, this is due to the fact that the country has a large territorial extension, is rich in natural resources and has a great productive export potential, having high agricultural potential, where the climate and technologies that allow production in all parts of the country . The present work aims to approach the commercialization potential of Brazilian fruits in the foreign market. Brazil produces a great diversity of tropical, subtropical and temperate fruits due to its continental dimensions and variety of climates (mangos, melons, grapes, chestnuts and citrus fruits) these are some examples. The countries that receive the largest amount of fruit exports from Brazil are the Netherlands, the United Kingdom, Spain and the United States. In addition to fresh fruit, Brazil also exports fruit pulp and fruit juices. One of the advantages of the industrialization of fruit pulp is the consumption of native fruits from certain regions of the country, some of which are highly coveted in the international market, in addition to avoiding their waste. Brazil's participation in the foreign fruit market is promising, considering it has one of the largest fruit quantities and qualities in the world, with areas capable of production throughout the year, guaranteeing supply levels when the foreign market is out of stock, in addition to paper fundamental in the generation of jobs and income for the less favored regions of Brazil. One of the growth factors for the increase in fruit exports by Brazil is that foreign consumers recognize Brazilian fruits for their high nutritional quality and characteristic flavor.
Palavras-chave: Saudabilidade
Exportação
Frutas brasileiras
Área do CNPq: CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2548
Data do documento: 5-Mai-2022
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos

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