Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melatti Junior, Darsilvio Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6699879470235355pt_BR
dc.creatorCunha, Luciene Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1976554476938585pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-04T18:01:38Z-
dc.date.available2021-11-10-
dc.date.available2021-11-04T18:01:38Z-
dc.date.issued2021-10-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2167-
dc.description.abstractCurrently, the social isolation measures imposed on account of the COVID-19 pandemic in the national territory forced the closing of schools and prevented activities from being carried out through face-to-face teaching. Thus, the present study carried out an analysis of the academic work developed during the pandemic period, specifically the teaching of natural sciences, in the remote mode. The amount of productions on the subject was verified in order to qualitatively analyze these productions. We used the selection of scientific articles as a methodology to carry out a bibliographic research, taking into account not only the number of works, but also proposing an analysis of the collected material, seeking to understand how this period of pandemic influenced academic production. Searches for articles were carried out in several scientific repositories with the intention of finding a variety of works that made mention of remote teaching of natural sciences, exclusively in the period of the COVID-19 pandemic. The period chosen for the research was from March 2020 to July 2021. During the searches, 241 articles were found and, after defining the scope of the research, we selected 11 articles for a more specific analysis. The results show reports on the difficulties in teaching and learning in the teaching of natural sciences as well as the construction of new learning methodologies, especially with the advent of new technologies.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente as medidas de isolamento sociais impostas por conta da pandemia de COVID-19 no território nacional forçou o fechamento das escolas e impediu com que atividades fossem realizadas através do ensino presencial. Dessa forma, o presente estudo realizou uma análise acerca dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos durante o período de pandemia, especificamente ao ensino de ciências da natureza, na modalidade remota. Verificou-se a quantidade de produções sobre o tema de modo a analisar qualitativamente essas produções. Utilizamos a seleção de artigos científicos como metodologia para realizar uma pesquisa bibliográfica, levando em conta não só o número de trabalhos, mas também propondo uma análise sobre o material coletado, buscando o entendimento de como esse período de pandemia influenciou a produção acadêmica. As buscas por artigos foram realizadas em diversos repositórios científicos com a intenção de encontrar uma variedade de trabalhos que fizessem menção sobre o ensino remoto de ciências da natureza, exclusivamente no período da pandemia de COVID-19. O período escolhido para a pesquisa foi de março de 2020 a julho de 2021. Durante as buscas foram encontrados 241 artigos e, após definição do escopo da pesquisa, selecionamos 6 artigos para uma análise mais específica. Os resultados demonstram relatos sobre as dificuldades no ensino e na aprendizagem do ensino de ciências da natureza bem como a construção de novas metodologias de aprendizagem, principalmente com o advento de novas tecnologias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciene Ferreira da Cunha (luciene.cunha@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-11-04T15:39:10Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO LUCIENE 21-09 repositório.pdf: 1116840 bytes, checksum: 0d553170079ba9c5006f2681b08a7362 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-04T17:56:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO LUCIENE 21-09 repositório.pdf: 1116840 bytes, checksum: 0d553170079ba9c5006f2681b08a7362 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-04T18:01:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO LUCIENE 21-09 repositório.pdf: 1116840 bytes, checksum: 0d553170079ba9c5006f2681b08a7362 (MD5) Previous issue date: 2021-10-07en
dc.description.sponsorshipCapes/CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Campos Belospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEAD. Ciências da Natureza. COVID-19pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleENSINO REMOTO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZApt_BR
dc.title.alternativeRemote teaching in times of social isolation: an analysis of academic production in nature sciences teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Luciene Ferreira da Cunha Silva.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.