Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1904
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, Carolina Reame-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7432460957119356pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Carolina Reame-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7432460957119356pt_BR
dc.contributor.referee2Bretas, Maria Luiza Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155529564602398pt_BR
dc.contributor.referee3Zucherato, Bruno-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6455581412964961pt_BR
dc.creatorBrandão, Amanda Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3840580140282166pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T00:04:10Z-
dc.date.available2021-06-14-
dc.date.available2021-06-30T00:04:10Z-
dc.date.issued2021-05-06-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Amanda Dias. O ensino da Geografia de Goiás por meio da literatura de Bariani Ortencio. 2019. Monografia (Especialização em Docência do Ensino Superior) – Instituto Federal Goiano, Ipameri, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1904-
dc.description.abstractThis article proposes to present the possibility of analyzing the short stories included in the books Sertão Sem Fim (1965) and Vá dos Angicos (1969), both written by Bariani Ortencio, for the teaching of Geography in Goiás. From this perspective, the stories narrated by the author they ensure the representation of social relations established in the state of Goiás during the 20th century and, thus, allow an understanding of this historical context. In order to support the reflections on the Geography-Literature relationship, the methodology used was constituted in the precepts of theoretical research and documental research. Therefore, it is possible to state that literature provides an understanding of the landscape, the place, the region, the territory and, consequently, the geographic space.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo propõe apresentar a possibilidade de análise dos contos inclusos nos livros Sertão Sem Fim (1965) e Vão dos Angicos (1969), ambos da autoria de Bariani Ortencio, para o ensino da Geografia de Goiás. Nessa perspectiva, as estórias narradas pelo autor asseguram a representação das relações sociais estabelecidas no estado de Goiás no decorrer do século XX e, assim, permitem a compreensão desse contexto histórico. Em busca de fundamentar as reflexões sobre a relação Geografia-Literatura, a metodologia empregada foi constituída nos preceitos da pesquisa teórica e da pesquisa documental. Portanto, é possível afirmar que a literatura proporciona o entendimento da paisagem, do lugar, da região, do território e, consequentemente, do espaço geográfico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-29T23:59:39Z No. of bitstreams: 1 artigo pós Amanda.pdf: 648208 bytes, checksum: e6ebeeb0495d75bc85f61871f8829bda (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-30T00:01:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo pós Amanda.pdf: 648208 bytes, checksum: e6ebeeb0495d75bc85f61871f8829bda (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-30T00:01:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo pós Amanda.pdf: 648208 bytes, checksum: e6ebeeb0495d75bc85f61871f8829bda (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-30T00:04:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 artigo pós Amanda.pdf: 648208 bytes, checksum: e6ebeeb0495d75bc85f61871f8829bda (MD5) Previous issue date: 2021-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Maria Geralda. Os contos e encantamentos de uma geografia sertaneja de Patativa do Assaré. In: MARANDOLA, Eduardo; GRATÃO, Lúcia Helena Batista (Orgs). Geografia e literatura: ensaios sobre geograficidade, poética e imaginação. Londrina: EDUEL, 2010. ARAÚJO, Jaqueline Veloso Portela de. “Sertão – escola do mundo”: representações sobre o mundo rural e educação na literatura regional. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Goiás, 2005. BORGES, Rogério. Bariani Ortencio: seu nome é folclore. O Popular, Goiânia, 28 de março de 2018. BRANDÃO, Amanda Dias; MELO, Mychelle Priscilla; MENDES, Estevane P. Pontes. Análise geográfica de obras literárias: metodologia da Geografia escolar. In: Fórum nacional NEPEG de formação de professores de geografia, IX, 2018, Caldas Novas. Anais [...]. Caldas Novas: NEPEG, 2018. p. 23-30. CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25. n. 66. p. 227-247. maio/ago. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf >. Acesso em: 12 de fevereiro de 2018. CALLAI, Helena Copetti. A geografia ensinada: os desafios de uma educação geográfica. In: MORAIS, Eliana M. Barbosa e MORAES, Loçandra Borges (Orgs). Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de geografia. Goiânia: NEPEG, 2010. CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino crítico de Geografia em escolas públicas de ensino fundamental. 1991. 295 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar Brasileira) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, 1991. CAVALCANTI, Lana de Souza. Bases teórico-metodológicas da geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: _____ . (Org). Formação de professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Editora Vieira, 2006. FERREIRA, Cássia de Castro Martins. Ensino de geografia: uma proposta metodológica para o uso da literatura infanto-juvenil na sala de aula, por professores de Geografia. Boletim Gaúcho de Geografia, nº 25 – AGB – PA – Porto Alegre, jun, 1999. p. 10-19. GOVERNO DE GOIÁS, Secretaria de Estado da Educação. Currículo de referência da rede estadual de educação de Goiás. Disponível em: ˂http://portal.seduc.go.gov.br/Documentos%20Importantes/Diversos/CurriculoReferencia.pdf˃. Acesso em: 10 de janeiro de 2019. LACOSTE, Yves. A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1988. MIRANDA, Neusa Salim. Língua materna no primeiro grau: reflexão e prática. Juiz de Fora: UFJF, 1986. OLIVEIRA, Antonio Miranda de. O mundo rural na literatura regional de Goiás e Tocantins. Baru, Goiânia, vol. 2, n. 1, jan. - jun. 2016. p. 93-111. ORTENCIO, Waldomiro Bariani. Sertão Sem Fim. Da Academia Brasileira de Letras, 1965. ORTENCIO, Waldomiro Bariani. Vão dos Angicos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969. PASSINI, Elza Yasuko. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007. SANTANA, Rogério. Um contista da terra. Goiânia, Revista UFG, vol. XVIII, n. 10, jul. 2011. p. 173-175.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectGeografia de Goiaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleO ENSINO DE GEOGRAFIA DE GOIÁS POR MEIO DA LITERATURA DE BARIANI ORTÊNCIOpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of Geography of Goiás through the literatura of Bariani Ortenciopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_esp_Amanda Dias Brandão.pdf633,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.