Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2113
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO LIVRO DIDÁTICO – INVESTIGANDO A CONTRIBUIÇÃO DE ROSALIND FRANKLIN PARA O ENTENDIMENTO DA ESTRUTURA DO DNA |
Título(s) alternativo(s): | HISTORY OF SCIENCE IN THE TEACHING BOOK - INVESTIGATING ROSALIND FRANKLIN’S CONTRIBUTION TO UNDERSTANDING THE STRUCTURE OF DNA |
Autor(es): | Faria, Bianca Patrícia |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Gustavo Lopes |
Resumo: | Os Livros Didáticos (LD) são utilizados como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem e representam um instrumento capaz de apresentar a Ciência aos alunos por meio de uma abordagem histórica, quando construídos a partir dessa perspectiva. Por meio de um levantamento teórico e da análise de LD de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, objetiva-se conhecer e discutir sobre a ocorrência de uma abordagem que considere a História da Ciência (HC) ao se trabalhar com o conteúdo de ácidos nucléicos, mais especificamente, o destaque dado a Rosalind Franklin, cientista muito importante para formulação da estrutura do ácido desoxirribonucléico (DNA), “descoberta” que na maioria das vezes é atribuída apenas a Watson e Crick. |
Abstract: | Textbooks (LD) are used as a pedagogical tool in the teaching and learning process and represent an instrument capable of presenting Science to students through a historical approach, when constructed from this perspective. Through a theoretical survey and analysis of LD of Biology approved by the National Textbook Program (PNLD) 2018, the objective is to measure and discuss the occurrence of an approach that considers the History of Science (HC) when working with the content of nucleic acids, more specifically, the prominence given to Rosalind Franklin. A very important scientist for formulating the structure of deoxyribonucleic acid (DNA), a "discovery" that in most cases is attributed only to Watson and Crick. |
Palavras-chave: | History of Science; Science teaching; Rosalind Franklin; DNA structure; Women in Science. |
Área do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2113 |
Data do documento: | 14-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Art_esp_Bianca Patrícia de Faria.pdf | 5,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE_Bianca Patrícia de Faria.pdf | 459,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de Defesa_Bianca Patrícia de Faria.pdf | 185,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.