Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1735
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: TICS: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS NO ENSINO DE QUÍMICA
metadata.dc.creator: Sousa, Maria Aparecida de Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Maxwell Severo da
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira, Débora Astoni
metadata.dc.contributor.referee2: Rezende , Felipe Augusto de Mello
metadata.dc.description.resumo: Com o uso das tecnologias de informação e de comunicação (TICs) pode ser constituído um elemento valorizador das práticas pedagógicas, já que acrescentam, em termos de acesso à informação, flexibilidade, diversidade de suportes no seu tratamento e apresentação. Com este estudo objetivou-se aferir o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), no ensino de química, bem como discutir sua contribuição para a aprendizagem da química, definir a facilidade com que os docentes podem empregar os aplicativos Wordwall, Kahoot e Plickers a fim de realizar uma atividade específica e analisar se é possível haver uma avaliação coerente, além de contínua e diversificada, que coopere não só para a construção do saber químico, mas que leve em consideração o esforço, o interesse e a colaboração entre os alunos. Trata-se de uma pesquisa com caráter descritivo, exploratório e abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questões para uma turma do segundo ano do ensino médio do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, utilizando três aplicativos online, Wordwall, Kahoot e Plickers. A partir de então, analisou-se a usabilidade, aplicabilidade, avaliação e ensino e aprendizagem que cada um dos aplicativos possibilitou para os discentes e docentes. Dessa forma, o estudo demonstrou que o aplicativo que melhor atendeu à todas as necessidades foi o Wordwall, pois por meio dos relatos dos alunos e das análises realizadas, constatamos maior qualidade atrativa, no sentido de cores, luzes e sons, facilidade e independência para os alunos para responder cada questão e um maior interesse dos mesmos. Consideramos que nosso estudo atingiu o objetivo proposto e torna-se relevante à medida que demonstra o aplicativo mais aconselhado a ser usado para facilitar o ensino de Química.
Abstract: With the use of information and communication technologies (ICTs), an element that values pedagogical practices can be constituted, since they add, in terms of access to information, flexibility, diversity of supports in their treatment and presentation. This study aimed to assess the use of information and communication technologies (ICTs) in the teaching of chemistry, as well as to discuss their contribution to the learning of chemistry, to define the ease with which teachers can use the applications Wordwall, Kahoot and Plickers in order to carry out a specific activity and analyze whether it is possible to have a coherent, in addition to continuous and diversified, evaluation that cooperates not only for the construction of chemical knowledge, but that takes into account the effort, interest and collaboration between the students. This is a research with a descriptive, exploratory and qualitative approach. Data collection was carried out by applying questions to a second-year high school class at the Federal Goiano Campus Urutaí Institute, using three online applications, Wordwall, Kahoot and Plickers. From then on, the usability, applicability, evaluation and teaching learning that each of the applications made possible for students and teachers was analyzed. Thus, the study demonstrated that the application that best met all needs was Wordwall, because through the students' reports and the analyzes carried out, we found greater attractive quality, in the sense of colors, lights and sounds, ease and independence for students to answer each question and a greater interest in them. We believe that our study achieved the proposed objective and becomes relevant as it demonstrates the most recommended application to be used to facilitate the teaching of Chemistry.
Keywords: Usabilidade. Aplicabilidade. Avaliação. Aprendizagem.
Usability. Applicability. Assessment. Learning.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1735
Issue Date: 4-Apr-2021
Appears in Collections:Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Maria Aparecida de Castro Sousa.pdfTecnologia Educacional na Disciplina de Química2,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.