Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2270
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DIDÁTICO - PEDAGÓGICAS SOCIOINTERACIONISTAS
metadata.dc.creator: Santos, Stéfany
metadata.dc.contributor.advisor1: Mariano, Sangelita
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como tema central a discussão entre alfabetização e letramento, de forma com que ambos tenham suas habilidades individuais, mas se relacionem e associem em um processo fundamental na vida do indivíduo, trazendo o conhecimento do código linguístico e seu contexto social de utilização, apresentando estratégias didático-pedagógicas sociointeracionistas. Com o objetivo de explorar de que modo os jogos podem auxiliar no ensino-aprendizagem da criança no ensino fundamental a partir das concepções sociointeracionistas, realizamos um estudo teórico e bibliográfico sobre o jogo no processo de alfabetização e letramento. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos como aporte teórico as discussões feitas por Vygotsky (1991), abordando a aprendizagem por meio do processo de internalização em contextos históricos, sociais e culturais. Buscamos entender a relação entre o aprendizado e o desenvolvimento da criança na fase escolar, interpretando a mediação por meio de instrumentos e signos nesse processo de internalização e compreendendo o desenvolvimento da escrita na criança segundo a concepção histórico-cultural. Com a obtenção dos resultados da pesquisa, pudemos observar que os impactos do lúdico como recurso didático quando utilizado é considerado como um espaço prazeroso e forma de condição motivadora não vista somente como recreativa, também como um contexto cultural que pode contribuir de maneira expressiva para o desenvolvimento de comunicações, criatividade, imaginações, expressões e também na construção de pensamento amplo, uma vez que o papel do jogo é considerado como a mediação simbólica no processo de alfabetização na aquisição da linguagem oral e escrita, tendo como principal fator condicionante o papel da escolarização e da família contribuinte como formação psicológica do sujeito nesse processo.
Abstract: The present work has as its central theme the discussion between Basic Literacy and Literacy in a way that both have their individual skills but relate and associate in a fundamental process in a person's life, bringing knowledge of the linguistic code and its social context of use and presenting socio-interactionist didactic-pedagogical strategies. In order to explore how games can help children's teaching and learning in elementary school, based on socio-interactionist conceptions, we carried out a theoretical study on the role of games in the process of basic literacy and literacy. For the development of the research, we used, as theoretical support, the discussions defended by Vygotsky, approaching learning through the process of internalization in historical, social and cultural contexts. Seeking to understand the relationship between learning and child’s development at school, interpreting mediation through instruments and signs in this internalization process and understanding the development of writing in children according to the historical-cultural conception. With the research results, we could see that the impacts of ludic, when used as a didactic resource, is considered as a pleasant space as a form of motivating condition, not seen only as recreational but as a cultural context that can significantly contribute to the development of communication, creativity, imagination, expressions and also in the construction of broad thinking, since the role of games is considered as symbolic mediation in the process of basic literacy in the acquisition of oral and written language, having as the main conditioning factor the role of schooling and the family as the psychological formation of the subject in this process.
Keywords: Alfabetização.
Letramento.
Jogos.
Sociointeracionista.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2270
Issue Date: 22-Oct-2021
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc_Stéfany Santos.pdf681,84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.