Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2444
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A LITERATURA INFANTIL ABORDANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Pimentel, Sarah
metadata.dc.contributor.advisor1: Bomtempo, Kênia
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo trata da análise de obras literárias com o foco de utilizá-las como ferramentas pedagógicas nas aulas de matemática do ensino fundamental de maneira lúdica, entendendo que essa possa facilitar o processo de compreensão dos alunos sobre os conceitos estudados. Para tanto, faz-se necessário a utilização a Base Nacional Comum Curricular (2017) para compreensão dos princípios e orientações pedagógicas que norteiam as práticas de profissionais dessa etapa da educação básica. Como percurso metodológico optamos por uma investigação qualitativa sob o viés da pesquisa bibliográfica e documental relacionando as contribuições da literatura infantil no ensino de matemática, amparadas em autores como, Cagneeti (1996), Mortatti (2001), Smole (1999) e outros. Os estudos realizados apontam que o uso das obras analisadas contribuem bastante na construção de conceitos matemáticos dos alunos pois, além da linguagem de fácil compreensão, contextualizam o cotidiano do aluno possibilitando transformar os conhecimentos concretos em abstratos auxiliando no pensamento lógico e cálculo mental.
Abstract: This study deals with the analysis of literary works with a focus on using them as pedagogical tools in elementary school math classes in a playful way, understanding that this can facilitate the process of understanding students about the concepts studied. Therefore, it is necessary to use the Common National Curriculum Base (2017) to understand the principles and pedagogical guidelines that guide the practices of professionals in this stage of basic education. As a methodological path, we opted for a qualitative investigation under the bias of bibliographical and document research, relating the contributions of children's literature in the teaching of mathematics, supported by authors such as Cagneeti (1996), Mortatti (2001), Smole (1999) and others. The studies carried out indicate that the use of the analyzed works greatly contributes to the construction of mathematical concepts for students because, in addition to the easy-to-understand language, they contextualize the student's daily life, making it possible to transform concrete knowledge into abstract, assisting in logical thinking, mental calculation, and others.
Keywords: Ensino de Matemática
Literatura Infantil
Lúdico
Matemática e Literatura
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2444
Issue Date: 8-Nov-2021
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Sarah Ester Oliveira Pimentel.pdf1,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.