Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rabelo, Sara Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7821243187757747pt_BR
dc.creatorMoura, Luciana Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9507546521619266pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-07T10:51:12Z-
dc.date.available2022-02-06-
dc.date.available2022-02-07T10:51:12Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2336-
dc.description.abstractThis research consists of a curricular analysis of Libras offer in the undergraduate course in Pedagogy at the Federal University of Tocantins (UFT), Campus Arraias - TO. Driven by reflections about the importance and attention given to teacher training as provided in Decree 5.626 of December 22, 2005, recognized and regulated by Law No. 10,436/02, we note the need to analyse its implementation at the University. From the understanding of the history of deaf education in the country and knowledge about Libras and the deaf person, we started to analyse the Political Pedagogical Project (2007) and its reformulation in 2019. The notion that the curriculum is an instrument with the ability to structure schooling, as defended by Sacristán (2013), helps us to define the approach in which this investigation is built. Thus, based on the studies by Quadros (1997), Rossi (2010) and Rosa (2013), we emphasize the importance of the Libras discipline in higher education so that, after graduation, teachers can integrate, interact and train children, young people and adults.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa constitui uma análise curricular da oferta de Libras no curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Arraias – TO. Conduzida por reflexões sobre a importância e atenção requerida à formação de professores para o ensino de Libras, conforme disposto no Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, reconhecida e regulamentada pela Lei nº 10.436/02, observamos a necessidade de análise de sua implementação na universidade. A partir do entendimento da história da educação de surdos no país e do conhecimento sobre a Libras e a pessoa surda, partimos para a análise do Projeto Político Pedagógico do ano de 2007 e sua reformulação em 2019. A noção de que o currículo é um instrumento com capacidade de estruturar a escolarização, segundo defendido por Sacristán (2013), ajuda-nos a definir a abordagem em que se constrói esta investigação. Assim, tendo como pressuposto os estudos de Quadros (1997), Rossi (2010), Rosa (2013), dentre outros, ressaltamos a importância da disciplina de Libras no ensino superior para que, após formados, os professores possam integrar, interagir e formar crianças, jovens e adultos a partir da fluência em Libras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana Pereira de Moura (luciana.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-02-07T00:43:06Z No. of bitstreams: 1 TCC FINAL LUCIANA.pdf: 789335 bytes, checksum: 93310c027999cab07fdce75710fb55cd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Cristiane de Magalhaes Acaz (andreia.acaz@ifgoiano.edu.br) on 2022-02-07T10:50:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC FINAL LUCIANA.pdf: 789335 bytes, checksum: 93310c027999cab07fdce75710fb55cd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-07T10:51:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FINAL LUCIANA.pdf: 789335 bytes, checksum: 93310c027999cab07fdce75710fb55cd (MD5) Previous issue date: 2021-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professores; Educação; ensino de Libraspt_BR
dc.subjectTeacher Education; Education; Libra teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ENSINO DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA DO CAMPUS UFT ARRAIS - TOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL LUCIANA.pdf770,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.