Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2496
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Castro, André Luis da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736651Y6&tokenCaptchar=03AGdBq24xU78FtzXUJJMFNBQhQ0L9pb-oME6yVycgJpBHNcT_YPTDE6g3ms8L4EukXohM-KZ0lfRyvzTCFF0y9bosa0sUjSznIuYpaG2JEpJGPAea33xdwEE2ZCcAL1Uuz9M6rVgC18suYj4q-5jpL09_zjJhP9jnF3kJ4nH-ySoGZt9JdaoD1oVaicH5RrVKUVkFtW-P7f2JvdkkEf1i0QwP2IjR_Lw3-VmFeUJE76zTkvfbNy4wJtuRz9KNlWM5GP5Rr0vFw6gsfd0-6d0HvEFYXTA7kuxgRy8flZi1FaepFuYcggVdwWVsFW6MAbD3_WcSQMiEW010sGv4qzBo--8J-IZNjyC7p14tEfcoiZgBcJ5MsIGa_WB4iDkYhaCZoeBa74LSmqKrZAtPYIBybKzKGxi-R-SMsAwpCyGJGT04o8tPLjFQ6gbk3ZQzolAKNLjGB-nmxrkAuXwLRh4tzJ1jJ7S7VEoYJ5b9su2gE8dADzhLQsBa4iMCqzGYb7Z251xky5CzQ097VFRVbmsAUVF7vTJIHTzX0Apt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Ricardo Diógenes Dias-
dc.contributor.referee2Moura, Lorena Fleury de-
dc.creatorSantos, Nadine Botelho-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8707516U7&tokenCaptchar=03AGdBq25RCLelXN2hyRoilSRXZXYrkuh4n79ODiLR-fzbaflJXnvNsZwxwynXGjQNJkEF7DfMwvOtUs9jpSYgwGmAVl8byqiE7j7mZoDKc_XhJGZgH7P67OxbcXtvK1bYihwFHQegn3HvEwPnuG-Wv3iZyS-H95pJODXUKysRmDHEUY6GKVVnYGooDTtIdnj26uJ7jhHM_-4sFxSxhGNSb6bjLDTo-cwPXznFJfxIMpbqM6HAsm2jDQyhZLZRTS21rA77yEGXsJktqyYi6Tz2MNfjaltlP1KDFPz92cZUdsmu3s7JhcLjF7ea8fBUSqzGhF0Yv7KAQdwj3x2q1kZFiBIXKv2kyvh5jT774yL_3EhhwOxxGYvrWXTzM38A2Q-q5lbysuhdHIai5x8OpKAM4zFsCyIT-qN4cIQYhIN1ieUlb2m57D2nByWtVHRT46PehVoSkeesr52xi6xAYv5H7Qbo2HwDSdfkFMtXM20-pXHU6XUKtxL__4fLOJrIyoQhKrQxHNJllhaoeAtKmH_ApjwMFxGbrAtJwwpt_BR
dc.date.accessioned2022-05-10T12:05:15Z-
dc.date.available2022-05-05-
dc.date.available2022-05-10T12:05:15Z-
dc.date.issued2022-04-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2496-
dc.description.abstractThe present study consists on exploratory qualitative approach research. This work was developed with teachers and students from two high schools, one state public and one federal public. Its objective is to understand the vision and knowledge of teachers from basic education regarding the work of Professional and Career Guidance (PCG) in order to develop, apply and validate a First Choice PCG protocol with teenagers in high school. It was carried out through the application of a questionnaire with the teachers. The questionnaire also elucidated if they knew about PCG or if they understood professional guidance from the perspective of vocational guidance. It was also investigated whether these teachers were aware of the possibility to work as mentors of their students and whether they would be interested in adding this role to their work. With these data, it was improved an PCG protocol that was applied with groups of teenagers in co-participating high schools. The participating students answered a questionnaire on a Likert scale at the end of each meeting, verifying if they understood the proposed activities, if they felt motivated to participate, if they felt that the work contributed to their reflections on their professional choice. Through the application and analysis of the results, the protocol was validated. The analysis of the collected data resulted on educational product as an e-book. This e-book presents the possibility of PCG work in high schools through the validated protocol, boosting the performance of teachers in this theme, being an incentive for such action in order to contribute to the teenagers growing.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória por meio da pesquisa de campo. Este trabalho foi realizado com professores e alunos de duas escolas de ensino médio, sendo uma pública estadual e uma pública federal. Seu objetivo esteve em compreender a visão e o conhecimento de professores da educação básica quanto ao trabalho da Orientação Profissional e de Carreira (OPC) para assim desenvolver, aplicar e validar um protocolo de OPC de Primeira Escolha com adolescentes no ensino médio. Ela foi realizada por meio da aplicação de um questionário com os professores. O questionário verificou também se eles conheciam a OPC ou se viam a orientação profissional pelo viés da orientação vocacional. Foi investigado se esses professores tinham conhecimento sobre a possibilidade de atuarem como orientadores de seus alunos e se teriam interesse em agregar essa atuação em seu trabalho. Com estes dados, foi possível aprimorar um protocolo de OPC que foi aplicado com grupos de adolescentes nas escolas de ensino médio coparticipantes. Os alunos participantes responderam a um questionário em escala Likert ao final de cada encontro, verificando se estes compreendiam as atividades propostas, se sentiam-se motivados a participar, se perceberam que o trabalho contribuiu em suas reflexões sobre sua escolha profissional. Mediante a aplicação e análise dos resultados fez-se a validação do protocolo. A análise dos dados coletados resultou em um produto educacional em formato de e-book. Este e-book apresenta a possibilidade de trabalho da OPC nas escolas de ensino médio por meio do protocolo validado, impulsionando a atuação de professores nesta temática, sendo incentivo para tal atuação, a fim de contribuir na formação dos adolescentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nadine Botelho Santos D'Oliveira (nadine.botelho@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-05-09T18:35:49Z No. of bitstreams: 2 Mestrado_Nadine Botelho.pdf: 1242628 bytes, checksum: 80883f6409b4a049d22ef5b202f83540 (MD5) Produto Educacional_Nadine Botelho.pdf: 2868845 bytes, checksum: 08ee7fbbd3571a2277d804891ea15fe5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-05-10T11:58:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Mestrado_Nadine Botelho.pdf: 1242628 bytes, checksum: 80883f6409b4a049d22ef5b202f83540 (MD5) Produto Educacional_Nadine Botelho.pdf: 2868845 bytes, checksum: 08ee7fbbd3571a2277d804891ea15fe5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-10T12:05:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Mestrado_Nadine Botelho.pdf: 1242628 bytes, checksum: 80883f6409b4a049d22ef5b202f83540 (MD5) Produto Educacional_Nadine Botelho.pdf: 2868845 bytes, checksum: 08ee7fbbd3571a2277d804891ea15fe5 (MD5) Previous issue date: 2022-04-07en
dc.description.sponsorshipOutra agência de fomento (descrever no resumo/abstract)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrientação Profissional e de Carreirapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleUM MODELO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARRERIA COM ADOLESCENTES PARA O ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Nadine Botelho.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional_Nadine Botelho.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.