Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bretas, Maria Luiza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155529564602398pt_BR
dc.creatorRezende, Eula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4079396971729612pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-19T23:51:42Z-
dc.date.available2021-06-19-
dc.date.available2021-06-19T23:51:42Z-
dc.date.issued2021-05-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1884-
dc.description.abstractThe reflexion provides the ability to ask questions, in that way, the reflective pratice become an important tool to facilitate new attitudes which in the case of professors must be technique and pedagogically competent. It is necessary a position change of the education professionals, arising with a critical-reflective qualification. Evaluating his practice, the teacher brings to him the possibility to improve his pedagogical perfomance, avoids the accomodation, as though gets to know himself, analyze and understand the importance of a reflective perspective in his professional practice. In this sense, the relevance of this study derive from the necessity of knowing, analizing and understanding the importance of a reflective perspective in the teacher practice. Therefore, it is important to discuss and elaborate texts which promoting this opportunity and have the purpose of answering the questions about what is teaching, what is being a reflective teacher and the importance of this approache in the teaching practice. Therefore, stand out in this work, the necessity and the importance of the reflexion about the practice as an exercise permanent and continous, in order to improve the quality of the activities developed during the pedagogical action. In that way, it was chosen the bibliographic research. Reflecting on his action, in constant goings and comings, the teacher takes his distance from being just a simple transponder of rules, the bureaucratic guidelines and the application of the theoretical knowledges and will have as a focus a perfomance devoted for an efficient teaching and learning process, time on what the teacher and the students become the real actors and participants of a social changing.pt_BR
dc.description.resumoA reflexão propicia a habilidade de fazer questionamentos, dessa forma, a prática reflexiva torna-se uma importante ferramenta para viabilizar novas atitudes que, no caso dos docentes, devem ser técnica e pedagogicamente competentes. Essa mudança de postura inicia-se com uma formação crítico-reflexiva por parte do(a) professor(a). Ao avaliar sua prática, o(a) docente traz para si a possibilidade de melhorar o seu fazer pedagógico, evita a acomodação. Nesse sentido, a relevância deste estudo deve-se à necessidade de se conhecer, analisar e compreender a importância de uma postura reflexiva na prática do(a) professor(a). Sendo assim, é importante discutir e produzir textos que promovam essa oportunidade e que tenham como propósito responder as questões sobre o que é ensinar, o que é ser um professor(a) reflexivo(a) e a importância dessa postura na prática docente. O objetivo deste trabalho é, portanto, destacar a relevância e a necessidade de se refletir, cotidianamente, sobre a prática pedagógica, com o intuito de buscar a qualidade contínua dessa ação. Para se realizar esse percurso, optou-se pelo caminho da pesquisa bibliográfica. Ao refletir sobre a sua ação, em constantes idas e vindas, o(a) professor(a) se distanciará do mero repetidor de regras, das diretrizes burocráticas e da aplicação de conhecimentos teóricos e terá como foco uma performance voltada para um eficiente processo de ensino e de aprendizagem, momento em que professor(a) e educandos se transformam em atores e partícipes de uma mudança social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eula Batista Rezende (eula.rezende@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-06-19T20:17:35Z No. of bitstreams: 1 tcc_Eula Batista Rezende.pdf: 1215089 bytes, checksum: 611890a1bd4b849b4cf170907a7c8a47 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2021-06-19T23:50:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Eula Batista Rezende.pdf: 1215089 bytes, checksum: 611890a1bd4b849b4cf170907a7c8a47 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-19T23:51:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Eula Batista Rezende.pdf: 1215089 bytes, checksum: 611890a1bd4b849b4cf170907a7c8a47 (MD5) Previous issue date: 2021-05-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor(a) reflexivo(a). Prática docente. Ação pedagógica. Mudança socialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePROFESSOR(A) REFLEXIVO(A): IMPORTÂNCIA E INFLUÊNCIA NA PRÁTICA DOCENTEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Eula Batista Rezende.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.