Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2510
metadata.dc.type: Tese
Title: As atividades experimentais no contexto da docência nos Institutos Federais no Estado de Goiás: reflexões a partir da epistemologia fleckiana
Other Titles: Experimental activities in the context of teaching in Federal Institutes of the State of Goiás: reflections from epistemology fleckian
metadata.dc.creator: Nobre-da-Silva, Nara Alinne
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Roberto Ribeiro da
metadata.dc.contributor.referee1: Delizoicov, Demétrio
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Ilane Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Machado, Patrícia Fernandes Lootens
metadata.dc.contributor.referee4: Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
metadata.dc.description.resumo: Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Com a promulgação da Lei 11.892/2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) ficaram responsáveis, entre outros, pela oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e, obrigatoriamente, cursos de licenciatura, inaugurando a proposta de uma nova institucionalidade tendo entre suas finalidades e características a interiorização e a verticalização do ensino. Passados mais de dez anos da criação dos Institutos Federais, há poucos trabalhos sobre o contexto de atuação dos/as docentes nos cursos de Química de diferentes níveis de ensino. Isto aliado à centralidade da experimentação nesses cursos, nos conduziu a esta investigação objetivando identificar e caracterizar os condicionantes que influenciam as concepções e práticas, relativas à natureza pedagógica da experimentação, dos/as professores/as de química atuantes frente à verticalização do ensino nos Institutos Federais do Estado de Goiás, a partir do referencial fleckiano. A pesquisa é do tipo qualitativa, de caráter descritivo. A construção dos dados se deu por uma triangulação entre pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Sete professores e sete professoras de Química vinculados/as aos campi Inhumas, Iporá, Luziânia e Uruaçu são os/as protagonistas da investigação. A trajetória de análise dos dados seguiu os princípios do referencial fleckiano, priorizando a análise das “diferenças” e “semelhanças nas diferenças” e permitiu a constituição de quatro grupos de docentes. Recorrendo às categorias harmonia das ilusões, complicações e circulação de ideias, nossos resultados apontam, nesses grupos, concepções e práticas plurais que ora se aproximam e ora se distanciam de perspectivas simplistas e perspectivas contemporâneas de experimentação no ensino. Também, sinalizam como condicionantes: a formação inicial, a pós-graduação, as experiências anteriores ao ingresso no IF, os desafios impostos pela atuação no ensino verticalizado, a participação em projetos de ensino, e a percepção de ciência. Ao aprofundar nas análises e interpretações desses condicionantes, solidificamos a seguinte tese: as visões contemporâneas sobre experimentação no ensino têm como principal condicionante a circulação de ideias e práticas relativas ao ensino de química propiciadas tanto pela trajetória acadêmica como pela trajetória profissional. Em decorrência, propomos uma tríade teórico-metodológica para o planejamento e desenvolvimento das atividades experimentais tendo como base os eixos defendidos para a EPT: Cultura, Ciência, Trabalho e Tecnologia. Acreditamos que a tríade proposta pode contribuir para aulas dialógicas, em especial, quando abordada coletivamente por professores/as de diferentes núcleos disciplinares. Bolsista PICSS/IFGoiano.
Abstract: University of Brasília, Graduate Program in Science Education. With the enactment of Law 11.892/2008, the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs) were responsible, among others, for the offer of Professional and Technological Education (EPT) and, mandatorily, undergraduate courses, inaugurating the proposal of a new institutionality having among its purposes and characteristics the internalization and verticalization of teaching. More than ten years after the creation of the Federal Institutes, there are few studies on the context of the performance of teachers in chemistry courses at different levels of education. This, together with the centrality of experimentation in these courses, led us to this investigation aiming to identify and characterize the conditions that influence the conceptions and practices, related to the pedagogical nature of experimentation, of the teachers of Chemistry working in the face of the verticalization of teaching in the Federal Institutes of the State of Goiás, from the Fleckian framework. The research is qualitative, descriptive in nature. Data were constructed by triangulation between bibliographic research, documentary research and semi-structured interviews. Seven professors and seven chemistry teachers linked to the Inhumas, Iporá, Luziânia and Uruaçu campuses are the protagonists of the investigation. The trajectory of data analysis followed the principles of the Fleckian framework, prioritizing the analysis of "differences" and "similarities in differences" and allowed the constitution of four groups of teachers. Using the categories harmony of illusions, complications and circulation of ideas, our results point out, in these groups, plural conceptions and practices that sometimes approach and sometimes distance themselves from simplistic perspectives and contemporary perspectives of experimentation in teaching. They also signal as conditioning factors: initial training, graduate studies, experiences prior to admission to the IF, the challenges imposed by the performance in verticalized education, participation in teaching projects, and the perception of science. By deepening the analyses and interpretations of these conditions, we solidify the following thesis: contemporary views on experimentation in teaching have as main conditioning the circulation of ideas and practices related to the teaching of chemistry provided both by academic trajectory and by professional trajectory. As a result, we propose a theoretical-methodological triad for the planning and development of experimental activities based on the axes defended for EPT: Culture, Science, Work and Technology. We believe that the proposed triad can contribute to dialogical classes, especially when collectively addressed by teachers from different disciplinary centers. PICSS/IFGoiano Scholarship.
Keywords: Formação de professores/as
Educação Profissional e Tecnológica
Verticalização do ensino
Experimentação no ensino de Química
Epistemologia fleckiana
metadata.dc.subject.cnpq: 7.08.00.00-6 - Educação, 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino, 7.08.07.07-8 Ensino Profissionalizante
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituição extra IF Goiano
metadata.dc.publisher.initials: Instituição extra IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Instituição externa ao IF Goiano (especificar no Resumo/abstract)
metadata.dc.publisher.program: Instituição externa (descrever o nome da instituição no resumo/abstract)
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2510
Issue Date: 2-Mar-2022
Appears in Collections:Teses e dissertações defendidas em outras Instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_NARA ALINNE NOBRE-DA-SILVA.pdf5,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.