Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1764
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PROPOSTAS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA PROBLEMATIZANTE PARA A MEDIAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Título(s) alternativo(s): Didactic sequence proposals in the problematizing perspective for the mediation of organic chemistry teaching
Autor(es): Silva, Lucas Alves Barbosa e
Primeiro Orientador: Martins, Carla de Moura
Primeiro Membro da Banca: Martins, Carla de Moura
Segundo Membro da Banca: Marquez, Sandra Cristina
Terceiro Membro da Banca: Bergamo, Thelma Maria de Moura
Resumo: O processo-ação comportamental de ensinar e aprender em sua natureza mais superficial se modula na complexidade, se consolida na subjetividade da interação social e no oceano de capacidades de comunicação e discursos que ainda existem entre os indivíduos, e essas capacidades ainda desafiam pesquisadores em todo o mundo. A licenciatura em Química, isto é, os cursos de formação de professores em Química, em média, tem duração de três a quatro anos e, ao longo desse tempo, os futuros licenciados se ocupam em aprender os principais fundamentos da química, elementos da natureza e suas aplicações, de se apropriar dos métodos e habilidades de ensino e tudo mais que envolve o ato de ensinar e aprender. A proposta desse Trabalho de Curso (TC) é disponibilizar as comunidades interessadas nesta área, duas propostas de sequência didática, a primeira por meio do tema gerador a química da fabricação de cervejas, uma forma de ensinar funções orgânicas oxigenadas (álcoois e éteres), e a segunda, discutir conceitos de química (lipídeos) e apresentar aos alunos uma técnica analítica (espectrometria de massa) capaz de identificar adulteração em azeite de oliva, ambos os casos como uma ferramenta para mediar o ensino de química orgânica no ensino médio. Quanto às suas construções, foram realizadas consultas a livros, artigos, revistas, documentos, leis, periódicos, TCs, dissertações, teses e sites da Web. Após todas as leituras, foram consideradas e referenciadas as informações relacionadas a cada proposta. Ao final da mediação destas sequências didáticas é esperado que os alunos rompam com o estereótipo da química como uma disciplina monótona e exclusivamente teórica e tradicional, contribuindo com a formação individual e coletiva deles, transpondo os aspectos unicamente escolares, e cooperando com uma formação cidadã ética e significativa, além disso, mostrando como a Química Orgânica está presente no cotidiano; que os alunos tenham a capacidade de ver reportagens na televisão e/ou realizarem leituras veiculadas na internet e mídias sociais, analisando os fatos sobre o ponto de vista científico e ético; e assim, desenvolver suas habilidades argumentativas e sua formação humana. A formação de professores de Química exibe muitos desafios e saberes, que podem ser estimulados nas mais diversas formas de ensino e aprendizagem, o curso é uma ação, contínua e inacabada, ou seja, é necessário considerar subsídios para pesquisas nas diversas áreas da Química para garantir uma formação sólida e eficaz aos professores, o que levará à formação dos futuros cidadãos. Esta perspectiva de formação visa capacitar os alunos a darem pleno gozo à consciência cidadã, o que significa ensinar conteúdos de química, que visam cultivar a sua capacidade de participação crítica nas questões sociais; da vida.
Abstract: The behavioral process-action of teaching and learning in its most superficial nature is modulated in complexity, consolidated in the subjectivity of social interaction and in the immense communication skillsand discourses that still exist among individuals, and these skills still challenge researchers all over the world. A degree in chemistry, i.e., teacher training courses in chemistry, lasts an average of three to four years and, throughout this time, the future graduates are busy learning the main fundamentals of chemistry, elements of nature and their applications, getting to grips with teaching methods and skills, and everything else that involves the act of teaching and learning. The proposal of this Coursework is to offer to the communities interested in this area, two proposals for didactic sequences, the first through the theme generator to the chemistry of beer production, a way to teach oxygenated organic functions (alcohols and ethers), and the second, to discuss concepts of chemistry (lipids) and present students with an analytical technique (mass spectrometry) capable of identifying adulteration in olive oil, both cases as a tool to mediate the teaching of organic chemistry in high school. For its elaboration, books, articles, magazines, documents, laws, journals, coursework, dissertations, theses, and websites were consulted. After all the readings, the information related to each proposal was considered and referenced. At the end of the mediation of these didactic sequences, it is expected that students would break with the stereotype of chemistry as a monotonous and exclusively theoretical and traditional subject, contributing to their individual and collective education, transposing school aspects, and cooperating with an ethical and meaningful citizen education, in addition to showing how organic chemistry is present in everyday life; that students have the ability to watch television reports and/or read articles published on the Internet and social media, analyzing the facts from a scientific and ethical point of view; and thus, develop their argumentative skills and their human formation. The training of chemistry teachers exhibits many challenges and knowledge, which can be stimulated in the most diverse forms of teaching and learning, the course is an action, continuous and unfinished, that is, it is necessary to consider subsidies for research in the various areas of chemistry to ensure a solid and effective training for teachers, which will lead to the training of future citizens. This perspective of training aims to enable students to become citiziens, which means teaching chemistry content, which aims to cultivate their ability to participate critically in social issues; of life.
Palavras-chave: Sequência Didática
Metodologia Diversificada
Formação de Professores
Ensino de Química
Química Orgânica
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Citação: SILVA, Lucas Alves Barbosa e. PROPOSTAS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA PROBLEMATIZANTE PARA A MEDIAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. 2021. 100 f. TC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Morrinhos, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1764
Data do documento: 7-Abr-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ Lucas Alves Barbosa e Silva.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.