Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2444
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A LITERATURA INFANTIL ABORDANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
metadata.dc.creator: | Pimentel, Sarah |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Bomtempo, Kênia |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo trata da análise de obras literárias com o foco de utilizá-las como ferramentas pedagógicas nas aulas de matemática do ensino fundamental de maneira lúdica, entendendo que essa possa facilitar o processo de compreensão dos alunos sobre os conceitos estudados. Para tanto, faz-se necessário a utilização a Base Nacional Comum Curricular (2017) para compreensão dos princípios e orientações pedagógicas que norteiam as práticas de profissionais dessa etapa da educação básica. Como percurso metodológico optamos por uma investigação qualitativa sob o viés da pesquisa bibliográfica e documental relacionando as contribuições da literatura infantil no ensino de matemática, amparadas em autores como, Cagneeti (1996), Mortatti (2001), Smole (1999) e outros. Os estudos realizados apontam que o uso das obras analisadas contribuem bastante na construção de conceitos matemáticos dos alunos pois, além da linguagem de fácil compreensão, contextualizam o cotidiano do aluno possibilitando transformar os conhecimentos concretos em abstratos auxiliando no pensamento lógico e cálculo mental. |
Abstract: | This study deals with the analysis of literary works with a focus on using them as pedagogical tools in elementary school math classes in a playful way, understanding that this can facilitate the process of understanding students about the concepts studied. Therefore, it is necessary to use the Common National Curriculum Base (2017) to understand the principles and pedagogical guidelines that guide the practices of professionals in this stage of basic education. As a methodological path, we opted for a qualitative investigation under the bias of bibliographical and document research, relating the contributions of children's literature in the teaching of mathematics, supported by authors such as Cagneeti (1996), Mortatti (2001), Smole (1999) and others. The studies carried out indicate that the use of the analyzed works greatly contributes to the construction of mathematical concepts for students because, in addition to the easy-to-understand language, they contextualize the student's daily life, making it possible to transform concrete knowledge into abstract, assisting in logical thinking, mental calculation, and others. |
Keywords: | Ensino de Matemática Literatura Infantil Lúdico Matemática e Literatura |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Morrinhos |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2444 |
Issue Date: | 8-Nov-2021 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Sarah Ester Oliveira Pimentel.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.