Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2347
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ESTUDO E AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA |
Título(s) alternativo(s): | STUDY AND EVALUATION OF EXPERIMENTAL PRACTICES IN TEACHING CHEMISTRY |
Autor(es): | Oliveira, Daizy de souza |
Primeiro Orientador: | França, Marcela Dias |
Primeiro Membro da Banca: | França, Marcela Dias |
Segundo Membro da Banca: | Cunha, Beatriz Nogueira da |
Terceiro Membro da Banca: | Silva, Ilmo Correia |
Resumo: | Em 2020 uma pandemia causada pelo vírus de SARS-CoV-2 atingiu a população mundial, causando a morte de milhares de pessoas em todo o mundo. Ante o desconhecimento e a falta de uma medicação que realmente combatesse a doença, medidas rigorosas de saúde como quarentena e distanciamento social foram tomadas pelos governos dos países, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde. O impacto dessas medidas afetou diversos setores, entre eles a Educação, obrigando instituições de ensino no mundo a fechar as portas e buscar formas alternativas de ensino. A principal delas foi o ensino remoto, uma forma de reproduzir a sala de aula na própria casa do aluno através de tecnologias digitais da informação. Evidentemente, foram muitos os desafios encontrados por toda a comunidade escolar para se adaptar a este novo formato de ensino. No entanto, foi possível perceber que algumas disciplinas encontraram criativas soluções para se adaptar ao ensino remoto. Entre elas, a química, que descobriu aquilo que é próprio desta disciplina, a prática experimental. A partir deste cenário de pandemia, este trabalho tem o objetivo de analisar a importância da prática experimental no processo de ensino-aprendizagem de química durante o ensino remoto em decorrência da pandemia da covid-19, através da adaptação de novos métodos para conduzir a experimentação. E temos como resultado uma comparação de participação justificada pela estrutura e situações vividas pelas escolas campo. |
Abstract: | In 2020, a pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus hit the world population, causing the death of thousands of people worldwide. In view of the lack of knowledge and the lack of medication that would fight the disease, strict health measures such as quarantine and social distancing were taken by the governments of the countries, following recommendations from the World Health Organization. The impact of these measures affected several sectors, including the Education, forcing educational institutions around the world to close their doors and seek alternative ways of teaching. The main one was remote teaching, a way of reproducing the classroom in the student's own home through digital information technologies. Evidently, there were many challenges faced by the entire school community to adapt to this new teaching format. However, it was possible to notice that some subjects found creative solutions to adapt to remote teaching. Among them, chemistry, which returned to what is typical of this discipline, experimental practice. From this pandemic scenario, this work aims to analyze the importance of experimental practice in the teaching-learning process of chemistry during remote teaching because of the covid-19 pandemic, through the adaptation of new methods to conduct experimentation. |
Palavras-chave: | Química. Pratica experimental. Educação. |
Área do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2347 |
Data do documento: | 18-Jan-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Daizy .pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.