Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gargioni, Ana Alice dos Passos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9028996995085834pt_BR
dc.creatorOliveira Neto, João Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5817830907238261pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-09T22:11:12Z-
dc.date.available2021-07-09T22:11:12Z-
dc.date.issued2021-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1922-
dc.description.abstractWith the intention of increasing and ratifying the discussions that deal with the importance of teaching about ethnic-racial relations, with a view to the historical and cultural inclusion of the various that characterize national diversity, the main objective of this study is to present a brief scenario of the application of law 10.639/03. To achieve this purpose, the article proposes a literature review of a qualitative nature, based on authors such as Scaramal (2008), Rodrigues, Oliveira and Santos (2016), Oliveira and Junior (2012), Nascimento and Costa (2014), among others, in order to answer questions that substantiated the historical motivations for the emergence of the legal measure, problematize representations of blackness and identify some impasses and challenges that cross school education. Such discussions corroborated the need to implement policies aimed at recognizing African and Afro-Brazilian history and cultures in the initial and continuing education environments of undergraduate degrees, as well as breaking the supremacist and hegemonic structure that makes the participation of blacks in history invisible national.pt_BR
dc.description.resumoCom a intenção de aumentar e ratificar as discussões que versam sobre a importância do ensino sobre as relações étnico-raciais, com fito à inclusão histórica e cultural dos vários que caracterizam a diversidade nacional, o objetivo central deste estudo é o de apresentar um breve cenário da aplicação da lei 10.639/03. Para alçar esse propósito, o artigo propõe uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, fundamentada em autores como Scaramal (2008), Rodrigues, Oliveira e Santos (2016), Oliveira e Junior (2012), Nascimento e Costa (2014), entre outros, a fim de responder questões que fundamentassem as motivações históricas para o surgimento da medida legal, problematizassem representações da negritude e identificassem alguns impasses e desafios que atravessam aeducação escolar. Tais discussões corroboraram a necessidade de efetivação das políticas voltadas ao reconhecimento da história e das culturas africanas e dos afro-brasileiros nos ambientes de formação inicial e continuada das licenciaturas, bem como do rompimento da estrutura supremacista e hegemônica que invisibiliza a participação dos negros na história nacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by João Batista de Oliveira Neto (2019212301630076@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-09T02:10:36Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_João Neto.pdf: 578133 bytes, checksum: c86f1e2db98746fba85e5ece49929a1d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-09T22:09:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_João Neto.pdf: 578133 bytes, checksum: c86f1e2db98746fba85e5ece49929a1d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2021-07-09T22:10:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_João Neto.pdf: 578133 bytes, checksum: c86f1e2db98746fba85e5ece49929a1d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-09T22:11:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_João Neto.pdf: 578133 bytes, checksum: c86f1e2db98746fba85e5ece49929a1d (MD5) Previous issue date: 2021-06-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLaw 10.639/03pt_BR
dc.subjectEthnic-racial educationpt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDAS REPRESENTAÇÕES DO NEGRO NO UNIVERSO ESCOLAR AOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_João Neto.pdf564,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.