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dc.creatorSilveria, Suleny Maria-
dc.creatorFelício, Cinthia Maria-
dc.date.accessioned2021-09-15T16:34:45Z-
dc.date.available2021-09-15T16:34:45Z-
dc.date.issued2019-12-15-
dc.citation.issue3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2092-
dc.description.abstractThis work aims to reflect on the possible relationships between time education and high school technological professional education (EPT). Conceived in light of Marxist theory what is sought is to analyze how the proposal of full-time high school education has intersections with the technological professional (EPT) and try to identify possibilities that may support the role of the teacher in schools. The basis of research on integrated education of integrated time was based on the assumptions of new time/spaces and educational opportunities for in addition to the classroom, school, in the perspective of developing all dimensions of the student. In according to Ciavatta (2008), the terms of integrated training, polytechnic training and education technological, seek to understand the demands of the world of work anchored by science and technology as productive forces, builders of values, sources of wealth. However, the genesis of capitalism, makes the productive forces generate exclusion, underemployment, loss of bonds communities and identity itself. The methodological approach used in this work was the bibliographical survey which contributed to the reflection on integral and autonomous training and how these principles can make significant contributions to full development and omnilateral form of the student, enabling the teacher to develop educational practices that can working on all dimensions of knowledge, humanizing educational relationships and forming values ​​and attitudes committed to a plural society.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo fazer reflexões sobre as possíveis relações entre a educação de tempo integral e a educação profissional tecnológica (EPT) de nível médio. Concebida à luz da teoria marxista o que se busca é analisar como a proposta da educação de tempo integral nível médio possui interesecções com a profissional tecnológica (EPT) e tentar identificar possibilidades que possam fundamentar a atuação do professor nas escolas. A base da investigação sobre a educação integrada de tempo integrada balizou-se nos pressupostos de novos tempo /espaços e oportunidades educativas para além da sala de aula, escola, na perspectiva de desenvolvimento de todas as dimensões do educando. De acordo com a Ciavatta (2008), os termos de formação integrada, formação politécnica e educação tecnológica, buscam compreender as exigências do mundo do trabalho ancorados pela ciência e tecnologia como forças produtivas, construtoras de valores, fontes da riqueza. No entanto, a gênese do capitalismo, faz com que as forças produtivas gerem exclusão, subemprego, perda de vínculos comunitários e da própria identidade. O percurso metodológico utilizado neste presente trabalho foi o levantamento bibliográfico o que contribuiu para a reflexão acerca da formação integral e autônoma e como estes princípios podem trazer contribuições significativas para o desenvolvimento pleno e de forma omnilateral do educando, possibilitando ao professor desenvolver práticas educativas que possam trabalhar todas as dimensões do conhecimento, humanizar as relações educacionais e formar valores e atitudes comprometidas com uma sociedade plural.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2021-09-15T16:31:35Z No. of bitstreams: 2 Suleny Silveira - apresentação.pdf: 523789 bytes, checksum: 97dda7784f89572b66ff074f7d173063 (MD5) Suleny Silveira - Resumoexpandido.pdf: 690835 bytes, checksum: 444488a9d922ac48a34c5f9419fc91ef (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-15T16:34:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Suleny Silveira - apresentação.pdf: 523789 bytes, checksum: 97dda7784f89572b66ff074f7d173063 (MD5) Suleny Silveira - Resumoexpandido.pdf: 690835 bytes, checksum: 444488a9d922ac48a34c5f9419fc91ef (MD5) Previous issue date: 2019-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofSEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola de Tempo Integralpt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectEducação Omnilateralpt_BR
dc.subjectFormação Integralpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.titleREFLEXÕES SOBRE OS PRINCIPIO DA FORMAÇÃO INTEGRADA E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRALpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
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