Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pacheco, Eduardo José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6651272083103460pt_BR
dc.creatorBorges, Aldo Aristidis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2848879461129256pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-08T00:40:13Z-
dc.date.available2021-08-01-
dc.date.available2021-09-08T00:40:13Z-
dc.date.issued2021-08-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2081-
dc.description.abstractThis study aims to verify if the National Strategy for Financial Education (ENEF, in Portuguese), created with the goal of inserting concepts related to money management and personal finances in the curriculum of the Brazilian schools constitutes itself as a public policy for education or just as an isolated and disjointed initiative. For this purpose, besides seeking to understand the contexts of financial education in Brazil, it presents concepts of public policies and analyze the introduced information by comparing the history and goals of this Strategy. Bibliographic and documentary methodologies were chosen to carry out this research, which had Leonardo Secchi (2015) as the main theoretical basis used. It was concluded that ENEF fits into almost all stages of the public policy cycle presented by Secchi, as well as it is articulated with other governmental agencies, entities and actions, such as the Base Nacional Comum Curricular (Common Core Curriculum), which establishes financial education teaching on elementary, secondary and high school education as a crosswise theme. Therefore, it was concluded that ENEF is a public policy for education, with great potential for social and economic contribution if its actions are widely and correctly used. Key words: Financial Education. Public Policy. ENEF.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem o objetivo de verificar se a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), criada com o intuito de inserir conceitos ligados à gestão do dinheiro e às finanças pessoais no currículo das escolas brasileiras, se constitui como uma política pública para a educação, ou apenas como uma iniciativa isolada e desarticulada. Para isso, além de procurar entender os contextos da educação financeira no Brasil, apresentamos conceitos de políticas públicas e analisamos essas informações confrontando o histórico e os objetivos dessa Estratégia. As metodologias bibliográfica e documental foram utilizadas para a realização desta pesquisa, sendo Leonardo Secchi (2015), a principal base teórica utilizada acerca das políticas públicas. Chegou-se à conclusão de que a ENEF se encaixa em quase todos as etapas do ciclo de políticas públicas apresentado por Secchi, bem como está articulada com outros órgãos, entidades e ações, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece o ensino de educação financeira na educação básica como tema transversal. Concluiu-se, portanto, que a ENEF se constitui como política pública para a educação, tendo grande potencial de contribuição social e à economia caso suas ações sejam ampla e corretamente utilizadas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aldo Aristidis Borges (aldo.aristidis@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-09-08T00:27:22Z No. of bitstreams: 1 ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA_ALDO ARISTIDIS BORGES.pdf: 1102941 bytes, checksum: 4188e1fa477e8c617dd15bbf7e64e2f7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-09-08T00:30:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA_ALDO ARISTIDIS BORGES.pdf: 1102941 bytes, checksum: 4188e1fa477e8c617dd15bbf7e64e2f7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-08T00:40:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA_ALDO ARISTIDIS BORGES.pdf: 1102941 bytes, checksum: 4188e1fa477e8c617dd15bbf7e64e2f7 (MD5) Previous issue date: 2021-08-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Financeira. Políticas Públicas. ENEFpt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectPolítica Pública da Educacionalpt_BR
dc.subjectPolítica Pública da Educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.title.alternativeEstratégia Nacional de Educação Financeirapt_BR
dc.title.alternativePolítica Pública da Educação Básicapt_BR
dc.title.alternativeEducação Financeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons