Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2533
Tipo: Livro
Título: JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(es): Feitosa, Sheila Oliveira
Escobar, Daise Fernanda Santos Souza
Ferreira, Dhecyeny Alves
Silva, Letícia dos Santos da
Noll, Priscilla Rayanne e Silva
Noll, Matias
Resumo: A aprendizagem de Ciências requer que o estudante consiga abstrair conceitos, compreender processos e imaginar situações. Por isso, o ensino tradicional pode ser moroso e cansativo, fazendo com que o professor necessite adotar métodos que cativem a atenção do escolar e o envolvam com o conteúdo. Além do modo tradicional de ensino são necessárias abordagens complementares para uma aprendizagem mais eficiente. Uma das metodologias que se mostra eficaz é a aplicação da ludicidade. Contudo, os professores nem sempre dispõem de tempo para elaborar atividades lúdicas. Assim, é proveitoso para docentes de Ciências ter acesso rápido a jogos e brincadeiras já relacionados aos conteúdos da disciplina, o que economiza seu tempo e incentiva o uso desses recursos na sala de aula. Este livro tem como objetivo incentivar e facilitar o uso de jogos, brincadeiras e dinâmicas nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental. Além disso, oferecer ao professor alternativas recreativas com potencial didático que tornem o ensino fluido e significativo.
Abstract: Science learning requires the student to be able to abstract concepts, understand processes and imagine situations. Therefore, traditional teaching can be time consuming and tiring, making the teacher need to adopt methods that capture the student's attention and involve him with the content. In addition to the traditional way of teaching, complementary approaches are needed for more efficient learning. One of the methodologies that proves to be effective is the application of playfulness. However, teachers do not always have time to develop recreational activities. Thus, it is beneficial for Science teachers to have quick access to games and games already related to the contents of the discipline, which saves their time and encourages the use of these resources in the classroom. This book aims to encourage and facilitate the use of games, games and dynamics in Science classes in Elementary School. In addition, to offer the teacher recreational alternatives with didactic potential that make teaching fluid and meaningful.
Palavras-chave: Ludicidade
Ensino de ciências
Ensino Fundamental
Jogos e brincadeiras
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2533
Data do documento: 9-Jun-2022
Aparece nas coleções:Editora IF Goiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-book_Jogos e Brincadeiras para o ensino de Ciências.pdf11,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.