Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1696
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Autor(es): Silva, Francineide Batista Nunes da
Primeiro Orientador: Santos, Maria Lícia dos
Primeiro Membro da Banca: Silva, Suelino Severino da
Segundo Membro da Banca: Nascimento, Maria do Socorro Viana do
Resumo: O presente estudo tem como objetivo buscar embasamento teórico para a compreensão das Metodologias Ativas como instrumento facilitador no processo de ensino-aprendizagem na área de Ciências Biológicas. Os autores escolhidos são enfáticos em afirmar a importância do uso de Metodologias Ativas, que exige romper com o modelo tradicional, o que promove grandes desafios a serem enfrentados devido ao grau de complexidade nas disciplinas de Ciências Biológicas. Orientam que o uso de Metodologias Ativas no ensino de ciências, facilita o processo de ensino-aprendizagem, com a utilização de materiais pedagógicos adequados, como uma importante ferramenta na concepção significativa da consciência de uma aprendizagem cognitiva permitindo uma transformação positiva no desenvolvimento escolar, objetivando a formação de alunos proativos e interessados pelos estudos e pela aquisição de conhecimentos. O estudo foi realizado por meio de uma revisão de literatura, baseado em artigos científicos, livros, monografias, dissertações e dados disponíveis no Google acadêmico e Scielo, caracterizando o trabalho de natureza exploratória. O embasamento teórico científico está ancorado em trabalhos de Morán (2015), Freire (1995), Moreira (2006), Kischimoto (1994), dentre outros teóricos que discutem a Educação em Ciências Biológicas e as Metodologias Ativas. Não nos restaram dúvidas, no decorrer da pesquisa, em compreender a necessidade da educação se engajar no processo de evolução, considerando o uso das tecnologias para o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem.
Abstract: The present study aims to seek a theoretical basis for understanding Active Methodologies as a facilitating tool in the teaching-learning process in the area of Biological Sciences. The chosen authors are emphatic in affirming the importance of using Active Methodologies, which requires breaking with the traditional model, which promotes great challenges to be faced due to the degree of complexity in the disciplines of Biological Sciences. They guide that the use of Active Methodologies in science teaching facilitates the teaching-learning process, with the use of appropriate pedagogical materials, as an important tool in the significant conception of the awareness of cognitive learning, allowing a positive transformation in school development, aiming at training of proactive students interested in studies and knowledge acquisition. The study was carried out through a literature review, based on scientific articles, books, monographs, dissertations and data available on Google Scholar and Scielo, characterizing the work of an exploratory nature. The scientific theoretical basis is anchored in works by Morán (2015), Freire (1995), Moreira (2006), Kischimoto (1994), among other theorists who discuss Education in Biological Sciences and Active Methodologies. There was no doubt, during the research, in understanding the need for education to engage in the evolution process, considering the use of technologies to improve the teaching-learning process.
Palavras-chave: Educação Transformadora. Ensino de Ciências Biológicas. Metodologias Ativas.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1696
Data do documento: 8-Mar-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Francineide pronto.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.