Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Felicio, Cinthia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9383981224780622pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Cristiane Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8450101390089471pt_BR
dc.contributor.referee2Vigário, Ana Flávia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1148952354692874pt_BR
dc.contributor.referee3Mesquita, Nyuara Araújo Da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6971106875143413pt_BR
dc.contributor.referee4Ferreira, Júlio Cesar-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8909334567319212pt_BR
dc.creatorSilva, Regiane Aparecida da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4135290761773340pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-30T16:59:55Z-
dc.date.available2020-01-30-
dc.date.available2021-03-30T16:59:55Z-
dc.date.issued2020-12-29-
dc.identifier.doiEducação Profissional. EJA. Ensino Híbrido. Aprendizagem Significativa.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1713-
dc.description.abstractThis research aimed to understand how Rotation by Stations, model in Blended Learning, could contribute or not to expand the possibilities of professional training of students of Youth and Adult Education. For this, a qualitative research was carried out, involving a case study with 04 teachers and 28 students, from high school the youth and adult education, from two state public schools in the midwest of goiano’s. For data collection, by semi-structured observations, questionnaires and camp diary instruments. in addition to semi-open questionnaires. For the analysis of the data opted for the software Atlas.ti. was used for Content Analysis, the data analysis contributed to the elaboration of the educational product, an e-book that presents the Rotation by Stations, in a didactic sequence format with the use of Active Methodologies associated with interdisciplinary teaching involving environmental issues and an approach of textual genres of the Portuguese language, seeking to establish relations with the development of their autonomy in terms of professional and technological education. We conclude with this research that it is necessary to look at the cultural, social, age, ethnic-racial diversity of the Youth and Adult Education, which offers a rich field for the development of Blended Learning processes so that we can contribute to the formation and social inclusion of these students. Even facing inequalities, we understand that, perhaps we can achieve positive results in the Youth and Adult Education with a proposal that considers the culture and previous knowledge of students, focused on significant conceptual, procedural and attitudinal learning. Complemented the conclusion of this research by emphasizing that it is necessary to gradually incorporate the use of digital and technological resources for teaching-learning in the Youth and Adult Education, since they are increasingly used in the world of work and in daily life. Thus, when analyzing the data we note both in the teachers and in the students' statements the desire to overcome the difficulties, for this it is necessary to seek new means for integral formation, for the exercise of autonomy and decision-making process, by cooperation and trust to learn together important aspects for the world of work.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo compreender como a Rotação por Estações, modalidade de Ensino Híbrido, poderia contribuir ou não para ampliar, as possibilidades de formação profissional de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, envolvendo um estudo de caso com 04 docentes e 28 discentes, do ensino médio, da Educação de Jovens e Adultos, de duas escolas públicas estaduais do centro-oeste goiano. Para coleta de dados utilizamos a observação semiestruturada, observações estas, que foram transcritas para quadros que funcionaram como um diário de campo, além de questionários semiabertos. Para a análise dos dados optamos pela Análise de Conteúdo com o auxílio do software Atlas.ti, a análise dos dados colaborou para a elaboração do produto educacional, um e-book que apresenta a Rotação por Estações, em formato de sequência didática com a utilização de Metodologias Ativas associadas ao ensino interdisciplinar envolvendo questões ambientais e uma abordagem de gêneros textuais da língua portuguesa, buscando estabelecer relações com o desenvolvimento da autonomia destes em termos de educação profissional e tecnológica (EPT). Concluímos com esta pesquisa que é necessário atentar para a diversidade cultural, social, etária, étnico-racial, da EJA, que oferece rico campo para o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem para que possamos contribuir para a formação e inclusão social destes alunos. Mesmo enfrentando desigualdades, compreendemos que, talvez possamos alcançar resultados positivos na EJA com uma proposta que considere a cultura e os conhecimentos prévios dos alunos, voltados para a aprendizagem significativa conceitual, procedimental e atitudinal. Complementamos a finalização desta pesquisa ressaltando que é necessário incorporar gradativamente a utilização de recursos digitais e tecnológicos para o ensino-aprendizagem na EJA, visto que os mesmos são cada vez mais utilizados no mundo do trabalho e no cotidiano. Assim, ao analisar os dados notamos tanto nos docentes como nas falas dos discentes a vontade de superar as dificuldades, para isso é necessário buscarmos novos meios para a formação integral, para o exercício da autonomia e tomada de decisões que envolvam a cooperação, confiança, flexibilidade, criatividade para aprender juntos em colaboração, aspectos importantes na formação para o mundo do trabalho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Regiane Aparecida da Silva (regiane.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2021-03-30T13:48:00Z No. of bitstreams: 1 SILVA_R_A_DISSERTACAO_PROFEPT_2020.pdf: 4274598 bytes, checksum: 90d8d710a1db96f145fcb337ed3c7161 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2021-03-30T16:50:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA_R_A_DISSERTACAO_PROFEPT_2020.pdf: 4274598 bytes, checksum: 90d8d710a1db96f145fcb337ed3c7161 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-30T16:59:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA_R_A_DISSERTACAO_PROFEPT_2020.pdf: 4274598 bytes, checksum: 90d8d710a1db96f145fcb337ed3c7161 (MD5) Previous issue date: 2020-12-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relationPrópriopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
dc.subjectMundo do Trabalhopt_BR
dc.subjectFormação Básicapt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COMO PROPOSTA DE PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.title.alternativeSTATION ROTATION AS A PROPOSAL OF EDUCATIONAL PRACTICES FOR INTEGRAL TRAINING IN YOUTH AND ADULT EDUCATIONpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto_educacional_Silva_R_A_2020 (2).pdf11,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
dissertação_Regiane Aparecida da Silva.pdf4,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons