Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2113
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO LIVRO DIDÁTICO – INVESTIGANDO A CONTRIBUIÇÃO DE ROSALIND FRANKLIN PARA O ENTENDIMENTO DA ESTRUTURA DO DNA
Other Titles: HISTORY OF SCIENCE IN THE TEACHING BOOK - INVESTIGATING ROSALIND FRANKLIN’S CONTRIBUTION TO UNDERSTANDING THE STRUCTURE OF DNA
metadata.dc.creator: Faria, Bianca Patrícia
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Gustavo Lopes
metadata.dc.description.resumo: Os Livros Didáticos (LD) são utilizados como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem e representam um instrumento capaz de apresentar a Ciência aos alunos por meio de uma abordagem histórica, quando construídos a partir dessa perspectiva. Por meio de um levantamento teórico e da análise de LD de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, objetiva-se conhecer e discutir sobre a ocorrência de uma abordagem que considere a História da Ciência (HC) ao se trabalhar com o conteúdo de ácidos nucléicos, mais especificamente, o destaque dado a Rosalind Franklin, cientista muito importante para formulação da estrutura do ácido desoxirribonucléico (DNA), “descoberta” que na maioria das vezes é atribuída apenas a Watson e Crick.
Abstract: Textbooks (LD) are used as a pedagogical tool in the teaching and learning process and represent an instrument capable of presenting Science to students through a historical approach, when constructed from this perspective. Through a theoretical survey and analysis of LD of Biology approved by the National Textbook Program (PNLD) 2018, the objective is to measure and discuss the occurrence of an approach that considers the History of Science (HC) when working with the content of nucleic acids, more specifically, the prominence given to Rosalind Franklin. A very important scientist for formulating the structure of deoxyribonucleic acid (DNA), a "discovery" that in most cases is attributed only to Watson and Crick.
Keywords: History of Science; Science teaching; Rosalind Franklin; DNA structure; Women in Science.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2113
Issue Date: 14-Jun-2021
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Art_esp_Bianca Patrícia de Faria.pdf5,3 MBAdobe PDFView/Open
TCAE_Bianca Patrícia de Faria.pdf459,97 kBAdobe PDFView/Open
Ata de Defesa_Bianca Patrícia de Faria.pdf185,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.