Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/192
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Natalia Carvalhaes de-
dc.creatorCarvalho, Rodolfo-
dc.date.accessioned2019-01-29T10:47:49Z-
dc.date.available2019-01-29-
dc.date.available2019-01-29T10:47:49Z-
dc.date.issued2019-01-29-
dc.identifier.citationA ELABORAÇÃO de material didático como instrumento na formação docente : um enfoque no ensino de ciências. Organizadores Natalia Carvalhaes de Oliveira e Rodolfo Carvalho. Goiânia : Editora Espaço Acadêmico, 2018. 159 p.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-5440-174-0pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/192-
dc.descriptionObra com publicação eletrônica autorizada pelos autores, mediante financiamento da Capes.pt_BR
dc.description.abstractThis book is the result of reports and reflections on the activities carried out at the Goiano Federal Institute regarding the project entitled "The study and production of didactic material as an instrument in teacher education: a focus on teaching science", with funding approved by the Consolidation Program (Capes), by the edital nº 019, of 2013. The Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano (IF Goiano) is an autarchy created by the federal government by Law 11.892 , of December 29, 2008. We emphasize that in Articles 7 and 8, the Federal Institutes are conditioned to offer 20% of their places for the training of teachers, preferably in the area of ​​science education. Thinking about the social role that the institutes have in the cities where the campuses are located, the project was executed in such a way that the professors and graduates of IF Goiano worked together with the teachers of the respective municipal networks and the state network of partner schools. In this way, the material produced was shared with the students of the basic education of the public school, both from IF Goiano and others, and their teachers, which helped to strengthen the relationship between the institutions involved, promoting improvements in learning and reflections professional practice. Therefore, it is possible that we have walked to meet the legal and political anxieties that are the responsibility of our Institute. Therefore, it is with satisfaction that we finalize the activities of this project, but with the certainty that the training work is arduous and continuous , but immensely gratifying and pertinent.pt_BR
dc.description.resumoEste livro é fruto dos relatos e reflexões sobre as atividades realizadas no Instituto Federal Goiano referentes ao projeto intitulado “O estudo e a produção de material didático como instrumento na formação docente: um enfoque no ensino de Ciências”, com financiamento aprovado pelo Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pelo edital nº 019, de 2013. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) é uma autarquia criada pelo governo federal pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Ressaltamos que nos artigos 7º e 8º os Institutos Federais são condicionados a ofertar 20% de suas vagas para a formação de professores, preferencialmente, voltadas para a área de ensino de ciências. Pensando no papel social que os institutos têm nas cidades em que estão situados os campi, o projeto foi executado de forma que os docentes e licenciandos do IF Goiano trabalharam conjuntamente com os docentes das respectivas redes municipais e rede estadual de escolas parceiras. Dessa forma, o material produzido foi compartilhado com os alunos da educação básica da rede pública de ensino, tanto do próprio IF Goiano como outros, e seus professores, o que colaborou para estreitarmos a relação entre as instituições envolvidas, promovendo melhorias na aprendizagem e reflexões sobre a prática profissional. Sendo assim, é possível que tenhamos caminhado no sentido de atender aos anseios legais e políticos que são responsabilidades de nosso Instituto.Portanto, é com satisfação que finalizamos as atividades deste projeto, mas com a certeza de que o trabalho de formação é árduo e contínuo, porém imensamente gratificante e pertinente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-01-29T10:29:37Z No. of bitstreams: 1 E-Book_A_Elaboração_de_Material_Didático_como_Instrumento_na_Formaçã_qYAN41L.pdf: 34429491 bytes, checksum: 0f95ad04315da30be0e84cd12ba7b370 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-01-29T10:46:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 E-Book_A_Elaboração_de_Material_Didático_como_Instrumento_na_Formaçã_qYAN41L.pdf: 34429491 bytes, checksum: 0f95ad04315da30be0e84cd12ba7b370 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-29T10:47:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 E-Book_A_Elaboração_de_Material_Didático_como_Instrumento_na_Formaçã_qYAN41L.pdf: 34429491 bytes, checksum: 0f95ad04315da30be0e84cd12ba7b370 (MD5) Previous issue date: 2019-01-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofePUBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professores - Ciênciaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleA ELBORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ENFOQUE NO ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
dc.typeLivropt_BR
Aparece nas coleções:E-books publicados em outras editoras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-Book_A_Elaboração_de_Material_Didático_como_Instrumento_na_Formaçã_qYAN41L.pdfA elaboração de material didático como instrumento na formação docente_e-book33,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.