Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1França, Marcela Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9783174121370485pt_BR
dc.contributor.referee1França, Marcela Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9783174121370485pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Beatriz Nogueira da-
dc.contributor.referee3Silva, Ilmo Correia-
dc.creatorOliveira, Daizy de souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4220843288738940pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-10T13:52:00Z-
dc.date.available2022-02-11-
dc.date.available2022-02-10T13:52:00Z-
dc.date.issued2022-01-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2347-
dc.description.abstractIn 2020, a pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus hit the world population, causing the death of thousands of people worldwide. In view of the lack of knowledge and the lack of medication that would fight the disease, strict health measures such as quarantine and social distancing were taken by the governments of the countries, following recommendations from the World Health Organization. The impact of these measures affected several sectors, including the Education, forcing educational institutions around the world to close their doors and seek alternative ways of teaching. The main one was remote teaching, a way of reproducing the classroom in the student's own home through digital information technologies. Evidently, there were many challenges faced by the entire school community to adapt to this new teaching format. However, it was possible to notice that some subjects found creative solutions to adapt to remote teaching. Among them, chemistry, which returned to what is typical of this discipline, experimental practice. From this pandemic scenario, this work aims to analyze the importance of experimental practice in the teaching-learning process of chemistry during remote teaching because of the covid-19 pandemic, through the adaptation of new methods to conduct experimentation.pt_BR
dc.description.resumoEm 2020 uma pandemia causada pelo vírus de SARS-CoV-2 atingiu a população mundial, causando a morte de milhares de pessoas em todo o mundo. Ante o desconhecimento e a falta de uma medicação que realmente combatesse a doença, medidas rigorosas de saúde como quarentena e distanciamento social foram tomadas pelos governos dos países, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde. O impacto dessas medidas afetou diversos setores, entre eles a Educação, obrigando instituições de ensino no mundo a fechar as portas e buscar formas alternativas de ensino. A principal delas foi o ensino remoto, uma forma de reproduzir a sala de aula na própria casa do aluno através de tecnologias digitais da informação. Evidentemente, foram muitos os desafios encontrados por toda a comunidade escolar para se adaptar a este novo formato de ensino. No entanto, foi possível perceber que algumas disciplinas encontraram criativas soluções para se adaptar ao ensino remoto. Entre elas, a química, que descobriu aquilo que é próprio desta disciplina, a prática experimental. A partir deste cenário de pandemia, este trabalho tem o objetivo de analisar a importância da prática experimental no processo de ensino-aprendizagem de química durante o ensino remoto em decorrência da pandemia da covid-19, através da adaptação de novos métodos para conduzir a experimentação. E temos como resultado uma comparação de participação justificada pela estrutura e situações vividas pelas escolas campo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daizy de Souza Oliveira (daizy.oliveira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-02-10T10:28:40Z No. of bitstreams: 1 TCC_Daizy .pdf: 1695680 bytes, checksum: 5418ecc72e1795823027037f3e7f86a3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2022-02-10T13:37:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Daizy .pdf: 1695680 bytes, checksum: 5418ecc72e1795823027037f3e7f86a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-10T13:52:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Daizy .pdf: 1695680 bytes, checksum: 5418ecc72e1795823027037f3e7f86a3 (MD5) Previous issue date: 2022-01-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica.pt_BR
dc.subjectPratica experimental.pt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleESTUDO E AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICApt_BR
dc.title.alternativeSTUDY AND EVALUATION OF EXPERIMENTAL PRACTICES IN TEACHING CHEMISTRYpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Daizy .pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.