Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2171
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Fialho, Geovana Domingos
metadata.dc.contributor.advisor1: Bomtempo, Kênia
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho refere-se a avaliação educacional focando especialmente no trabalho com as crianças dos anos inicias do Ensino Fundamental. Identificando diferentes conceitos e pesquisas relevantes para o estudo teórico do tema e influência das diversas práticas avaliativas, tanto para o professor que avalia, quanto para o estudante sujeito a este processo avaliativo, tendo em vista o âmbito educacional, social e emocional, relacionam-se ainda teorias que se desenvolvem a partir desta, como a análise do erro defendida por Luckesi (2001) e Pasinotto (2008) . A pesquisa foi realizada de maneira bibliográfica e busca retratar o histórico e a caracterização da avaliação perante alguns autores, como: Hoffman (1994), Haydt (2007), Libâneo (2006), entre outros. O tema avaliação em Matemática foi escolhido objetivando mais atenção e olhares a essa vertente, de forma que se possa propor a transformação desse cenário atual de avaliações sistemáticas, ligadas diretamente ao ensino tradicional. Como resultado da pesquisa é notório que assim como todas as temáticas ligadas a educação, a mudança nos processos avaliativos são lentos, mesmo com o aumento das discussões sobre o assunto. Considera-se de extrema importância a reflexão e transformação da visão deturpada de avaliação controladora criada pela sociedade para que a mesma compreenda como um recurso capaz de contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.
Abstract: The present work refers to educational assessment focusing especially on the work with children from the early years of elementary school, identifying different concepts and research relevant to the theoretical study of the theme and the influence of different assessment practices, both for the teacher who assesses and for the student subject to this evaluation process, considering the educational, social and emotional scope, also relating other theories that develop from this, such as the error analysis defended by Luckesi (2001) and Pasinotto (2008). The research was carried out in a bibliographical way and still seeks to portray the history and characterization of the evaluation before some authors, such as: Hoffman (1994), Haydt (2007), Libâneo (2006), among others. The theme of assessment in mathematics was chosen with the aim of paying more attention to and looking at this aspect, in order to propose the transformation of this current scenario of systematic assessments, directly linked to traditional teaching. As a result of the research, it is notorious that, as with all issues related to education, the change in the evaluation processes moves slowly, even with the increase of discussions on the subject, but it is extremely important to reflect and transform the distorted view of evaluation controller created by society to understand it as a resource capable of contributing to children's cognitive, emotional and social learning and development.
Keywords: Avaliação Educacional. Matemática. Ensino Fundamental.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2171
Issue Date: 5-Oct-2021
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC Geovana.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.