Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2111
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O LÚDICO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E QUÍMICA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DO ESTADO DE GOIÁS
Autor(es): Santos, Francielle
Primeiro Orientador: Ferreira, Gustavo
Primeiro Membro da Banca: Firmino, Simone
Segundo Membro da Banca: Andrade, Lucianne
Resumo: Neste trabalho apresentamos como tema a ludicidade na formação inicial com o objetivo de demonstrar a importância da formação lúdica para os professores de química e ciências. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa através de levantamento e leitura bibliográfica, trazendo como autor base Cardoso (2008 e 2013), e procedemos a análise das ementas dos cursos de Licenciatura em Química das IES federais de Goiás. Apresentamos o ano de criação de cada PPC, além do quantitativo de disciplinas presentes em cada um desses documentos, colocando em evidência e análise aqueles componentes curriculares que abordam o lúdico na ementa e/ou referências. Percebemos que nem todas as instituições de ensino tratam do lúdico nos cursos de Licenciatura em Química. As mais estruturadas é a da UFG - campus Samambaia e IFG - campus Anápolis, tendo como bibliografia comum, Soares (2013). Percebemos que o lúdico é trabalhado nas instituições em questão, porém é necessário um olhar mais aprofundado no ementário, para que o tema a venha ser mais estruturado e completo.
Abstract: In this paper we present the theme of playfulness in initial training, aiming to demonstrate the importance of playful training for teachers of chemistry and science. We developed a qualitative research through a survey and bibliographic reading, bringing as a base author Cardoso (2008 and 2013), and we proceeded to the analysis of the menus of the Undergraduate Chemistry courses of the federal HEIs of Goiás. We present the year of creation of each PPC, in addition to the number of subjects present in each of these documents, highlighting and analyzing those curricular components that address play in the menu and/or references. We noticed that not all educational institutions deal with play in the undergraduate courses in chemistry. The most structured ones are UFG - campus Samambaia and IFG - campus Anápolis, with Soares (2013) as the basic bibliography. We realize that the playfulness is worked in the institutions in question, but it is necessary a more investigative look at the menu, so that it can be more structured and complete.
Palavras-chave: lúdico, formação inicial docente, ensino de química, ensino de ciências
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2111
Data do documento: 27-Mai-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.