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Tipo: Dissertação
Título: Prevenção ao suicídio entre alunos do ensino médio: uma proposta pedagógica
Autor(es): Bessa, Marilda Cândido dos Reis
Primeiro Orientador: Silveira, Ricardo Diógenes Dias
Primeiro Membro da Banca: Silveira, Ricardo Diógenes Dias
Segundo Membro da Banca: Tolentino, Grassyara Pinho
Terceiro Membro da Banca: Campos, Maurício
Resumo: Este estudo, originado em um Programa de Pós-Graduação em Ensino para Educação Básica, é voltado para a inclusão escolar de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e afetiva, visando a prevenção ao suicídio entre estudantes do Ensino Médio. É fundamentado na obra O Suicídio, do sociólogo Émile Durkheim, e justificado pelo número de suicídios de pessoas entre 15 a 29 anos, apresentado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Sistema Único de Saúde (SIM/DATASUS). O estudo parte da hipótese de que existem variáveis mais comuns ao desestímulo pela vida entre estudantes e tem por objetivo verificar as principais variáveis psicossocioambientais que contribuem para a insatisfação pela vida dos alunos e o nível de percepção dos educadores para com os riscos de suicídio entre os estudantes de Ensino Médio. A metodologia se deu pela pesquisa qualiquantitativa, para a qual foi utilizado um questionário, cuja amostra foi formada por 33 educadores de uma escola do interior do sudeste goiano. Assim, sob a visão dos educadores, os resultados apontaram que a intolerância que causa a insatisfação pela vida dos alunos é baseada em 03 principais variáveis: a orientação sexual, a questão étnico-racial e o biotipo. Observou-se também, sob o ponto de vista de alguns colaboradores, que ainda existe assédio moral por parte de alguns alunos para com outros estudantes em situações diversas de vulnerabilidade. Quanto à percepção dos educadores para com os sinais de ideação suicida, verificou-se que aproximadamente 80% admitiram não saber identificar sinais de riscos de suicídio entre alunos. Apesar de 90% dos entrevistados relatarem conhecer entre 1 a 4 casos de suicídio entre discentes, 85% afirmaram nunca terem percebido qualquer sinal de suicídio emitido pelas vítimas e 15% relataram ter reconhecido alguns sinais apenas após o ato consumado. Por meio das respostas dos professores é possível deduzir que, para muitos adolescentes que convivem com conflitos, a escola, devido a ações impulsivas de alguns alunos, pode representar um lugar de sofrimento, devido ao efeito de intolerância e preconceito. Sabe-se que tais sentimentos contribuem para o desenvolvimento de apatia, isolamento, desesperança, impulsividade, depressão, autodestruição, dentre outros transtornos desencadeadores de ideação suicida. Como proposta para amenizar esses dados, elaborou-se um produto educacional em formato de Guia Pedagógico, por meio do qual, além de informações gerais, oferta história em quadrinhos e outras atividades que abordam as problemáticas apresentadas na pesquisa, com o intuito de contribuir para a prevenção ao suicídio entre estudantes do Ensino Médio.
Abstract: This study, originated in a Master Program in Teaching for Basic Education, is aimed at the school inclusion of children and adolescents in social and emotional vulnerability, aiming at preventing suicide among students. Based on the work “O Suicídio”, by sociologist Émile Durkheim, and justified by the number of suicides among people aged 15 to 29 presented by the World Health Organization (WHO), and by the Mortality Information System, of the Unified Health System (SIM/DATASUS). The study starts from the hypothesis that there are more common variables to discourage life among students and aims to verify the main psychosocioenvironmental variables that cause dissatisfaction with students 'lives and the level of educators' perception of the risks of suicide among students High School. The methodology was based on qualitative and quantitative research, for which a questionnaire was used, whose sample was formed by 33 educators from a school in the interior of southeastern Goiás. The results showed that the intolerance that causes dissatisfaction with students' lives is based on 03 main variables: sexual orientation, ethnic-racial issue and their biotype. It was also observed that there is still moral harassment both by some teachers and by some students towards other students in different situations of vulnerability. As for the educators' perception of the signs of suicidal ideation, it was found that approximately 80% of them admitted not knowing how to identify signs of suicide risk among students. Although 90% of the interviewees reported knowing between 1 and 4 cases of suicide among students, 85% of them said they had never noticed any sign of suicide emitted by the victims and 15% reported having recognized some signs only after the consummate act. Through the responses of the teachers, it is possible to deduce that, for many adolescents who live with conflicts, the school, due to the impulsive actions of some students, can represent a place of suffering, due to the effect of intolerance and prejudice. It is known that such feelings contribute to the development of apathy, isolation, hopelessness, impulsivity, depression, self-destruction, among other disorders that trigger suicidal ideation. As a proposal to mitigate these data, an educational product was developed in the form of a Pedagogical Guide, through which, in addition to general information, it offers comic books and other activities that address the issues, ascertained in the research, in order to contribute for suicide prevention among high school students.
Palavras-chave: Adolescentes
Desinteresse pela vida
Inclusão escolar
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1710
Data do documento: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica

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