Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2335
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ESTUDO SOBRE O PERFIL DAS ESTUDANTES-MÃES DOS CURSOS SUPERIORES DO IF GOIANO - CAMPUS CERES
metadata.dc.creator: Costa, Raiane
metadata.dc.contributor.advisor1: Faria Filho, Fausto de Melo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Barros, Cláudia
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Renata
metadata.dc.contributor.referee2: Mariano, Mayara
metadata.dc.description.resumo: Cada vez mais a mulher tem conquistado seu espaço no mercado de trabalho, mas com isso tem acumulado muitas funções, pois as responsabilidades com as tarefas domésticas ainda recaem, majoritariamente, sobre elas. Esta sobrecarga de serviço, geralmente, se torna mais acentuada quando estas mulheres se tornam mães. A maternidade traz desafios e dificuldades exclusivas a ela: a gravidez, o aleitamento e a disponibilidade de tempo necessário para cuidar de um filho, além do aumento das demais atividades. São inúmeros desafios para quem decide ser mãe e maiores ainda para aquelas que buscam, aliadas à vida doméstica, uma formação profissional. Através da educação, as mulheres são capacitadas e podem tirá-las do papel social de ser, exclusivamente, produtoras de filhos e fazer com que estas alcancem espaços sociais mais valorizados. Ter uma graduação aumenta as chances dessas mães de se inserirem no mercado de trabalho, contudo para que atinjam a formação desejada estas mulheres devem conciliar a maternidade com a sua formação acadêmica e isso gera vários obstáculos, tais como: menos tempo para dedicar-se aos estudos, resolver questões familiares durante os horários de aula, preocupações com os filhos, sentimento de culpa por não ter menos tempo para a maternidade, entre outros. Entender as especificidades das estudantes-mães é fundamental por parte das instituições de ensino para que estas elaborem ações de permanência e êxito destas mulheres. Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar uma busca-ativa com estudantes-mães dos cursos de graduação do IF Goiano – Campus Ceres para que estas relatem sobre os seus enfrentamentos do seu percurso formativo e desta forma trazer luz a questões veladas e contribuir para um plano de permanência e êxito deste grupo específico. A pesquisa de campo realizada classifica-se como qualitativa de natureza descritiva, e exploratória quanto aos objetivos. Para levantamento de dados, foi aplicado um questionário semiaberto via Google Forms e o contato foi estabelecido, individualmente, via redes sociais, por meio da plataforma Whatsapp. A pesquisa foi realizada por meio destes instrumentos devido ao distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19. Através da análise de dados observou-se que todas as participantes da pesquisa se sentem sobrecarregadas, que o apoio familiar é fundamental para o sucesso das estudantes-mães, que no meio acadêmico elas enfrentam preconceitos e embora seja cansativo para elas, a maioria tem obtido êxito em seu percurso formativo.
Abstract: More and more, women have conquered their space in the labor market, but with this they have accumulated many functions, as the responsibilities with domestic tasks still fall, mostly, on them. This service burden usually becomes more pronounced when these women become mothers. Motherhood brings unique challenges and difficulties to her: pregnancy, breastfeeding and the availability of time to care for a child, in addition to the increase in other activities. There are countless challenges for those who decide to become a mother and even greater for those who seek, combined with domestic life, a professional training. Through education, women are empowered and can remove them from the social role of being, exclusively, producers of children and make them reach more valued social spaces. Having a degree increases these mothers' chances of entering the labor market, however, in order to reach the desired training, these women must reconcile motherhood with their academic training and this creates several obstacles, such as: less time to dedicate themselves to studies, solving family issues during class hours, concerns about the children, feeling of guilt for not having less time for motherhood, among others. Understanding the specificities of student mothers is essential for educational institutions to develop actions for the permanence and success of these women. Therefore, the objective of this work is to carry out an active search with mother-students of the undergraduate courses at the IF Goiano - Campus Ceres so that they report on their confrontations in their formative path and in this way bring light to veiled issues and contribute to a permanence and success plan for this specific group. The field research carried out is classified as qualitative, descriptive in nature, and exploratory in terms of objectives. For data collection, a semi-open questionnaire was applied via Google Forms and contact was established, individually, via social networks, through the Whatsapp platform. The research was carried out by these means due to the social distance caused by the Covid-19 pandemic. Through data analysis it was observed that all research participants feel overwhelmed, that family support is essential for the success of student-mothers, that even in academia they face prejudice and although it is tiring for them, most have achieved success in his formative path.
Keywords: Mercado de trabalho. Maternidade. Sobrecarga. Estudo.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2335
Issue Date: 14-Dec-2021
Appears in Collections:Bacharelado em Ciências Biológicas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.