Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2147
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: GÊNEROS TEXTUAIS NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Ferreira, Bruna Lima
Primeiro Orientador: Moura, Ilma Célia de Paiva
Resumo: O presente trabalho resulta de ações desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica - subprojeto Pedagogia - e buscou desenvolver ações que contribuíssem para o processo de alfabetização e o letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, propusemos o trabalho com um projeto pedagógico que incluísse o gênero história em quadrinhos, contando com atividades que fornecessem diferentes estratégias para a leitura e escrita dos gêneros narrativos, atribuindo sentido e significado contextual para as diferentes situações de comunicação da criança, o que estimula não só a imaginação, mas também o pensamento reflexivo. Nesse movimento de ensino-aprendizagem, nosso trabalho pedagógico, estimulou os diferentes usos e formas da linguagem oral, aproximando o gênero história em quadrinhos da realidade cotidiana de fala, tornando-o um entretenimento que diverte e ensina a criança de forma lúdica, através conteúdos atrativos, que estimulam o raciocínio lógico e o pensamento crítico. Por conseguinte, entendemos o ensino como o estímulo da capacidade criadora do educando, dando importância a cotidianidade que permeia o dia a dia das crianças, de tal maneira que ao abordarmos a realidade concreta em que os sujeitos constroem os textos a partir da própria experiência social. Desse modo, a escola promove um espaço de interação do aluno com a realidade social com o objetivo de trazer à tona a infinidade de possibilidades de se trabalhar com os diferentes tipos de gêneros textuais.
Abstract: This work results from actions developed within the Pedagogical Residency Program - Pedagogy subproject - and sought to develop actions that would contribute to the literacy and literacy process in the early years of elementary school. For this, we proposed to work with a pedagogical project that includes the comic book genre, with activities that provide different strategies for reading and writing narrative genres, assigning sense and contextual meaning to the different communication situations of the child, which it stimulates not only imagination but also reflective thinking. In this teaching-learning movement, our pedagogical work encourages the different uses and forms of oral language, bringing the comic book genre closer to the everyday reality of speech, making it an entertainment that entertains and teaches the child in a playful way, through attractive content that encourages logical reasoning and critical thinking. Therefore, we understand teaching as the stimulus of the student's creative capacity, giving importance to the daily life that permeates the daily lives of children, in such a way that when we address the concrete reality in which the subjects constructed texts based on their own social experience. In this way, the school promotes a space for the student to interact with social reality in order to bring out the infinity of possibilities for working with different types of textual genres.
Palavras-chave: História em quadrinho
Letramento
Gênero textual
Alfabetização
Área do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2147
Data do documento: 5-Out-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc__ Bruna Lima.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.