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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: BANCO ESTATÍSTICO: UM JOGO PEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR
Autor(es): Resende, Gesiely
Primeiro Orientador: Pessoa, Flávia
Primeiro Membro da Banca: Ferreira, Gustavo
Segundo Membro da Banca: Rosa, Eliane
Resumo: Estatística é uma disciplina que exige muito estudo e raciocínio do aluno durante o processo de aprendizagem. Em uma perspectiva didática, o uso de instrumentos lúdicos tem sido utilizado como ferramenta importante em processos de aprendizagem e ensino. Muitas literaturas têm sido publicadas enfocando o jogo enquanto elemento lúdico válido e importante, caracterizando este instrumento como atividade de divertimento e distração com regras claras e explícitas, estabelecidas socialmente, de uso comum, sejam de competição ou cooperação. A aprendizagem é facilitada, à medida que, os conteúdos da aprendizagem são apresentados de forma lúdica, possibilitando que estudantes destinem maior comprometimento, interesse e ânimo, de modo interativo, de acordo com a teoria da aprendizagem significativa. Nessa perspectiva, foi pensado e construído um jogo de salão/tabuleiro como ferramenta para ensino dos conteúdos da disciplina de Estatística em turmas do segundo semestre do ano de 2015 no Instituto Federal Goiano do Campus Ceres. O instrumento didático jogo consiste em um tabuleiro semelhante a um banco imobiliário contendo dados, peões, cartas e dinheiro de brinquedo. As cartas correspondem à casa do tabuleiro e apresentam dados de conteúdos de Estatística Básica da matriz curricular trabalhada nos cursos de Bacharelado em Zootecnia e em Agronomia, e Licenciatura em Ciências Biológicas na unidade de ensino superior citada. O jogo foi exposto enquanto ferramenta didática de ensino-aprendizagem na II Gincana de Estatística, obtendo nesta prova aprovação máxima pela comissão julgadora. Este também foi utilizado em sala de aula como teste e foi bem aceito pelos acadêmicos da turma, sendo observado ,através as respostas dos participantes da pesquisa aos questionários, uma facilitação do ensino e da aprendizagem dos conteúdos bem como a promoção de interação social entre os participantes. A pesquisa de teste da ferramenta didática utilizou-se de questionários de caracterização do público, questionários de análise do uso das ferramentas da pesquisa, ferramentas didáticas (cartilha e jogo banco estatístico) e sabatinas, para a análise da eficiência das ferramentas no ensino-aprendizagem da Estatística Básica nas turmas participantes. Foi percebido que estatisticamente não houve diferença nas médias das sabatinas entre os diferentes tratamentos (as ferramentas didáticas).
Abstract: Statistics is a discipline that requires a lot of study and reasoning from the student during the learning process. From a didactic perspective, the use of playful instruments has been used as an important tool in learning and teaching processes. Many literatures have been published focusing on the game as a valid and important ludic element, characterizing this instrument as a fun and distracting activity with clear and explicit rules, socially established, in common use, whether of competition or cooperation. Learning is facilitated, as the learning contents are presented in a playful way, allowing students to allocate greater commitment, interest and enthusiasm, in an interactive way, according to the theory of meaningful learning. From this perspective, a parlor/board game was designed and built as a tool for teaching the contents of the Statistics discipline in classes in the second semester of 2015 at the Instituto Federal Goiano do Campus Ceres. The game teaching instrument consists of a board similar to a real estate bank containing dice, pawns, cards and toy money. The cards correspond to the house on the board and present Basic Statistics content data from the curricular matrix worked in the Bachelor's Degree in Animal Science and Agronomy, and Degree in Biological Sciences in the aforementioned higher education unit. The game was exposed as a teaching-learning didactic tool in the II Gymkhana of Statistics, obtaining maximum approval in this test by the judging committee. This was also used in the classroom as a test and was well accepted by the academics of the class, being observed, through the answers of the research participants to the questionnaires, a facilitation of the teaching and learning of the contents as well as the promotion of social interaction between the students. participants. The didactic tool test research used public characterization questionnaires, questionnaires to analyze the use of research tools, didactic tools (booklet and statistical bench game) and quizzes, for the analysis of the efficiency of the tools in teaching-learning of Basic Statistics in the participating classes. It was noticed that statistically there was no difference in the means of the sabbaths between the different treatments (the didactic tools).
Palavras-chave: Estatística.
Ensino Superior.
Recurso didático.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2304
Data do documento: 14-Jan-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

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