Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.contributor.referee1Gargioni, Ana Alice dos Passos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9028996995085834pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Jaqueline Ferreira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9985421788761733pt_BR
dc.creatorGuimarães, Giselle Aparecida Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4281556750952102pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-31T00:23:03Z-
dc.date.available2021-08-24-
dc.date.available2021-08-31T00:23:03Z-
dc.date.issued2021-06-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2062-
dc.description.abstractThe following article has as its theme the difficulties that students present to enter higher education, pointing out the main challenges and some possibilities for improvement. Our goal is to understand the challenges and possibilities of teachers to minimize such difficulties. To do this, we propose an investigation developed from a review of the literature on the subject, with a qualitative approach and an interpretive approach, supported by authors who investigate the subject, among them Masola; Vieira (2016), Elias; Savioli (2013), Masola; Allevato (2015). We conclude that Basic Education exerts a fundamental influence for students to reach Higher Education by performing basic calculations and for this, teacher training is essential.pt_BR
dc.description.resumoO artigo a seguir tem como tema as dificuldades apresentadas pelos alunos ingressantes no ensino superior, apontando os principais desafios e algumas possibilidades para que estes sejam superados. Temos como objetivo entender quais são os desafios e possibilidades dos professores para minimizar tais dificuldades. Para tal, propomos uma pesquisa desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema, com abordagem qualitativa e enfoque interpretativista, a sustentada em autores que pesquisam sobre o tema, entre eles Masola e Vieira (2016), Elias e Savioli (2013), Masola e Allevato (2015). Concluímos que a Educação Básica exerce influência primordial para que os alunos cheguem ao Ensino Superior efetuando cálculos básicos e para tal, a formação de professores se faz essencial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Giselle Aparecida Ribeiro Guimarães (2019212301630378@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-25T22:46:44Z No. of bitstreams: 1 Artigo giselle .pdf: 690124 bytes, checksum: cb73ba8769335ccda011c9730ab2cfd4 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Giselle, Informamos que sua submissão foi rejeitada paraajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) ea ata de defesa não foram anexados à submissão.Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitasno Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, apublicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo deAutorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf   O(s) autor(es)devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formatoPDF dessa versão, com as devidas comprovaçõessolicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas naseguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica(verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho.  Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados,nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada,você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentossolicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriaisde como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2021-08-26T00:02:39Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Giselle Aparecida Ribeiro Guimarães (2019212301630378@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-30T18:10:29Z No. of bitstreams: 1 Artigo FINAL.pdf: 1268382 bytes, checksum: ae130e3a6934dae1457dcad60a1134c4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-31T00:20:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo FINAL.pdf: 1268382 bytes, checksum: ae130e3a6934dae1457dcad60a1134c4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Poliana Ribeiro Dourado (poliana.ribeiro@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-31T00:22:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo FINAL.pdf: 1268382 bytes, checksum: ae130e3a6934dae1457dcad60a1134c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-31T00:23:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo FINAL.pdf: 1268382 bytes, checksum: ae130e3a6934dae1457dcad60a1134c4 (MD5) Previous issue date: 2021-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, R. A. S.; BORTOLOTI, R. D'A. M. Analisando possíveis erros de geometria a partir das resoluções dos alunos do 6º semestre do curso de licenciatura em matemática da Uneb Campus Alagoinhas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CULTURA E DIVERSIDADE, 10, 2010, Salvador/BA. Anais... 2010. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. _______, Lei n° 10861, de 14 de abril de 2014. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e da outras providencias. _______, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). BREUNIG, R. T.; NEHRING, C. M. A passagem da matemática da educação básica para o ensino superior: concepção inicial de função por alunos de cálculo. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Retrospectivas e Perspectivas, 10., 2013, Curitiba/PR. Anais... 2013. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2019. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2019. LAKATOS, Eva M.; Marconi, Marina de A. Fundamentos de Metodologia Cientifica. Ed. São Paulo: Atlas, 2017. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 13.ed. São Paulo: Cortez, 2002. MASOLA, Wilson de Jesus; VIEIRA, Gilberto; ALLEVATO, Norma S. G.; INGRESSANTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SUAS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS PUBLICADAS NOS ANAIS DOS X E XI ENEMs. In: Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, São Paulo – SP, 13 a 16 de julho de 2016. NETO, Filinto Jorge Eisenbach; CAMPOS, Gabriela Ribeiro de. O IMPACTO DO NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. In: IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. (2017). SIRSSE. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24420_12521.pdf com acesso em 19/02/2021. Ramos, Taurino Costa. A importância da Matemática na vida cotidiana dos alunos do Ensino Fundamental II. In: Cairu em Revista. 2017, Ano 06, n° 09. Disponível em: https://cairu.br/revista/arquivos/artigos/20171/11_IMPORTANCIA_MATEMATICA.pdf , com acesso em 20/02/2021. RIBEIRO, I. C.; BORTOLOTI, R. D’A. M. Análise combinatória: o que o teste padrão nos informa a partir das respostas de estudantes veteranos da Uneb/Alagoinhas – Ba. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CULTURA E DIVERSIDADE, 10., 2010, Salvador/BA. Anais... 2010. VOLPATO, Gilson Luiz. Como Escrever um artigo Cientifico, 2007. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, vol. 4, p.97-115, 2007.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDificuldades Matemáticas. Ensino Superior. Desafios. Possibilidadespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDIFICULDADES MATEMÁTICAS APONTADAS NO INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo FINAL.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.