Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Eliane Bernardes Costa-
dc.date.accessioned2021-11-08T02:19:44Z-
dc.date.available2021-11-08-
dc.date.available2021-11-08T02:19:44Z-
dc.date.issued2021-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2172-
dc.description.abstractThis work presents a proposal for a didactic sequence based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning. In it, the contents of Geometrical Optics, which are present in the Physics discipline of the 2nd grade of high school, were addressed. We propose the use of technological resources to facilitate the learning of the theoretical, geometric and algebraic part inherent to the study of light propagation and its interaction with optical devices. Considering Geometrical Optics as a little explored content in Physics, in this work we focus on preparing a way for the student, starting from his previous knowledge and with the intermediary of the teacher, to be able to assimilate concepts of optics in a significant way and to be able to to associate all of this with everyday situations (moon phases, eclipses, mirrors, etc.). To guide us in this investigation, we defined the following research question: how can a didactic sequence based on students' prior knowledge facilitate learning in Geometrical Optics? For the development of the problem-question, it was defined as general objective the construction of a UEPS (Potentially Significant Teaching Unit) that addresses the teaching of geometric optics. Due to the COVID-19 pandemic, it was not possible to apply the didactic sequence, as the classes were suspended in person, but we were able to point out its advantages and disadvantages, potential flaws, with arguments based on the TAS (Learning Theory Significant). Checking the way the activities were developed, it is believed that the construction of the didactic sequence for the study of Physics was satisfactory, promoting situations where learning can be closer to meaningful.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz uma proposta de sequência didática embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Nela, foram abordados os conteúdos de Óptica Geométrica, que estão presentes na disciplina Física da 2ª série do Ensino Médio. Propomos o uso de recursos tecnológicos para facilitar a aprendizagem da parte teórica, geométrica e algébrica inerente ao estudo da propagação da luz e a sua interação com dispositivos ópticos. Considerando a Óptica Geométrica como um conteúdo pouco explorado na Física, neste trabalho focamos em preparar um caminho para que o estudante, partindo do seu conhecimento prévio e com o intermédio do professor, seja capaz de assimilar conceitos de óptica de forma significativa e que seja capaz de associar tudo isso a situações cotidianas (fases da lua, eclipses, espelhos, etc.). Para nos orientar em relação a esta investigação, definimos a seguinte questão de pesquisa: de que forma uma sequência didática baseada no conhecimento prévio dos estudantes pode facilitar a aprendizagem em Óptica Geométrica? Para o desenvolvimento da questão-problema, definiu-se como objetivo geral a construção de uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa) que aborde o ensino de óptica geométrica. Devido à pandemia de COVID-19, não foi possível aplicar a sequência didática, já que as aulas foram suspensas de forma presencial, mas fomos capazes de apontar vantagens e desvantagens da mesma, falhas, potenciais, com argumentos baseados na TAS (Teoria da Aprendizagem Significativa). Verificando a maneira como as atividades foram elaboradas, acredita-se que foi satisfatória a construção da Sequência didática para o estudo da Física, promovendo situações onde a aprendizagem pode ser mais próxima da significativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Bernardes Costa Cunha (2019106301140221@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-06T23:16:50Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Eliane Cunha.pdf: 1403214 bytes, checksum: 7f1a8191bccb64dd80f1c453e98a1a55 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-08T02:16:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Eliane Cunha.pdf: 1403214 bytes, checksum: 7f1a8191bccb64dd80f1c453e98a1a55 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-08T02:19:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Eliane Cunha.pdf: 1403214 bytes, checksum: 7f1a8191bccb64dd80f1c453e98a1a55 (MD5) Previous issue date: 2021-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofPROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA PARA O ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativa. Ensino de Física. Unidade de ensino potencialmente significativa.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA PARA O ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Eliane Cunha.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.