Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2147
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: GÊNEROS TEXTUAIS NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Ferreira, Bruna Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Ilma Célia de Paiva
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho resulta de ações desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica - subprojeto Pedagogia - e buscou desenvolver ações que contribuíssem para o processo de alfabetização e o letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, propusemos o trabalho com um projeto pedagógico que incluísse o gênero história em quadrinhos, contando com atividades que fornecessem diferentes estratégias para a leitura e escrita dos gêneros narrativos, atribuindo sentido e significado contextual para as diferentes situações de comunicação da criança, o que estimula não só a imaginação, mas também o pensamento reflexivo. Nesse movimento de ensino-aprendizagem, nosso trabalho pedagógico, estimulou os diferentes usos e formas da linguagem oral, aproximando o gênero história em quadrinhos da realidade cotidiana de fala, tornando-o um entretenimento que diverte e ensina a criança de forma lúdica, através conteúdos atrativos, que estimulam o raciocínio lógico e o pensamento crítico. Por conseguinte, entendemos o ensino como o estímulo da capacidade criadora do educando, dando importância a cotidianidade que permeia o dia a dia das crianças, de tal maneira que ao abordarmos a realidade concreta em que os sujeitos constroem os textos a partir da própria experiência social. Desse modo, a escola promove um espaço de interação do aluno com a realidade social com o objetivo de trazer à tona a infinidade de possibilidades de se trabalhar com os diferentes tipos de gêneros textuais.
Abstract: This work results from actions developed within the Pedagogical Residency Program - Pedagogy subproject - and sought to develop actions that would contribute to the literacy and literacy process in the early years of elementary school. For this, we proposed to work with a pedagogical project that includes the comic book genre, with activities that provide different strategies for reading and writing narrative genres, assigning sense and contextual meaning to the different communication situations of the child, which it stimulates not only imagination but also reflective thinking. In this teaching-learning movement, our pedagogical work encourages the different uses and forms of oral language, bringing the comic book genre closer to the everyday reality of speech, making it an entertainment that entertains and teaches the child in a playful way, through attractive content that encourages logical reasoning and critical thinking. Therefore, we understand teaching as the stimulus of the student's creative capacity, giving importance to the daily life that permeates the daily lives of children, in such a way that when we address the concrete reality in which the subjects constructed texts based on their own social experience. In this way, the school promotes a space for the student to interact with social reality in order to bring out the infinity of possibilities for working with different types of textual genres.
Keywords: História em quadrinho
Letramento
Gênero textual
Alfabetização
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2147
Issue Date: 5-Oct-2021
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc__ Bruna Lima.pdf3,22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.