Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaula, Gessé Cruz de-
dc.date.accessioned2021-07-30T16:59:37Z-
dc.date.available2021-07-30-
dc.date.available2021-07-30T16:59:37Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1972-
dc.description.abstractThe importance of working with genders has been discussed for a long time. textual in Portuguese language classes. However, it is observed that, despite to understand the importance of this type of work, in practice it is not so easily understood. Given the above, this article emerged from need to verify how activities with textual genres help in the construction of an orientation base for the effective elaboration of a text in a given genre, in this case, comic books (comics). In this sense, the present work aims to show the importance of textual genre, as an object of study, in the daily practice of teaching and learning Portuguese language. The methodology adopted is from the research bibliographic with a qualitative approach, having as theoretical references the studies by Bakthin (2016), Dionísio (2006; 2011; 2013), Koch and Elias (2015), Marcuschi (2003; 2008), Ramos (2007), among others. As a source of investigation, books and articles dealing with the object of this study. From the analysis performed, it was understood that working with textual genres is significant for the teaching-learning process of mother tongue, as it enables the student to develop their reading competence, textual production and orality. Keywords: Textual genres. Textual Types. Multimodality. Sequence didacticpt_BR
dc.description.resumoHá muito tempo se vem discutindo a importância do trabalho com gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa. Entretanto, observa-se que, apesar de se compreender a importância desse tipo de trabalho, na prática ele não é tão facilmente compreendido. Diante do exposto, este artigo surgiu da necessidade de verificar de que maneira as atividades com gêneros textuais auxiliam na construção de uma base de orientação para a efetiva elaboração de um texto em dado gênero, no caso, as histórias em quadrinhos (HQs). Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância do gênero textual, enquanto objeto de estudo, na prática cotidiana do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. A metodologia adotada é da pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, tendo como referenciais teóricos os estudos de Bakthin (2016), Dionísio (2006; 2011; 2013), Koch e Elias (2015), Marcuschi (2003; 2008), Ramos (2007), entre outros. Como fonte de investigação, foram utilizados livros e artigos que tratavam do objeto deste estudo. A partir da análise realizada, compreendeu-se que o trabalho com gêneros textuais é significativo para o processo de ensino-aprendizagem de língua materna, pois possibilita ao estudante o desenvolvimento de sua competência leitora, de produção textual e oralidade. Palavras-chave: Gêneros textuais. Tipos textuais. Multimodalidade. Sequência didáticapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gesse Cruz de Paula (2019212301630025@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-30T16:47:33Z No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 885742 bytes, checksum: 05b943798297815f95233a48c6cb564c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-30T16:53:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 885742 bytes, checksum: 05b943798297815f95233a48c6cb564c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-30T16:59:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 885742 bytes, checksum: 05b943798297815f95233a48c6cb564c (MD5) Previous issue date: 2021-07-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofOs gêneros textuais como estratégia de ensino aprendizado de língua maternapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua materna. Gêneros textuais. Tipos textuais. Multimodalidadept_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZADO DE LÍNGUA MATERNApt_BR
dc.title.alternativeTextual genres as a teaching stratigy for mother tongue learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art._esp._Gessé Cruz de Paula.pdf864,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.