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Tipo: Dissertação
Título: A INSERÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(es): Pereira, Mônica Luciana da Silva
Primeiro Orientador: Barbosa, Mayara Lustosa de Oliveira
Primeiro Membro da Banca: Barbosa, Mayara Lustosa de Oliveira
Segundo Membro da Banca: Silveira, Ricardo Diógenes Dias
Terceiro Membro da Banca: Rodrigues, Rodrigo Soares Guimarães
Resumo: A presente pesquisa visa refletir e apresentar dados que demonstram a importância de uma formação de professores voltada para a Educação Inclusiva no contexto da Educação Básica em seus diversos níveis, inclusive na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Isso porque, tal formação precisa se atentar à diversidade em sala de aula e possibilitar aos educandos o pleno desenvolvimento pessoal e profissional, pautado na autonomia, criticidade e dignidade humana. Assim, a pesquisa traz para as discussões sobre formação de professores da Educação Básica, no contexto da e para a EPT, o foco na inclusão com o uso de Práticas Baseadas em Evidências - PBE, haja vista que essas estratégias, ainda pouco exploradas na área educacional brasileira, podem contribuir na melhoria do atendimento aos alunos com necessidades educacionais específicas (NEE), bem como possibilitar que as habilidades de cada educando sejam evidenciadas e melhor desenvolvidas. Para a obtenção dos resultados esta pesquisa utilizou-se de procedimentos metodológicos exploratórios-descritivos, além de enquadrar-se como pesquisa de aplicação prática e pesquisa-ação, utilizou-se de métodos mistos para levantamento dos dados, e como instrumento de coleta utilizou-se da aplicação de questionários para professores em formação em um curso de Licenciatura no Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaia. A pesquisa contou ainda com uma revisão sistemática de literatura utilizando-se da análise bibliométrica e da metassíntese qualitativa para análise das publicações na área da Educação Inclusiva e Especial. Como resultados, obteve-se uma extensa lista de publicações disponíveis na área de ensino voltado para a Educação Especial e para a Educação Inclusiva, porém percebeu-se grandes lacunas entre pesquisa e prática. Além desse resultado, observou-se por meio da aplicação de questionários direcionados aos professores em formação inicial, que há ainda muita defasagem quando se trata de atuar com o público da Educação Inclusiva e bem mais defasado são os resultados apresentados sobre o uso de PBE na formação de professores e na atuação destes em sala de aula. Entendendo que há ainda grandes lacunas entre as pesquisas e sua aplicação no contexto educacional, esse estudo demonstra a importância de se discutir, implementar e divulgar as PBE aplicadas à educação especial e/ou inclusiva que poderão subsidiar ações de eficiência e qualidade ao ensino para todos. Além disso, entende-se que, a formação e professores, em um cenário que a cada dia busca garantir os direitos de acesso e inclusão ao público com deficiência e/ou NEE, precisa se renovar e se adequar às exigências para oferecer ensino de qualidade a todos os públicos.
Abstract: This research aims to reflect and present data that demonstrate the importance of teacher training focused on Inclusive Education in the context of Basic Education at its various levels, including Professional and Technological Education (PTE). Such training needs to pay attention to diversity in the classroom and enable students' full personal and professional development, based on autonomy, critical thinking, and human dignity. Thus, the research brings to the discussions about teacher training in Basic Education, in the context of and for PTE, the focus on inclusion with the use of Evidence-Based Practices - EBS, given that these strategies, still little explored in the Brazilian educational area, can contribute to the improvement of care for students with Specific Educational Needs (SEN), as well as enable the skills of each student to be evidenced and better developed. To obtain the results, this research used exploratory-descriptive methodological procedures, as well as practical application research and action research. Mixed methods were used to collect data, and as a collection tool, questionnaires were applied to teachers in training in a degree course at the Federal Institute of Brasília, Samambaia Campus. The research also included a systematic literature review using bibliometric analysis and qualitative meta-synthesis to analyze the publications in Inclusive and Special Education. As a result, we obtained an extensive list of available publications in the area of teaching focused on Special Education and Inclusive Education, but we noticed great gaps between research and practice. In addition to this result, it was observed through the application of questionnaires directed to teachers in initial training that there are still many gaps when it comes to working with the Inclusive Education public, and much more lagging are the results presented on the use of EBPs in teacher training and their performance in the classroom. Understanding that there are still large gaps between research and its application in the educational context, this study demonstrates the importance of discussing, implementing, and disseminating the PBE applied to special education and/or inclusive education that can subsidize actions of efficiency and quality to education for all. Moreover, it is understood that teacher training, in a scenario that every day seeks to ensure the rights of access and inclusion to the public with disabilities and/or SEN, needs to renew and adapt to the requirements to offer quality education to all audiences.
Palavras-chave: Formação de Professores
Práticas Baseadas em Evidências
Educação Inclusiva
Educação Especial
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2109
Data do documento: 27-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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