Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marcionilio, Suzana Maria Loures de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4380618Y2pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.referee1Marcionilio, Suzana Maria Loures de Oliveira-
dc.contributor.referee2Paniago, Rosenilde Nogueira-
dc.contributor.referee3Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de-
dc.contributor.referee4Lima, Giselly Oliveira-
dc.creatorMoraes, Simone de Sousa-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-27T00:13:14Z-
dc.date.available2021-07-22-
dc.date.available2021-07-27T00:13:14Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1958-
dc.description.abstractThis research aimed to identify if the educational actions for the teaching-learning process, provided in the Political Pedagogical Project (PPP) of a municipal school in the city of Rio Verde-Go, are based on the constructivist approach. It is part of the Postgraduate Program in Teacher Training and Educational Practices of the Instituto Federal Goiano, Rio Verde Campus. To do so, it was conducted by the following question: Which educational actions for teaching-learning outlined in the PPP are signs of a constructivist approach? The methodological procedure used was document analysis. The initial results indicate that in the PPP there are traces of a constructivist approach translated by the incentive to work with teaching projects and by the incentive to the student as the protagonist in the construction of his learning. However, in the document, there is no clarity about which theoretical and methodological elements of constructivism support the teaching practices of teachers and the pedagogical proposal in general.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo identificar se as ações educativas para o processo ensino-aprendizagem, previstas no Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola da rede municipal de Rio Verde-GO, são balizadas na abordagem construtivista. O estudo faz parte do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Educativas do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde. Para tanto, foi conduzida pela seguinte questão: Quais as ações educativas para o ensino-aprendizagem esboçadas no PPP são sinalizadoras de uma abordagem construtivista? De abordagem qualitativa, utilizou-se como procedimento metodológico a análise de documento. Os resultados iniciais sinalizam que no PPP há resquícios de uma abordagem construtivista traduzidos pelo incentivo ao trabalho com projetos de ensino e pelo incentivo ao aluno como protagonista na construção de sua aprendizagem. Contudo, no documento, não há clareza sobre quais elementos teóricos e metodológicos do construtivismo são suporte às práticas de ensino dos professores e à proposta pedagógica de modo geral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-27T00:09:06Z No. of bitstreams: 1 art_esp_Simone de Sousa Moraes.pdf: 737137 bytes, checksum: 76ddf5da9b632fd23662615dfe2159d1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-27T00:10:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 art_esp_Simone de Sousa Moraes.pdf: 737137 bytes, checksum: 76ddf5da9b632fd23662615dfe2159d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-27T00:13:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 art_esp_Simone de Sousa Moraes.pdf: 737137 bytes, checksum: 76ddf5da9b632fd23662615dfe2159d1 (MD5) Previous issue date: 2021-03-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Rio Verdept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBESSA, Valéria da Hora.(2008). Teorias da Aprendizagem. Curitiba: IESDE Brasil S.A. CALADO, Silva dos Santos e FERREIRA, Silvia Cristina dos Reis.( 2004/2005). Análise de Documentos: Método de recolha e análise de dados 1. DEFCUL. CHAKUR, Cilene Ribeiro de Sá Leite; SILVA, Rita de Cássia da; Massabni, Vânia Galindo. (2004). O Construtivismo no Ensino Fundamental: um caso de desconstrução. In: 27a. Reunião Anual da ANPEd, Caxambu. Sociedade, Democracia e Educação: UNESP.pp. 1-18. EMEF SELVA CAMPOS MONTEIRO. (2019). Projeto Político Pedagógico – PPP. Rio Verde-GO. FREIRE, Paulo. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. GREGÓRIO, Merita Paixão de Freitas; PEREIRA, Patrícia da Silva. Construtivismo e aprendizagem: uma reflexão sobre o trabalho docente (2012). Educação, Batatais, v.2, n.1, pp.51-66, junho. LÜDKE, Menga. ANDRÉ, Marli E.D.A.A. (2013). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2.ed. Rio de Janeiro: E.P.U. MASTELLA, Izabel Cristina Rui et al. (2014). A teoria Piagetiana na Educação Atual: Um Retorno necessário. In.: XVI Congresso Internacional de Educação no Mercosul. Cruz Alta: 2014. NIEMMAN, Flávia de Andrade; BRANDOLI, Fernanda. Jean Piaget (2012). Um aporte teórico para o construtivismo e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática. Atas da IX ANPED SUL: Seminário de pesquisa em educação da região sul. 26 OLIVEIRA, João Ferreira. (2008). A Construção Coletiva do Projeto Político Pedagógico da escola. São Paulo: Cultura Acadêmica. Disponível no moodle3. Mec.gov. BR/uft. Acesso em: 10 nov. PANIAGO, Rosenilde Nogueira (2017). Os professores, seu saber e seu fazer: elementos para uma reflexão sobre a prática docente. Curitiba: Appris. SANTOS, Fernanda Marsaro dos (2007). Significações de construtivismo na perspectiva de professores “Construtivistas” e sua relação com práticas avaliativas. Dissertação de Mestrado. Brasília, UNB. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.) (2013). Projeto político‐ pedagógico da escola: uma construção possível. 29.ed.Campinas, SP: Papirus. VYGOTSKY, L.S. (1991) A formação social da mente. (4ª ed). Livraria Martins Fontes Editora Ltda. São Paulo – SP. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleABORDAGENS CONSTRUTIVISTAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM ANOS FINAIS ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_esp_Simone de Sousa Moraes.pdf719,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.