Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Calixto Júnior de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2880328853795907pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Calixto Júnior de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2880328853795907pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7818909384569762pt_BR
dc.contributor.referee3Medeiros, Josiane Lopes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5692954911467875pt_BR
dc.contributor.referee4Leão, Jeanne Mesquita de Paula-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6790051559983366pt_BR
dc.creatorRezende, Laila Francielly-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5207272666166864pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-07T15:32:34Z-
dc.date.available2021-12-10-
dc.date.available2021-10-07T15:32:34Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.citationRezende, Laila Francielly. O trabalho pedagógico e a inclusão escolar para crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA). Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas. Instituto Federal Goiano. Rio Verde, 2021. 20 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2131-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to show an overview of autism, as well as to signal for the inclusion of the autistic stu-dent in regular schools, discussing misconceptions, such as that students with autism are in no way able to communicate or achieve progress intellectuals; seeking to explain the causes of the singular behavior of these people, and that inclusion is possible and should be carried out in a specialized way. Autism is characterized by difficulties in communication, socialization and repetitive or restricted behaviors. In general, it is characterized as a social problem independent of economic and cultural order. Autism Spectrum Disorder (ASD) is a challenge for the school community, for psychopedagogy and family members. The inclusion of children diagnosed with ASD in the school environment is necessary and must start from a conception of training teachers specialized in serving this public, as well as by establishing the necessary conditions for the development of the autistic sub-ject, which range from structural aspects of children with autism. educational institutions until the elaboration of specific public policies. ASD is a disorder that affects the areas of social interaction, communication / language and behavior, and may affect the child in a mild, moderate or severe manner. Currently the interventions used to promote the development and learning of this audience are: TEACCH, ABA and PECS. It is worth noting that autism is a complex disorder, so there is no isolated therapy or method that will meet the demands of the person with ASD. It is necessary to strengthen the bonds between family, school, caregivers and therapists so that, together, they can create a better intervention strategy for teaching skills aimed at improving the child's development.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é mostrar uma visão geral do autismo, bem como sinalizar para a inclusão do aluno autista em escolas regulares, discutindo concepções equivocadas, tais como a de que alunos com autismo são pessoas que não conseguem de forma alguma se comunicar ou alcançar progressos intelectuais; buscando explicar as causas do comportamento singular dessas pessoas, e que a inclusão é possível e deve ser realizada de forma especializada. O autismo é caracterizado por dificuldades na comunicação, socialização e por com-portamentos repetitivos ou restritos. Em geral, é caracterizado como problema social independente de ordem econômica e cultural. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um desafio para a comunidade escolar, para a psicopedagogia e familiares. A inclusão de crianças diagnosticadas com TEA no ambiente escolar se faz necessária e deve partir de uma concepção de formação de professores especializados no atendimento desse público, bem como por meio do estabelecimento das condições necessárias ao desenvolvimento do sujeito autista, que vão desde aspectos estruturais das instituições de ensino até a elaboração de políticas públicas específicas. O TEA é um transtorno que afeta as áreas de interação social, comunicação/linguagem e compor-tamento, podendo acometer a criança de forma leve, moderada ou severa. Atualmente as intervenções utiliza-das para promover o desenvolvimento e a aprendizagem desse público são: TEACCH, ABA e PECS. É válido destacar que o autismo é um transtorno complexo, portanto não existe uma terapia ou método isolado que atenderá as demandas da pessoa com TEA. É preciso fortalecer os vínculos entre família, escola, cuidadores e terapeutas para que deste modo, juntos possam criar uma melhor estratégia de intervenção para o ensino de habilidades que vise melhorar o desenvolvimento da criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-07T15:19:03Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Laila_Franciely_Rezende - .pdf: 453669 bytes, checksum: 3f4c9d295e9dc6cfb3cbe13333745da1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-07T15:20:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Laila_Franciely_Rezende - .pdf: 453669 bytes, checksum: 3f4c9d295e9dc6cfb3cbe13333745da1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-07T15:32:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Laila_Franciely_Rezende - .pdf: 453669 bytes, checksum: 3f4c9d295e9dc6cfb3cbe13333745da1 (MD5) Previous issue date: 2021-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesAIRES, Anne Caroline Silva. Autismo: convívio escolar, um desafio para a educação. