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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2131
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Souza, Calixto Júnior de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2880328853795907 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Calixto Júnior de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2880328853795907 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7818909384569762 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Medeiros, Josiane Lopes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5692954911467875 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Leão, Jeanne Mesquita de Paula | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6790051559983366 | pt_BR |
dc.creator | Rezende, Laila Francielly | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5207272666166864 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-07T15:32:34Z | - |
dc.date.available | 2021-12-10 | - |
dc.date.available | 2021-10-07T15:32:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.citation | Rezende, Laila Francielly. O trabalho pedagógico e a inclusão escolar para crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA). Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano. Rio Verde, 2021. 20 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2131 | - |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to show an overview of autism, as well as to signal for the inclusion of the autistic stu-dent in regular schools, discussing misconceptions, such as that students with autism are in no way able to communicate or achieve progress intellectuals; seeking to explain the causes of the singular behavior of these people, and that inclusion is possible and should be carried out in a specialized way. Autism is characterized by difficulties in communication, socialization and repetitive or restricted behaviors. In general, it is characterized as a social problem independent of economic and cultural order. Autism Spectrum Disorder (ASD) is a challenge for the school community, for psychopedagogy and family members. The inclusion of children diagnosed with ASD in the school environment is necessary and must start from a conception of training teachers specialized in serving this public, as well as by establishing the necessary conditions for the development of the autistic sub-ject, which range from structural aspects of children with autism. educational institutions until the elaboration of specific public policies. ASD is a disorder that affects the areas of social interaction, communication / language and behavior, and may affect the child in a mild, moderate or severe manner. Currently the interventions used to promote the development and learning of this audience are: TEACCH, ABA and PECS. It is worth noting that autism is a complex disorder, so there is no isolated therapy or method that will meet the demands of the person with ASD. It is necessary to strengthen the bonds between family, school, caregivers and therapists so that, together, they can create a better intervention strategy for teaching skills aimed at improving the child's development. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é mostrar uma visão geral do autismo, bem como sinalizar para a inclusão do aluno autista em escolas regulares, discutindo concepções equivocadas, tais como a de que alunos com autismo são pessoas que não conseguem de forma alguma se comunicar ou alcançar progressos intelectuais; buscando explicar as causas do comportamento singular dessas pessoas, e que a inclusão é possível e deve ser realizada de forma especializada. O autismo é caracterizado por dificuldades na comunicação, socialização e por com-portamentos repetitivos ou restritos. Em geral, é caracterizado como problema social independente de ordem econômica e cultural. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um desafio para a comunidade escolar, para a psicopedagogia e familiares. A inclusão de crianças diagnosticadas com TEA no ambiente escolar se faz necessária e deve partir de uma concepção de formação de professores especializados no atendimento desse público, bem como por meio do estabelecimento das condições necessárias ao desenvolvimento do sujeito autista, que vão desde aspectos estruturais das instituições de ensino até a elaboração de políticas públicas específicas. O TEA é um transtorno que afeta as áreas de interação social, comunicação/linguagem e compor-tamento, podendo acometer a criança de forma leve, moderada ou severa. Atualmente as intervenções utiliza-das para promover o desenvolvimento e a aprendizagem desse público são: TEACCH, ABA e PECS. É válido destacar que o autismo é um transtorno complexo, portanto não existe uma terapia ou método isolado que atenderá as demandas da pessoa com TEA. É preciso fortalecer os vínculos entre família, escola, cuidadores e terapeutas para que deste modo, juntos possam criar uma melhor estratégia de intervenção para o ensino de habilidades que vise melhorar o desenvolvimento da criança. | pt_BR |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Rio Verde | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.references | AIRES, Anne Caroline Silva. Autismo: convívio escolar, um desafio para a educação. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6283>. Acesso em: 11/05/2021. ALMEIDA, A.J.F; FELIZARDO, S. Alunos com perturbações do espectro do autismo, interação com os pares e inclusão escolar: Percepções das crianças do 1º ciclo do ensino básico trabalho de projeto de Educação Especial. 2015. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM V. Tradução de Maria Inês Correa Nascimento et al; revisão técnica Aristides Volpato Cordiolo. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2014. ASSUMPÇÃO, F. B.; PIMENTEL, A. C. M. Autismo infantil. Revista Brasileira de Psiquiatria 2000;22(Supl I):37-9. São Paulo, 2017. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbp/v22s2/3795.pdf Acesso em 20 de dezembro de 2019. BALESTRO, J.I. et al. 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dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.subject | Educando | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O trabalho pedagógico e a inclusão escolar para crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical work and school inclusion for children with autism spectrum disorder (ASD) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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