Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Júlio César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8909334567319212pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Fernando Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9242213138330605pt_BR
dc.contributor.referee2Paixão, Crícia Zilda Felício-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5037264519448671pt_BR
dc.contributor.referee3Felício, Cinthia Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9383981224780622pt_BR
dc.creatorMartins, Jordana Vilela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3234446161910127pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-12T14:15:38Z-
dc.date.available2021-08-12T14:15:38Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2010-
dc.description.abstractBased on the investigation about how the computational thinking as an active teaching methodology for the introduction to computational logic contributes to the students integral formation in a class of technical education in computer science integrated to high school on a campus of the Federal Institute in the interior of the state of Goiás, this research proposed to identify how a didactic sequence based on computational thinking can suit as an active teaching methodology of introduction to computational logic and its possible contributions with the integral formation of students of a class of technical education of computer science integrated to high school in a federal institution of education in the interior of Goiás state. We opted for research with a qualitative approach, exploratory objective and action research procedure to evaluate the results of that didactic sequence as an educational product that started with methodologically active problem solving activities and ended with the application of an academic instrument. The results of the research were achieved through statistical descriptions and content analysis and indicated that computational thinking as an active methodology for teaching an introduction to computational logic contributes to integral education, by promoting, among students, the appropriation of the processes of decomposition, abstraction, and pattern recognition. The results also indicated, in a context of integral formation, the potential of the methodology to promote a more human and egalitarian education by reducing eventual differences in knowledge and performance among students.pt_BR
dc.description.resumoA partir da investigação de como o pensamento computacional como metodologia ativa de ensino de introdução à lógica computacional contribui com a formação integral dos estudantes de uma turma de ensino técnico de informática integrado ao médio em um campus do Instituto Federal no interior do estado de Goiás, esta pesquisa propôs identificar como uma sequência didática baseada no pensamento computacional pode servir como metodologia ativa de ensino de introdução à lógica computacional e suas possíveis contribuições com a formação integral dos estudantes de uma turma de ensino técnico de informática integrado ao médio em uma instituição federal de ensino no interior de Goiás. Optou-se pela pesquisa com abordagem qualitativa, objetivo exploratório e procedimento de pesquisa-ação para avaliar os resultados da referida sequência didática como produto educacional que foi iniciada com atividades metodologicamente ativas de resolução de problemas e finalizada com a aplicação de instrumento de avaliação. Os resultados da pesquisa foram alcançados mediante descrições estatísticas e análises de conteúdo e indicaram que o pensamento computacional como metodologia ativa de ensino de introdução à lógica computacional contribui na formação integral, ao fomentar, junto aos estudantes, a apropriação dos processos de decomposição, abstração e reconhecimento de padrões. Os resultados indicaram também, num contexto de formação integral, o potencial da metodologia em promover uma educação mais humana e igualitária por meio da redução de eventuais diferenças de conhecimento e desempenho entre os estudantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordana Vilela Martins (jordana.vilela@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-08-12T00:51:19Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Jordana Viela Martins.pdf: 10542460 bytes, checksum: f10eb5ac50c441ab2975fbc0c8f8eacb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-08-12T14:13:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Jordana Viela Martins.pdf: 10542460 bytes, checksum: f10eb5ac50c441ab2975fbc0c8f8eacb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-12T14:15:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Jordana Viela Martins.pdf: 10542460 bytes, checksum: f10eb5ac50c441ab2975fbc0c8f8eacb (MD5) Previous issue date: 2021-05-27en
dc.description.sponsorshipCapes/CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectProgramação por blocospt_BR
dc.subjectPlataforma Code.orgpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMETODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO INTEGRADO: PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE LÓGICA COMPUTACIONALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Jordana Viela Martins.pdf10,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons