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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EDUCAÇÃO É A BASE: BASE COMUM CURRICULAR (BNCC) IMPORTÂNCIA E CONTEXTO HISTÓRICO
metadata.dc.creator: Pires, Renato
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Maria Do Socorro
metadata.dc.description.resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que passou por diversas modificações. Apesar de ser pensando desde a constituição de 1988, o documento começa ser elaborado apenas em 2014 e é finalizado no ano de 2018. Esse trabalho tem como objetivo apresentar o contexto histórico do surgimento da BNCC e avaliar as principais mudanças ocorridas nas três versões da BNCC, os quais foram publicados em 2015, 2016, 2017, e, em 2018 para o Ensino Médio. Na análise dos textos realizamos buscas em artigos científicos principalmente da SciELO, sites do Governo, como também de sites de divulgação sobre Educação. Dessa forma, o estudo efetuado é de cunho qualitativo do conjunto documental das três versões da BNCC. Concluímos que ocorreram modificações significativas em cada texto, isto é, as alterações entre a primeira e a segunda versão são encontradas continuidades, pois há uma ampliação do que foi proposto anteriormente. Já a terceira versão apresenta algumas descontinuidades em relação às outras versões da BNCC.
Abstract: The Common National Curriculum Base (BNCC) is a document that has undergone several modifications. Despite being thought since the constitution of 1988, the document begins to be elaborated only in 2014 and is finalized in the year 2018. While on the one hand it aims to train critical and conscientious individuals, the other side seeks to establish an orientation aimed at meeting capitalist demands. This work aims to present the historical context of the emergence of BNCC and assess the main changes that occurred in the three versions of BNCC, which were published in 2015, 2016, 2017, and in 2018 for high school. In analyzing the texts, we searched scientific articles mainly from SciELO, Government websites, as well as educational dissemination websites. Thus, the study carried out is of a qualitative nature of the document set of the three versions of the BNCC, which was evaluated by reading the introductory components and the chapters on Kindergarten, Elementary School and High School in each of the versions. Thus, the work was divided into four topics, which are the introduction, the historical context of the emergence of BNCC. We conclude that there were significant changes in each text, that is, the changes between the first and second versions are found to be continuities, as there is an expansion of what was previously proposed. The third version has some discontinuities in relation to other versions of BNCC
Keywords: Base Nacional Comum Curricular – BNCC
Principais mudanças da BNCC
Educação Básica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2338
Issue Date: 19-Jan-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Química

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