Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2113
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO LIVRO DIDÁTICO – INVESTIGANDO A CONTRIBUIÇÃO DE ROSALIND FRANKLIN PARA O ENTENDIMENTO DA ESTRUTURA DO DNA
Título(s) alternativo(s): HISTORY OF SCIENCE IN THE TEACHING BOOK - INVESTIGATING ROSALIND FRANKLIN’S CONTRIBUTION TO UNDERSTANDING THE STRUCTURE OF DNA
Autor(es): Faria, Bianca Patrícia
Primeiro Orientador: Ferreira, Gustavo Lopes
Resumo: Os Livros Didáticos (LD) são utilizados como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem e representam um instrumento capaz de apresentar a Ciência aos alunos por meio de uma abordagem histórica, quando construídos a partir dessa perspectiva. Por meio de um levantamento teórico e da análise de LD de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, objetiva-se conhecer e discutir sobre a ocorrência de uma abordagem que considere a História da Ciência (HC) ao se trabalhar com o conteúdo de ácidos nucléicos, mais especificamente, o destaque dado a Rosalind Franklin, cientista muito importante para formulação da estrutura do ácido desoxirribonucléico (DNA), “descoberta” que na maioria das vezes é atribuída apenas a Watson e Crick.
Abstract: Textbooks (LD) are used as a pedagogical tool in the teaching and learning process and represent an instrument capable of presenting Science to students through a historical approach, when constructed from this perspective. Through a theoretical survey and analysis of LD of Biology approved by the National Textbook Program (PNLD) 2018, the objective is to measure and discuss the occurrence of an approach that considers the History of Science (HC) when working with the content of nucleic acids, more specifically, the prominence given to Rosalind Franklin. A very important scientist for formulating the structure of deoxyribonucleic acid (DNA), a "discovery" that in most cases is attributed only to Watson and Crick.
Palavras-chave: History of Science; Science teaching; Rosalind Franklin; DNA structure; Women in Science.
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2113
Data do documento: 14-Jun-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Art_esp_Bianca Patrícia de Faria.pdf5,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Bianca Patrícia de Faria.pdf459,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa_Bianca Patrícia de Faria.pdf185,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.