Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2402
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: MATEMÁTICA NAS PRAÇAS: O JOGO "TABULEIRO PINOS COLORIDOS"
metadata.dc.creator: Carvalho, Wesley Monteiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Mota, Eliane Fonseca Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Agda Lovato
metadata.dc.contributor.referee2: Tavares, Jussana Maria
metadata.dc.contributor.referee3: Mota, Eliane Fonseca Campos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas na aplicação do jogo “Tabuleiro Pinos Coloridos” que ocorreu no desenvolvimento do projeto de extensão “Matemática nas Praças”. Ficou sob responsabilidade do autor a aplicação do jogo “Tabuleiro Pinos Coloridos”. Este jogo contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, coordenação motora e concentração. No decorrer da aplicação, foi proposto novos desafios aos jogadores, como variações do jogo “Tabuleiro Pinos Coloridos” e competições. Alguns casos chamaram a atenção durante a aplicação do jogo, dos quais dois deles aconteceram com alunos com necessidades educacionais específicas e um com um adulto. Ao decorrer da aplicação do jogo foi observado o êxito em sua proposta, pois os jogadores demonstraram maior desenvolvimento em realizar os desafios e, também, imensa empolgação e motivação para continuar a jogar. “Tabuleiro Pinos Coloridos” atraiu a atenção de crianças, adolescentes e até adultos. Contudo, houve um desinteresse por parte de alguns jovens, que acharam o jogo “pouco desafiador” à medida que completaram as propostas de variações do jogo.
Abstract: This work aims to report experiences in the application of the game "Tabuleiro Pinos Vantagens" that occurred in the development of the extension project "Mathematics in the Squares". The author was responsible for the application of the game “Pins Colored Board”. This game contributes to the development of logical reasoning, motor coordination and concentration. During the application, new challenges were proposed to players, such as variations of the game "Colored Pin Board" and competitions. Some cases drew attention during the application of the game, two of which happened to students with specific educational needs and one to an adult. During the application of the game, the success of its proposal was observed, as the players showed greater development in carrying out the challenges and, also, immense excitement and motivation to continue playing. “Colorful Pins Board” attracted the attention of children, teenagers and even adults. However, there was a lack of interest on the part of some young people, who found the game “little challenging” as they completed the proposed game variations.
Keywords: Matemática nas Praças
Jogo
Tabuleiro Pinos Coloridos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2402
Issue Date: 22-Mar-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wesley Monteiro-TCC.pdf1,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.