Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2478
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ENSINO DE CIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
metadata.dc.creator: Silva, Ana Cléia Alves da
metadata.dc.contributor.advisor1: Paniago, Rosenilde Nogueira
metadata.dc.description.resumo: Com o fechamento das escolas brasileiras, como medida de isolamento social preconizada pelas autoridades sanitárias e organizações de saúde para conter a propagação de SARS-Cov-2, as Secretarias de Educação dos Governos Estaduais e municipais optaram por adotar o regime de aulas não presenciais mediadas por tecnologia através de plataformas virtuais. Assim, os professores da Educação Básica de todo o país tiveram que desenvolver os processos educacionais em sistemas de home office. Diante do exposto, esse estudo objetivou compreender os desafios enfrentados pelos professores com o ensino de Ciências na Educação Básica e as possibilidades trazidas diante do cenário da pandemia de Covid-19. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário contendo 11 perguntas, cujos resultados indicam possibilidades e desafios. Quanto às possibilidades cita-se aprender a utilização de novas técnicas de ensino que envolvam o uso de novas tecnologias e a busca contínua de despertar no aluno o interesse na construção do próprio conhecimento. Do ponto de vista dos desafios cita-se a complexidade de os professores lidarem com as ferramentas digitais no ensino remoto de forma aligeirada sem preparação.
Abstract: With the closure of Brazilian schools, as a social isolation measure recommended by health authorities and health organizations to contain the spread of SARS Cov-2, the Education Departments of the State and Municipal Governments have opted to adopt the regime of non-presence classes mediated by technology through virtual platforms. Thus, Basic Education teachers all over the country had to develop educational processes in home office systems. Given the above, this study aimed to understand the challenges faced by teachers with the teaching of Science in Basic Education and the possibilities brought in the face of the Covid 19 pandemic scenario. In this qualitative research, a questionnaire containing 11 questions was used as a data collection instrument, whose results indicate possibilities and challenges. As for the possibilities, we mention learning to use new teaching techniques that involve the use of new technologies and the continuous search for awakening in the student the interest in building their own knowledge. The challenges include the complexity for teachers to deal with digital tools in remote teaching in a relaxed way without preparation. Keywords: Science teaching. Basic education. Pandemic. Covid-19.
Keywords: Ensino de Ciências
Educação Básica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Rio Verde
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2478
Issue Date: 4-Apr-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Ana Cleia Alves da Silva.pdf721,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.