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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA DIDÁTICA DO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS PÚBLICAS
metadata.dc.creator: Rezende, Raquel Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Ilmo Correia
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Maria Lícia dos
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes Lorena de Almeida Cavalcante Brandão
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho demonstra como é a didática do ensino de química em escolas públicas de educação básica, apresentando as particularidades da química junto como as dificuldades em adotarem novas estratégias metodológicas, dificuldades na formação docente e, a baixa remuneração, e também a dificuldade dos alunos destas escolas em compreender o conteúdo de química e como as ações dos professores afetam o interesse dos alunos. Os conteúdos têm sido trabalhados de maneira distante e sem ligação direta com as situações presentes no dia a dia dos alunos, gerando uma aprendizagem mecânica. Esta realidade demostra uma problemática: como tornar o ensino de química atrativo e produtor de conhecimento, usando os saberes didáticos? É preciso melhorar e inovar a realidade das escolas públicas, na disciplina de química, onde faltam laboratórios, professores e professores com formação na área. O objetivo do trabalho é apresentar uma discussão sobre a complexidade do método de ensino de química, e demonstrar que por meio de metodologias ativas fazer com que o discente aprimore e interesse pela disciplina de química, como a contextualização, aulas experimentais e atividades lúdicas entre outros métodos podem fazer o aluno contextualizar conceitos antes abstratos que depois disso se tornam compreensíveis. Através de pesquisa bibliográfica de artigos científicos em plataformas virtuais: Scielo, Química Nova, Química Nova na Escola e Google Acadêmico, sobre o ensino de química em escolas públicas, conclui-se que o ensino tradicional ainda é muito difundido no Goiás como no Brasil, o professor não faz uso dos recursos didáticos disponíveis na instituição escolar como também não busca diversificar sua metodologia em sala de aula, e diante das condições de trabalho que esta classe enfrenta muitos profissionais não se sentem motivados a inovar e utilizar novas estratégias de ensino em sala.
Abstract: This work demonstrates the didactics of teaching chemistry in public schools of basic education, presenting the particularities of chemistry along with the difficulties in adopting new methodological strategies, difficulties in teacher training and low remuneration, as well as the difficulty of students in these schools in understanding chemistry content and how teachers' actions affect student interest. The contents have been worked in a distant way and without direct connection with the situations present in the students' daily lives, generating a mechanical learning. This reality demonstrates a problem: how to make the teaching of chemistry attractive and knowledge producer, using didactic knowledge? It is necessary to improve and innovate the reality of public schools, in the discipline of chemistry, where laboratories, teachers and teachers with training in the area are lacking. The objective of this work is to present a discussion about the complexity of the chemistry teaching method, and demonstrate that through active methodologies to make the student improve and interest in the discipline of chemistry, such as contextualization, experimental classes and recreational activities, among others. Methods can make the student contextualize previously abstract concepts that later become understandable. Through bibliographic research of scientific articles on virtual platforms: Scielo, Química Nova, Química Nova na Escola and Google Acadêmico, on the teaching of chemistry in public schools, it is concluded that traditional teaching is still very widespread in Goiás as in Brazil, the teacher does not make use of the didactic resources available in the school institution, nor does he seek to diversify his methodology in the classroom, and given the working conditions that this class faces, many professionals do not feel motivated to innovate and use new teaching strategies in the classroom.
Keywords: Contextualização
Ensino-aprendizagem
Formação de professores
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2344
Issue Date: 19-Jan-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Química

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