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6283>. Acesso em: 11/05/2021. ALMEIDA, A.J.F; FELIZARDO, S. Alunos com perturbações do espectro do autismo, interação com os pares e inclusão escolar: Percepções das crianças do 1º ciclo do ensino básico trabalho de projeto de Educação Especial. 2015. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM V. Tradução de Maria Inês Correa Nascimento et al; revisão técnica Aristides Volpato Cordiolo. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2014. ASSUMPÇÃO, F. B.; PIMENTEL, A. C. M. Autismo infantil. Revista Brasileira de Psiquiatria 2000;22(Supl I):37-9. São Paulo, 2017. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbp/v22s2/3795.pdf Acesso em 20 de dezembro de 2019. BALESTRO, J.I. et al. Questionário sobre dificuldades comunicativas percebidas por pais de crianças do espectro do autismo. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 3, p. 279-286, 2012. BAPTISTA, Cláudio Roberto; BOSA Cleonice. Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2012. BENITEZ, P.; GOMES, M.; BONDIOLI, R. DOMENICONI, C. Mapeamento das estratégias inclusivas para estudantes com deficiência intelectual e autismo. Psicologia em Estudo, v. 22, n. 1, p. 81-93, 2017. BOSA, C.; CALLIAS, M. Autismo: breve revisão de diferentes abordagens. Psicol. Reflex. Crit. v. 13 n.1, Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. Acesso em 20 de dezembro de 2019. BURTET, K. S.; GODINHO, L. B. R. Envolvimento familiar na clínica do autismo. REVISTA CIPPUS – UNILASALLE, Canoas – RS, v. 7, n. 2, 2017. CANEDA, C. R. G; CHAVES, T. M. L. A percepção do professor e do tutor frente à inclusão da criança com autismo no ensino regular. Aletheia 46, p. 142 – 158, 2015. CUNHA, E. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 4. ed. Rio de Janeiro, 2012. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Brasília, 2011. Disponível em www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611. Acesso em: junho 2020. FACION, José Raimundo. Transtorno do Desenvolvimento e do comportamento. Curitiba: IBPEX. 2007. GLAT, R.; NOGUEIRA, M. L. de L. A formação de professores para a Educação Inclusiva. Revista Comunicações, Piracicaba: UNIMEP, p. 134-141, 2016. GOMES, A. N., SILVA, C. B. da. Software Educativo para Crianças Autistas de Nível Severo. In: 4º Congresso Internacional de Pesquisas em Design, 2007, Rio de Janeiro. Disponível em: www.anpedesign.org.br/artigos. Acesso em: 20 de dezembro de 2019. KANNER L. Autistic disturbances of affective contact. NervousChild. 1943. São Paulo: Papirus, 2015. KUPFER, M. C. M. Notas sobre o diagnóstico diferencial da psicose e do autismo na infância. Psicol. USP, vol. 11, n. 1, São Paulo, 2000. LAMPREIA, C. A perspectiva desenvolvimentista para a intervenção precoce no autismo. Estudos de Psicologia, 24(1), 105-114, 2007. LEBOYER, Marion. Autismo infantil: fatos e modelos. 5. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2015. LEON, Viviane Costa de. Práticas baseadas em experiências para aplicação do TEACCH nos Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: Memnon, 2016. LEON, Viviane Costa de; MORAES, Claudia. Portfólio de atividades para ensino estruturado do Autismo. São Paulo: Memnon, 2018. MARINHO, E. A. R.; MERKLE, V. L. B.; Um Olhar Sobre O Autismo E Sua Especificação. XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. 26 a 29 de Outubro de 2009. PUCPR. MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 5. ed. São Paulo. Cortez, 2009. MATSUMOTO, L. E.; CAMPOS, L. M. L. Favorecendo a cooperação entre crianças: relato de uma experiência. Revista Simbio-Logias, São Paulo, v. 1, no 1, p. 200-213, Mai., 2008. MELLO, Ana Maria Serrajordia de. Autismo: guia prático. 7. ed. São Paulo: Corde, 2011. NILSSON, I. Introdução a educação especial para pessoas com transtornos de espectro autístico e dificuldades semelhantes de aprendizagem. Congresso Nacional sobre a Síndrome de Autismo 2014. Disponível em: http://www.ama.org.br/download/Autismo-IntrodEducEspecial. Acesso em: 20 de dezembro de 2019. PAPIM, Angelo Antonio Puzipe; SANCHES, Kelly Gil. Autismo e Inclusão: levantamento das dificuldades encontradas pelo professor do atendimento educacional especializado em sua prática com crianças com autismo. 2013, 84 p. Monografia (Especialização) – Centro Universitário Católico Salesiano. PIMENTEL, A. G. L.; FERNANDES, F. D. M. A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo. Audiol Commun Res. 19(2): 171 – 178, 2014. PLETSCH, Márcia Denise. Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. Rio de Janeiro: Nau Edur, 2010. SANTOS, A. J.; LEMES, M. G. N. O espectro dos autismos e a psicose infantil: uma questão diagnóstica para a psicanálise. Rev. lationam. psicopatol. fundam., vol. 23, n. 2, São Paulo, 2020. UCHÔA, Yasmim Figueiredo. A criança autista na educação infantil: desafios e possibilidades na educação inclusiva. Paraíba: UEP, 2015. ZIRALDO. Autismo: uma realidade. São Paulo: Editora Megatério estúdio, 2013.pt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectEducandopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO trabalho pedagógico e a inclusão escolar para crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA)pt_BR
dc.title.alternativePedagogical work and school inclusion for children with autism spectrum disorder (ASD)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Laila_Franciely_Rezende - .pdf443,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.