Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Kleyfton Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9040257542465304pt_BR
dc.creatorBueno, Wallacy Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3061031976782852pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-31T19:12:48Z-
dc.date.available2022-01-31-
dc.date.available2022-01-31T19:12:48Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2326-
dc.description.abstractMathematics is a science that is very present in our daily lives, but it has been worked on as a discipline at school and in many cases it may not be well learned by students, as some end up establishing relationships of fear and insecurity with it. We know that mathematics is a difficult subject for students to assimilate, causing disinterest and low school performance and a possible cause may be the traditional teaching method, leaving mathematics unrelated to everyday life. The present research brings in its body reflections about authors under study on the importance of new active methodologies for teaching mathematics. The question that guided the development of this research was: What are the potentialities and challenges of implementing active methodologies in mathematics teaching? Thus, the objective was to identify the potentialities and challenges of implementing active methodologies in mathematics teaching. Thus, the theme is justified by the need to recognize the importance of active methodologies as a means of facilitating learning during the mathematics teaching process. The qualitative and bibliographic research was conducted from the survey on the Google Scholar platform, from which recently published articles and monographs were extracted. Therefore, we conclude that there are currently several studies and proposals to make mathematics classes attractive and meaningful through active methodologies, but many challenges need to be faced, especially in relation to changing the attitudes of educators.pt_BR
dc.description.resumoA matemática é uma ciência muito presente em nosso cotidiano, porém vem sendo trabalhada como disciplina na escola e em muitos casos pode não ser bem aprendida pelos alunos, pois alguns acabam estabelecendo relações de medo e insegurança com ela. Sabemos que a matemática é uma disciplina de difícil assimilação pelos alunos, causando desinteresse e baixo desempenho escolar e uma possível causa pode ser o método do ensino tradicional, deixando a matemática sem relação com o cotidiano. A presente pesquisa traz em seu corpo reflexões acerca de autores em estudo sobre a importância das novas metodologias ativas para o ensino de matemática. A questão que norteou o desenvolvimento dessa pesquisa foi: Quais são as potencialidades e desafios da implantação de metodologias ativas no ensino de matemática? Assim, o objetivo foi identificar as potencialidades e desafios da implantação de metodologias ativas no ensino de matemática. Dessa forma, o tema justifica-se pela necessidade de que seja reconhecida a importância de metodologias ativas como meio facilitador da aprendizagem durante o processo de ensino de matemática. A pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico foi conduzida a partir do levantamento na plataforma Google Acadêmico, da qual foram extraídos artigos e monografias publicadas recentemente. Portanto, concluímos que atualmente há diversos estudos e propostas para tornar as aulas de matemática atraentes e significativas através de metodologias ativas, porém muitos desafios precisam ser enfrentados, principalmente em relação à mudança de atitudes dos educadores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Wallacy Oliveira Bueno (2019106301140094@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-31T18:08:13Z No. of bitstreams: 1 TCC WALLACY versão final pdf.pdf: 467855 bytes, checksum: 6013e369e221ac930ce5caa9aad403b9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-01-31T19:07:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC WALLACY versão final pdf.pdf: 467855 bytes, checksum: 6013e369e221ac930ce5caa9aad403b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-31T19:12:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC WALLACY versão final pdf.pdf: 467855 bytes, checksum: 6013e369e221ac930ce5caa9aad403b9 (MD5) Previous issue date: 2021-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.titleMETODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADES E DESAFIOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC WALLACY versão final pdf.pdf456,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.