Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2023
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Júlio César Gomes de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1244147756598692 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Jéssica de Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3002829416613623 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T14:23:04Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16 | - |
dc.date.available | 2021-08-13T14:23:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2023 | - |
dc.description.abstract | This study aims to analyze how Digital Technologies (DT), in the teaching of Mathematics, have been considered in the initial training of teachers. This is a bibliographic research, whose analysis was inspired by the Textual Discursive Analysis (ATD). The corpus of the research is composed of texts published at the National Meeting of Mathematics Education (ENEM) in 2019. Theoretically, we use some notions of a pragmatics of language, designed from the work of Wittgenstein in its mature phase and its commentators. From the analyses, we saw that, in initial teacher education, the construction of a language game is done through rules: (i) technical-didactic-pedagogical knowledge, (ii) experience, exploration and interaction with DT and (iii) critical and reflective training. Such rules are not just words, but involve actions that the teacher needs to follow to use the DTs in their classes. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo analisar como as Tecnologias Digitais (TD), no ensino da matemática, têm sido pensadas na formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja a análise feita foi inspirada na Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus da pesquisa é composto por textos publicados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) de 2019. Teoricamente, utilizamos algumas noções de uma pragmática da linguagem, pensada a partir da obra do Wittgenstein em sua fase madura e seus comentadores. A partir das análises, vimos que, na formação inicial de professores, a construção de um jogo de linguagem se faz por meio de regras: (i) conhecimento técnico-didático-pedagógico, (ii) vivência, exploração e interação com a TD e (iii) formação crítica e reflexiva. Tais regras não se constituem apenas de palavras, mas envolvem ações nas quais o professor precisa seguir para utilizar as TD em suas aulas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jéssica de Lima Santos (2019212301630297@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-12T23:09:44Z No. of bitstreams: 3 artigo_Jéssica de Lima Santos.pdf: 168635 bytes, checksum: 2cb60bf5d9f6841c0d76b69cd83fe022 (MD5) Ata de defesa.pdf: 73330 bytes, checksum: b1543613e0ffe9abfadccf9bdb14b0a0 (MD5) termo.pdf: 205308 bytes, checksum: 53506b1abc45c72dc2cd6d2d405f6d73 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada JÉSSICA, Informamos que sua submissão foi rejeitada pelo seguinte motivo: Você cadastrou seu trabalho acadêmcio na coleção errada. A coleção correta é ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR. Como esse cadastro requer alterações e que não conseguimos realizar aqui, solicito que você exclua a tual versão da sua submissão e refaça colocando na coleção correta. Sobre a forma do trabalho, no seu caso é TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO e não "artigo de periódico" como você inseriu. Esta opção vale somente para quem já publicou seu artigo em uma revista científica, o que não parece ser o caso. on 2021-08-13T01:18:42Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Jéssica de Lima Santos (2019212301630297@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-13T10:56:27Z No. of bitstreams: 3 artigo_Jéssica de Lima Santos.pdf: 168635 bytes, checksum: 2cb60bf5d9f6841c0d76b69cd83fe022 (MD5) Ata de defesa.pdf: 73330 bytes, checksum: b1543613e0ffe9abfadccf9bdb14b0a0 (MD5) termo.pdf: 205308 bytes, checksum: 53506b1abc45c72dc2cd6d2d405f6d73 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-13T14:21:40Z (GMT) No. of bitstreams: 3 artigo_Jéssica de Lima Santos.pdf: 168635 bytes, checksum: 2cb60bf5d9f6841c0d76b69cd83fe022 (MD5) Ata de defesa.pdf: 73330 bytes, checksum: b1543613e0ffe9abfadccf9bdb14b0a0 (MD5) termo.pdf: 205308 bytes, checksum: 53506b1abc45c72dc2cd6d2d405f6d73 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-13T14:23:04Z (GMT). No. of bitstreams: 3 artigo_Jéssica de Lima Santos.pdf: 168635 bytes, checksum: 2cb60bf5d9f6841c0d76b69cd83fe022 (MD5) Ata de defesa.pdf: 73330 bytes, checksum: b1543613e0ffe9abfadccf9bdb14b0a0 (MD5) termo.pdf: 205308 bytes, checksum: 53506b1abc45c72dc2cd6d2d405f6d73 (MD5) Previous issue date: 2021-08-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ipameri | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial de Professores de Matemática, Tecnologias Digitais, Jogo de Linguagem. | pt_BR |
dc.subject | Initial Mathematics Teacher Training, Digital Technologies, Language Game. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO UM JOGO DE LINGUAGEM CONSTITUÍDO A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.title.alternative | DIGITAL TECHNOLOGIES AS A LANGUAGE GAME CONSTITUTED FROM THE INITIAL FORMATION OF THE MATHEMATICS TEACHER | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência do Ensino Superior |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo_ep_Jéssica de Lima Santos.pdf | 164,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Jéssica de Lima Santos.pdf | 71,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE_Jéssica de Lima Santos.pdf | 200,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.