Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gargioni, Ana Alice-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/cv?id=9028996995085834pt_BR
dc.contributor.referee1Gargioni, Ana Alice-
dc.contributor.referee2Brandão, Hilma-
dc.contributor.referee3Franco Neto, Bruna-
dc.creatorOliveira, Thays-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4070237388154262pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-27T18:38:57Z-
dc.date.available2021-07-31-
dc.date.available2021-07-27T18:38:57Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1959-
dc.description.abstractThis article supports a bibliographical review, of a qualitative nature, in order to investigate academic literacy as a scientific practice. Therefore, the study seeks to i) associate literacy practices with social education in the university environment, ii) understand the difficulties experienced by freshmen in relation to academic literacy practices and iii) problematize academic language as an elitist and excluding estrategy. Thus, it was found that the basic schooling of university entrants has flaws. This gap causes difficulties related to academic literacy practices. Such problems trigger an apparent non-belonging of the newcomer and, consequently, their evasion, since the scientific practice presupposes an identity modulation that crosses language. Thus, it appears that academic language also contributes to homogenization in the composition of an intellectual elite that, by producing knowledge, excludes its stakeholders, other social groups, and their knowledge.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo sustenta uma revisão bibliográfica, de cunho qualitativo, a fim de investigar o letramento acadêmico como uma prática do fazer científico. Para tanto, o estudo busca i) associar as práticas de letramento à formação social no meio universitário, ii) compreender as dificuldades vivenciadas pelos ingressantes com relação às práticas de letramento acadêmico e iii) problematizar a linguagem acadêmica como um artifício elitista e excludente. Verificou-se que a escolarização básica do ingressante universitário apresenta falhas. Essa defasagem, por sua vez, acarreta dificuldades relacionadas às práticas de letramento acadêmico. Tais problemas desencadeiam um aparente não pertencimento do ingressante e, por conseguinte, sua evasão, visto que o fazer científico pressupõe uma modulação identitária que atravessa a linguagem. Assim, constatou-se que a linguagem acadêmica também contribui à uma homogeneização na composição de uma elite intelectual que, ao produzir conhecimentos, exclui saberes e seus principais interessados, os outros grupos sociais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thays Rodrigues Moreira de Araújo Oliveira (2019212301630300@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-27T13:18:08Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Thays Oliveira.pdf: 1515684 bytes, checksum: c4dc8e0131b3aac43832876255db37e5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-27T18:29:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Thays Oliveira.pdf: 1515684 bytes, checksum: c4dc8e0131b3aac43832876255db37e5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-27T18:31:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Thays Oliveira.pdf: 1515684 bytes, checksum: c4dc8e0131b3aac43832876255db37e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-27T18:38:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Thays Oliveira.pdf: 1515684 bytes, checksum: c4dc8e0131b3aac43832876255db37e5 (MD5) Previous issue date: 2021-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento acadêmico. Fazer científico. Linguagem elitista.pt_BR
dc.subjectAcademic literacy. Do scientific. Elitist language.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleLETRAMENTO ACADÊMMICO E FAZER CIENTÍFICO: LINGUAGEM EM FOCOpt_BR
dc.title.alternativeACADEMIC LITERACY AND THE RELATIONSHIP WITH TEACHING AND LEARNING IN THE CLASSROOMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Thays Oliveira.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.