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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: MODELOS ATÔMICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Título(s) alternativo(s): ATOMIC MODELS FOR STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENT: CHALLENGES AND POSSIBILITIES
Autor(es): Siqueira, Karine Pinheiro
Primeiro Orientador: Lamonier, Elisângela Leles
Primeiro Membro da Banca: Nascimento, Marlúcio Tavares
Segundo Membro da Banca: Resende, Erika Crispim
Resumo: O estudo desenvolvido possibilitou refletir sobre o ensino de Química, em especial, os Modelos Atômicos, bem como conhecer a respeito da deficiência visual e os desafios vivenciados pelos alunos que possuem essa deficiência no âmbito escolar; além de compreender e identificar a importância da utilização de materiais adaptados como uma alternativa para o processo de ensino-aprendizado de Química, sobretudo, o conteúdo de Modelos Atômicos. A pesquisa visou analisar os desafios e as possibilidades do ensino dos Modelos Atômicos aos alunos com deficiência visual, e também da importância da adaptação curricular como possibilidade de ensino aprendizagem aos alunos com deficiência. A pesquisa foi desenvolvida durante a situação emergencial da pandemia provocada pela Covid-19, e devido as restrições de saúde e por questões de segurança, a metodologia foi realizada através de um estudo aprofundado utilizando a revisão bibliográfica e a pesquisa qualitativa, de forma a verificar os modelos atômicos adaptados existentes, tais como: a confecção, sua aplicação e adaptação para desenvolvimento para um aprendizado significativo aos alunos com deficiência visual. Após as buscas e análises dos materiais adaptados existentes, é relevante evidenciar a importância que as adaptações assumem ao concretizar o conhecimento de uma forma divertida e agradável, oportunizando a aprendizagem aos alunos que possuem necessidades educacionais especiais, dentre eles, os alunos com deficiência visual.
Abstract: The developed study made it possible to reflect on the teaching of Chemistry, in particular, the Atomic Models, as well as to know about visual impairment and the challenges experienced by students who have this disability in the school environment; in addition to understanding and identifying the importance of using adapted materials as an alternative for the teaching-learning process in Chemistry, especially the content of Atomic Models. The research aimed to analyze the challenges and possibilities of teaching Atomic Models to students with visual impairment, and also the importance of curriculum adaptation as a teaching-learning possibility for students with disabilities. The research was developed during the emergency situation of the pandemic caused by Covid-19, and due to health restrictions and for safety reasons, the methodology was carried out through an in-depth study using the literature review and qualitative research, in order to verify the existing adapted atomic models, such as: the manufacture, its application and adaptation for development for a meaningful learning for students with visual impairment. After searching and analyzing the existing adapted materials, it is relevant to highlight the importance that adaptations assume to materialize knowledge in a fun and pleasant way, providing learning opportunities for students who have special educational needs, including students with visual impairments.
Palavras-chave: Adaptação
Visual impairment
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2261
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

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