Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3243079818409002pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Maria Lícia dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7934023451377993pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Renata Rolins da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5276401760313243pt_BR
dc.creatorCosta, Alan Radson Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2942605153168525pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-28T23:29:34Z-
dc.date.available2021-06-20-
dc.date.available2021-06-28T23:29:34Z-
dc.date.issued2021-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1903-
dc.description.abstractThe present article, presented as the conclusion work for the Lato Sensu Post-Graduation course in Nature Science and Mathematics Education, brings the main concepts and approaches of the musical manifestations for the teaching-learning process. From curiosities and questions about music in the educational space, it was sought through bibliographic research to find in the historical context and in the contemporary world, how music has been contributing to education. The goal was to provide teachers, from several disciplines, with the contributions of music in the teaching/learning process and to learn a little about the history between music and education, teacher training, affectivity in education, and mathematics education. The methodology used was a bibliographical research and analysis of articles and books in sites such as Google Scholar, and the CAPES Periodical Portal. Thus, it was verified that music can be used as a didactic tool in the school environment, aiming to create in the classroom, moments of playfulness, interaction, cultural knowledge, and the use of various strategies that it provides, to support the teaching and learning of various contents. The interaction between music and mathematics was highlighted. When music is used in mathematics teaching, it helps the teacher to provide innovative lessons, contributing to the students interest in the content. By using songs, parodies, beats, and many other musical aspects, the teacher ensures a playful and interesting environment that will help students understand and absorb the content.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo, apresentado como trabalho de conclusão para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática, traz os principais conceitos e abordagens das manifestações musicais, para o processo de ensino aprendizagem. A partir de curiosidades e indagações sobre a música no espaço educacional, buscou-se por meio de pesquisas bibliográficas encontrar no contexto histórico e na contemporaneidade, como tem sido as contribuições da música na educação. Objetivou-se nesta, fornecer aos professores de diversas disciplinas, as contribuições da música no processo de aprendizagem e conhecer um pouco sobre a história entre música e educação, formação de professores, a afetividade na educação e educação matemática. A metodologia empregada foi por pesquisa e análise bibliográficas de artigos e livros em sites como Google Acadêmico e o Portal de Periódicos da CAPES. Assim foi verificado que a música pode ser usada como ferramenta didática no ambiente escolar, visando criar na sala de aula, momentos de ludicidade, interação, conhecimento cultural e usar das diversas estratégias que ela fornece, para subsidiar o ensino e aprendizagem dos mais variados conteúdos. Destacou-se a interação entre música e matemática. A música quando usada no ensino de matemática auxilia o professor na busca de proporcionar aulas inovadoras, contribuindo no interesse dos alunos para o conteúdo. Ao utilizar músicas, paródias, batidas e tantos outros aspectos musicais, o professor garante um ambiente lúdico e interessante que ajudará os alunos a compreender e absorver o conteúdopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alan Radson Ferreira Costa (alan.radson@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-06-25T23:21:11Z No. of bitstreams: 4 Alan Radson Ferreira Costa - ARTIGO.pdf: 209450 bytes, checksum: 8f7c655ec4eee6b9bd91c6cdc26ef220 (MD5) Alan Radson Ferreira Costa - ATA DE DEFESA DE ARTIGO.pdf: 77413 bytes, checksum: 00b27fe9633cc1930f80a441f3df59ed (MD5) Alan Radson Ferreira Costa - DECLARAÇÃO DE ARTIGO CORRIGIDO.pdf: 104498 bytes, checksum: a319df32abd6173d00ecba4ad2fd740b (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf (2).pdf: 74324 bytes, checksum: eb7f87ccda46119e33a8562dd58dafed (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-28T23:29:05Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Alan Radson Ferreira Costa - ARTIGO.pdf: 209450 bytes, checksum: 8f7c655ec4eee6b9bd91c6cdc26ef220 (MD5) Alan Radson Ferreira Costa - ATA DE DEFESA DE ARTIGO.pdf: 77413 bytes, checksum: 00b27fe9633cc1930f80a441f3df59ed (MD5) Alan Radson Ferreira Costa - DECLARAÇÃO DE ARTIGO CORRIGIDO.pdf: 104498 bytes, checksum: a319df32abd6173d00ecba4ad2fd740b (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf (2).pdf: 74324 bytes, checksum: eb7f87ccda46119e33a8562dd58dafed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-28T23:29:34Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Alan Radson Ferreira Costa - ARTIGO.pdf: 209450 bytes, checksum: 8f7c655ec4eee6b9bd91c6cdc26ef220 (MD5) Alan Radson Ferreira Costa - ATA DE DEFESA DE ARTIGO.pdf: 77413 bytes, checksum: 00b27fe9633cc1930f80a441f3df59ed (MD5) Alan Radson Ferreira Costa - DECLARAÇÃO DE ARTIGO CORRIGIDO.pdf: 104498 bytes, checksum: a319df32abd6173d00ecba4ad2fd740b (MD5) TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf (2).pdf: 74324 bytes, checksum: eb7f87ccda46119e33a8562dd58dafed (MD5) Previous issue date: 2021-05-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação e Música. Formação de Professores. História da Música. Interdisciplinaridade. Matemática e Música.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alan Radson Ferreira Costa - ARTIGO.pdfArtigo204,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Alan Radson Ferreira Costa - ATA DE DEFESA DE ARTIGO.pdfATA DE DEFESA75,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Alan Radson Ferreira Costa - DECLARAÇÃO DE ARTIGO CORRIGIDO.pdfDECLERAÇÃO DE ARTIGO CORRIGIDO102,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_-_Termo_de_autorização_RIIF_Goiano_pdf (2).pdfTCAE72,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.