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metadata.dc.type: Dissertação
Title: CONTRIBUIÇÕES DE MODELAGEM MATEMÁTICA INTEGRADA AO GEOGEBRA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÃO QUADRÁTICA
metadata.dc.creator: Silva, Lorenna Gondim
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Júlio César
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Julio Cesar Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Felicio, Cinthia Maria
metadata.dc.contributor.referee3: Khidir, Kaled Sulaiman
metadata.dc.contributor.referee4: Moreira, Débora Astoni
metadata.dc.description.resumo: Ensinar e aprender matemática são essenciais, uma vez que as noções matemáticas estão em boa parte das atividades desenvolvidas no dia a dia. Entretanto, os processos de ensino desta disciplina na maioria das vezes são centrados na transmissão e recepção de conceitos, os quais são contrários aos objetivos de aprendizagem. Com isso, muitos alunos acabam apresentando dificuldades em relação aos conteúdos, cabendo ao professor buscar por metodologias que criem situações de aprendizagem e despertem o interesse desses alunos para um pensamento crítico, reflexivo e autônomo. Nesse sentido, partindo do pressuposto de oferecer aos professores de matemática uma proposta de ensino capaz de promover a aprendizagem colaborativa, a interação e aprendizado por meio de situação cotidiana aos alunos, esse estudo teve a seguinte questão investigativa: Quais as possíveis contribuições da metodologia modelagem matemática integrada ao software GeoGebra no ensino e aprendizagem de função quadrática em uma turma de primeira série do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio de uma instituição de ensino especializada em cursos de Educação Profissional e Tecnológica da rede federal de ensino no estado de Goiás? Objetivando assim, analisar as possíveis contribuições da metodologia de ensino modelagem matemática integrada ao uso do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de função quadrática em uma turma de primeira série do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio da instituição de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica localizada no sudeste goiano. Para isso, foi desenvolvido um estudo de caso de caráter qualitativo do tipo descritivo, com aplicação de uma sequência didática planejada a luz da perspectiva de Zabala (1998) e desenvolvida a partir da metodologia de modelagem matemática integrada ao uso do software GeoGebra, o qual adotou o mapeamento proposto por Biembengut e Hein (2013). A coleta de dados aconteceu por meio de observações, de relatórios orais e escritos no diário de bordo, nos mapas conceituais e no questionário, de acordo com a avaliação processual atribuída a proposta, sendo a análise dos dados coletados feita de acordo com a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados obtidos revelaram a importância em desafiar os alunos, proporcionando a eles ambientes de aprendizagem ativa que contribuam para a construção de novos conhecimentos. Além disso, houve contribuições ao que se referem à organização do espaço pedagógico, bem como na construção da linguagem matemática por meio da modelagem matemática integrada ao uso do software GeoGebra, revelando desenvolver a capacidade de argumentação, interação, problematização e investigação no aluno, de forma a valorizar à participação crítica e ativa diante situações da realidade. Assim, enfatiza-se que a modelagem matemática e o software GeoGebra podem ser uma potencial metodologia e um recurso alternativo para o ensino de matemática, uma vez que possibilita maior envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem.
Abstract: Teaching and learning mathematics are essential, since mathematical notions are in much of the activities developed in everyday life. However, the teaching processes of this discipline most of the time are centered on the transmission and reception of concepts, which are contrary to the learning objectives. With this, many students end up presenting difficulties in relation to the content, leaving the teacher to search for methodologies that create learning situations and arouse the interest of these students for critical, reflective and autonomous thinking. In this sense, based on the assumption of offering mathematics teachers a teaching proposal capable of promoting collaborative learning, interaction and learning through everyday situations for students, this study had the following investigative question: What are the possible contributions of the mathematical modeling methodology integrated to the GeoGebra software in teaching and learning the quadratic function in a first-grade class of the technical course in agriculture integrated to high school at a teaching institution specializing in Professional and Technological Education courses in the federal network of education in the state of Goiás? In order to analyze the possible contributions of the teaching methodology integrated mathematical modeling to the use of GeoGebra software in teaching and learning of quadratic function in a first grade class of the technical course in agriculture integrated to high school at the teaching institution of the Federal Education Network Professional, Scientific and Technological located in Southeast Goiás. For this, a qualitative descriptive case study was developed, with application of a didactic sequence planned in the light of Zabala's perspective (1998) and developed from the methodology of mathematical modeling integrated with the use of GeoGebra software, which adopted the mapping proposed by Biembengut and Hein (2013). Data collection took place through observations, oral and written reports in the logbook, concept maps and questionnaire, according to the procedural evaluation attributed to the proposal, and the analysis of the collected data was carried out according to the technique of content analysis by Bardin (2016). The results obtained revealed the importance of challenging students, providing them with active learning environments that contribute to the construction of new knowledge. In addition, there were contributions regarding the organization of the pedagogical space, as well as the construction of the mathematical language through mathematical modeling integrated with the use of the GeoGebra software, revealing to develop the student's capacity for argumentation, interaction, problematization and investigation, of in order to value critical and active participation in situations of reality. Thus, it is emphasized that mathematical modeling and GeoGebra software can be a potential methodology and an alternative resource for the teaching of mathematics, as it enables greater involvement of students in the learning process.
Keywords: Ensino de Matemática
Modelagem Matemática
Função Quadrática
Software GeoGebra
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2169
Issue Date: 30-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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