Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, José Carlos Moreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3304933426514766pt_BR
dc.creatorJunqueira, Adenilda Rodrigues da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9474975506673314pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-21T21:56:28Z-
dc.date.available2021-10-20-
dc.date.available2021-10-21T21:56:28Z-
dc.date.issued2021-10-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2145-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of an investigation carried out in the Graduate Program in Professional and Technological Education of the Goiano Federal Institute of Education, Science and Technology - Ceres Campus. The study sought to recall and apprehend the narratives of subjects from the Technical Course in Administration and the Qualification Course in Administration Assistant, both from the Program for Integration of Professional Education to High School, in the modality of Education for Youth and Adults (Proeja), highlighting the tensions, struggles and personal achievements glimpsed in their training itineraries, as working students who accessed this technical training. This is an investigation of a mixed nature, which involves elements of qualitative research and also addresses aspects of a quantitative nature. Data collection was carried out in an exploratory manner, to understand the general context of the course offered at Iporá Campus from 2011 to 2019. For this purpose, bibliographical and documental references were used that supported the theoretical and conceptual discussion: the world of work, memories, identities, oral history, among others. The research delimited as a target audience the subjects who graduated from this type of education, as well as managers/coordinators who worked in its implementation and consolidation, having established as a general objective to identify the social, political and institutional effectiveness of the Technical courses in Administration Integrated to High School and Qualification in Administration Integrated to High School, based on the memories and narratives of the subjects of Proeja. The specific objectives seek to understand the identity processes historically constructed by the subjects of Proeja; unveil possible changes in the conceptions of the world of work, employability and the social relationship as they are assimilated by the subjects of Proeja; to know the social, economic and cultural reality of Proeja students, suggesting a portrait/profile of the target audience of this training, contributing to the elaboration of any proposals of this nature in the institution. As a theoretical contribution to the reflections of this research, the discussion is supported by researchers such as Acássia Kuenzer, Dante Henrique Moura, Maria Margarida Machado, Marise Ramos, among others, to problematize the issues inherent to Youth and Adult Education, its subjects and peculiarities. As a result of the investigation, an educational product was prepared, in the form of a booklet, covering part of the narratives revealed by the participating subjects of the investigation, emphasizing the importance of the defense, implementation and consolidation of the policies which glimpse the education of young people and adults.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é o resultado de uma investigação realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres. O estudo buscou rememorar e apreender as narrativas de sujeitos do Curso Técnico em Administração e do Curso de Qualificação em Auxiliar de Administração, ambos do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), destacando as tensões, lutas e conquistas pessoais vislumbradas em seus itinerários formativos, enquanto alunos trabalhadores que acessaram essa formação técnica. Trata-se de uma investigação de natureza mista, que envolve elementos da pesquisa qualitativa e também aborda aspectos de cunho quantitativo. A coleta de dados foi realizada de forma exploratória, para a compreensão do contexto geral do curso ofertado no Campus Iporá no período de 2011 a 2019. Para tanto, recorreu-se a referências bibliográficas e documentais que sustentaram a discussão teórica e conceitual: mundo do trabalho, memórias, identidades, história oral, dentre outras. A pesquisa delimitou como público-alvo os sujeitos egressos dessa modalidade de ensino, além de gestores/coordenadores que atuaram em sua implementação e consolidação, tendo estabelecido como objetivo geral identificar a efetividade social, política e institucional dos cursos Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Qualificação em Administração Integrado ao Ensino Médio, a partir das memórias e narrativas dos sujeitos do Proeja. Os objetivos específicos buscam compreender os processos identitários construídos historicamente pelos sujeitos do Proeja; desvelar eventuais mudanças nas concepções de mundo do trabalho, empregabilidade e a relação social como são assimiladas pelos sujeitos do Proeja; conhecer a realidade social, econômica e cultural dos estudantes do Proeja, sugerindo um retrato/perfil do público-alvo dessa formação, contribuindo com a elaboração de eventuais propostas dessa natureza na instituição. Como aporte teórico para as reflexões dessa pesquisa, a discussão apoia-se em pesquisadores como Acássia Kuenzer, Dante Henrique Moura, Maria Margarida Machado, Marise Ramos, dentre outros, para problematização das questões inerentes à Educação de Jovens e Adultos, seus sujeitos e peculiaridades. Como desdobramento da investigação, foi elaborado um produto educacional, na forma de uma cartilha, contemplando parte das narrativas reveladas pelos sujeitos participantes da investigação, enfatizando a importância da defesa, implementação e consolidação das políticas que vislumbram a educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Adenilda Rodrigues da Silva Junqueira (20192043310017@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-20T23:49:41Z No. of bitstreams: 2 Memorial de Formação___Adenilda Junqueira.pdf: 5574082 bytes, checksum: b149b973788e96f5367e5a29d1cbc88e (MD5) Dissertação _ Junqueira.pdf: 2954280 bytes, checksum: ddb7658c6e46cdc2f7e6560f54f27d83 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-21T21:55:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Memorial de Formação___Adenilda Junqueira.pdf: 5574082 bytes, checksum: b149b973788e96f5367e5a29d1cbc88e (MD5) Dissertação _ Junqueira.pdf: 2954280 bytes, checksum: ddb7658c6e46cdc2f7e6560f54f27d83 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-21T21:56:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Memorial de Formação___Adenilda Junqueira.pdf: 5574082 bytes, checksum: b149b973788e96f5367e5a29d1cbc88e (MD5) Dissertação _ Junqueira.pdf: 2954280 bytes, checksum: ddb7658c6e46cdc2f7e6560f54f27d83 (MD5) Previous issue date: 2021-10-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNarrativas de egressos.pt_BR
dc.subjectMemórias.pt_BR
dc.subjectIdentidade.pt_BR
dc.subjectFormação integral.pt_BR
dc.subjectProejapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleMEMÓRIAS E NARRATIVAS DE SUJEITOS DO PROEJA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS IPORÁpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorial de Formação___Adenilda Junqueira.pdfCartilha/ Produto Educacional5,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertação _ Junqueira.pdftexto completo da dissertação2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons