Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ilmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985204444342972pt_BR
dc.creatorRodrigues, Mara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0367007189845431pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-23T17:07:19Z-
dc.date.available2021-07-22-
dc.date.available2021-07-23T17:07:19Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1955-
dc.description.abstractThe objective was to evaluate the experiences lived in the mandatory Supervised Internship carried out in the Chemistry Degree course. Thus, understanding whether the supervised internship of the higher education course promotes for the academic a coexistence with the different educational realities in schools, and helps in reflection and decision-making in the field of professional practice. The study is qualitative in nature, exploratory and documentary research that allows recourse to materials already prepared. The internships were carried out in two schools called Rivaldo Santana Sampaio Municipal School (Elementary Level) and the Raimundo Santana Amaral Full Time Teaching Center (High School). It was observed that at the Rivaldo Sampaio Municipal School there is the inclusion of the community in school management. In addition, he found that both institutions have good infrastructure, and are a place with a positive school climate. Other aspects observed in the internship concern the difference in behavior between students and classes. Also, about the difficulty that teachers have in motivating students to learn the contents of the disciplines. It was found that the teacher must create a good relationship with the students, as this factor provides for a better learning process. Finally, it was possible to verify that the supervised internship is a means that helps the student to understand the challenges of their profession and provides for the formation of a reflective professional, capable of understanding reality and their role.pt_BR
dc.description.resumoObjetivou-se avaliar as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado obrigatório realizado no curso de Licenciatura em Química. Assim, compreender se o estágio supervisionado do curso superior promove ao acadêmico uma convivência com as diferentes realidades educacionais nas escolas, e se auxilia na reflexão e tomadas de decisões no campo da atuação profissional. O estudo apresenta natureza qualitativa, de caráter exploratório e pesquisa documental que permite recorrer a materiais já elaborados. Os estágios foram realizados nas escolas, Escola Municipal Rivaldo Santana Sampaio (Nível Fundamental) e Centro de Ensino em Período Integral Raimundo Santana Amaral (Nível Médio) na Cidade de Rubiataba, Estado de Goiás. Observou-se que na Escola Municipal Rivaldo Sampaio ocorre à inclusão da comunidade na gestão escolar. Além disso, verificou que ambas as instituições apresentam boa infraestrutura, e constituem-se em um local com clima escolar positivo. Outros aspectos observados no estágio dizem respeito à diferença de comportamento entre os alunos e turmas. Ainda, sobre a dificuldade que os professores possuem sobre motivar os alunos a aprenderem os conteúdos das disciplinas. Verificou-se que o professor deve criar uma boa relação com os alunos, pois esse fator propicia em um melhor processo de aprendizado. Por fim, foi possível constatar que o estágio supervisionado é um meio que auxilia o discente a compreender os desafios da sua profissão e propicia na formação de um profissional reflexivo, capaz de entender a realidade e o seu papel.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mara Poliane Alves Rodrigues (mara.poliane@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-07-22T20:05:59Z No. of bitstreams: 1 TCC - MARA POLIANE.pdf: 582538 bytes, checksum: 9d08d6e5be153018845118f84f90926c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-23T17:00:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - MARA POLIANE.pdf: 582538 bytes, checksum: 9d08d6e5be153018845118f84f90926c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-23T17:07:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - MARA POLIANE.pdf: 582538 bytes, checksum: 9d08d6e5be153018845118f84f90926c (MD5) Previous issue date: 2021-07-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação. Formação docente. Química. Teoria e prática.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARA POLIANE.pdf568,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.