Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Júlio César Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1244147756598692pt_BR
dc.creatorSantos, Jéssica de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3002829416613623pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-13T14:23:04Z-
dc.date.available2021-08-16-
dc.date.available2021-08-13T14:23:04Z-
dc.date.issued2021-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2023-
dc.description.abstractThis study aims to analyze how Digital Technologies (DT), in the teaching of Mathematics, have been considered in the initial training of teachers. This is a bibliographic research, whose analysis was inspired by the Textual Discursive Analysis (ATD). The corpus of the research is composed of texts published at the National Meeting of Mathematics Education (ENEM) in 2019. Theoretically, we use some notions of a pragmatics of language, designed from the work of Wittgenstein in its mature phase and its commentators. From the analyses, we saw that, in initial teacher education, the construction of a language game is done through rules: (i) technical-didactic-pedagogical knowledge, (ii) experience, exploration and interaction with DT and (iii) critical and reflective training. Such rules are not just words, but involve actions that the teacher needs to follow to use the DTs in their classes.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo analisar como as Tecnologias Digitais (TD), no ensino da matemática, têm sido pensadas na formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja a análise feita foi inspirada na Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus da pesquisa é composto por textos publicados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) de 2019. Teoricamente, utilizamos algumas noções de uma pragmática da linguagem, pensada a partir da obra do Wittgenstein em sua fase madura e seus comentadores. A partir das análises, vimos que, na formação inicial de professores, a construção de um jogo de linguagem se faz por meio de regras: (i) conhecimento técnico-didático-pedagógico, (ii) vivência, exploração e interação com a TD e (iii) formação crítica e reflexiva. Tais regras não se constituem apenas de palavras, mas envolvem ações nas quais o professor precisa seguir para utilizar as TD em suas aulas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jéssica de Lima Santos (2019212301630297@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-12T23:09:44Z No. of bitstreams: 3 artigo_Jéssica de Lima Santos.pdf: 168635 bytes, checksum: 2cb60bf5d9f6841c0d76b69cd83fe022 (MD5) Ata de defesa.pdf: 73330 bytes, checksum: b1543613e0ffe9abfadccf9bdb14b0a0 (MD5) termo.pdf: 205308 bytes, checksum: 53506b1abc45c72dc2cd6d2d405f6d73 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada JÉSSICA, Informamos que sua submissão foi rejeitada pelo seguinte motivo: Você cadastrou seu trabalho acadêmcio na coleção errada. A coleção correta é ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR. Como esse cadastro requer alterações e que não conseguimos realizar aqui, solicito que você exclua a tual versão da sua submissão e  refaça colocando na coleção correta. Sobre a forma do trabalho, no seu caso é TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO e não "artigo de periódico" como você inseriu. Esta opção vale somente para quem já publicou seu artigo em uma revista científica, o que não parece ser o caso. on 2021-08-13T01:18:42Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Jéssica de Lima Santos (2019212301630297@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-13T10:56:27Z No. of bitstreams: 3 artigo_Jéssica de Lima Santos.pdf: 168635 bytes, checksum: 2cb60bf5d9f6841c0d76b69cd83fe022 (MD5) Ata de defesa.pdf: 73330 bytes, checksum: b1543613e0ffe9abfadccf9bdb14b0a0 (MD5) termo.pdf: 205308 bytes, checksum: 53506b1abc45c72dc2cd6d2d405f6d73 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-13T14:21:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 artigo_Jéssica de Lima Santos.pdf: 168635 bytes, checksum: 2cb60bf5d9f6841c0d76b69cd83fe022 (MD5) Ata de defesa.pdf: 73330 bytes, checksum: b1543613e0ffe9abfadccf9bdb14b0a0 (MD5) termo.pdf: 205308 bytes, checksum: 53506b1abc45c72dc2cd6d2d405f6d73 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-13T14:23:04Z (GMT). No. of bitstreams: 3 artigo_Jéssica de Lima Santos.pdf: 168635 bytes, checksum: 2cb60bf5d9f6841c0d76b69cd83fe022 (MD5) Ata de defesa.pdf: 73330 bytes, checksum: b1543613e0ffe9abfadccf9bdb14b0a0 (MD5) termo.pdf: 205308 bytes, checksum: 53506b1abc45c72dc2cd6d2d405f6d73 (MD5) Previous issue date: 2021-08-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Inicial de Professores de Matemática, Tecnologias Digitais, Jogo de Linguagem.pt_BR
dc.subjectInitial Mathematics Teacher Training, Digital Technologies, Language Game.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTECNOLOGIAS DIGITAIS COMO UM JOGO DE LINGUAGEM CONSTITUÍDO A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICApt_BR
dc.title.alternativeDIGITAL TECHNOLOGIES AS A LANGUAGE GAME CONSTITUTED FROM THE INITIAL FORMATION OF THE MATHEMATICS TEACHERpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_ep_Jéssica de Lima Santos.pdf164,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Jéssica de Lima Santos.pdf71,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Jéssica de Lima Santos.pdf200,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.