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Tipo: Dissertação
Título: LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03
Título(s) alternativo(s): CHILDREN'S LITERATURE AND TEACHER TRAINING: paths for the implementation of Law nº 10.639 / 03
LITERATURA INFANTIL Y FORMACIÓN DOCENTE: caminos para la implementación de la Ley nº 10.639 / 03
Autor(es): Silva, Leida Corrêa da
Primeiro Orientador: Ribeiro, Cristiane Maria
Primeiro Membro da Banca: Gomes, Ana Beatriz Sousa
Segundo Membro da Banca: Silva, Cleber Cezar da
Resumo: Esta dissertação apresenta a literatura infantil como um recurso pedagógico com vistas a potencializar a implementação da Lei Federal nº 10.639/03, que altera a Lei nº 9394/96 para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira. Primeiramente fez-se um breve percurso acerca do tratamento dado à diversidade étnico-racial, especificamente ao negro, na legislação educacional brasileira numa perspectiva histórica, bem como expôs sobre os documentos que regulamentam e orientam a implementação da referida Lei, destacando o que os documentos legais trazem sobre a importância da literatura e sua inserção em sala de aula para a efetivação da Lei. Além de abordar a literatura infantil como importante instrumento de formação e educação da criança, desde a tenra idade. O estudo teve como objetivo analisar, elaborar e implementar práticas pedagógicas antirracistas nas escolas públicas municipais de Pires do Rio-GO, utilizando a literatura infantil. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva, com uma abordagem qualitativa dos dados e teve como procedimento de pesquisa a análise dos documentos institucionais das escolas campo, bem como, a análise dos livros de literatura infantil constante nas bibliotecas das escolas pesquisadas e a aplicação de questionários, pré-teste (antes) e pós-teste (após) a formação realizada no Curso de Formação Continuada de Professores - A Literatura Infantil na implementação da Lei nº 10.639/03 (Produto Educacional desta pesquisa). O público-alvo foram todos os professores do Ensino Fundamental I da rede pública do município de Pires do Rio-GO, que atuam no 1º ano. Os resultados apontam a necessidade de cursos para a formação continuada dos professores, bem como do uso da literatura infantil como forma de implementação da Lei n° 10.639/03, para que a educação oferecida contemple a valorização da diversidade. Os dados coletados antes do curso comprovaram desconhecimento das professoras cursistas sobre a referida Lei e o estudo da cultura negra e afro-brasileira no cotidiano escolar. Entretanto, os dados analisados após a ação, demonstram o quanto a formação continuada é de suma importância para que os docentes estejam mais bem qualificados para o trabalho com a prática pedagógica em sala de aula, evidenciando que há necessidade de uma política pública eficiente de formação continuada para os professores da rede pública de ensino em relação à Lei nº 10.639/03 e sua aplicabilidade, e que propostas como essa precisam ser fomentadas, para que a educação oferecida em suas diversas modalidades e níveis cumpra seu papel na articulação de aspectos políticos e pedagógicos em um currículo comprometido com a educação das relações étnico-raciais.
Abstract: This dissertation presents children's literature as a pedagogical resource with a view to enhancing the implementation of Federal Law No. 10,639 / 03, which amends Law No. 9394/96 to include in the official curriculum of the Teaching Network the mandatory theme of Afro-Brazilian History and Culture. Firstly, a brief journey was made about the treatment given to ethnic-racial diversity, specifically black, in Brazilian educational legislation in a historical perspective, as well as exposed the documents that regulate and guide the implementation of that Law, highlighting what the documents laws bring about the importance of literature and its insertion in the classroom for the effectiveness of the Law. In addition to addressing children's literature as an important tool for training and educating children, from a young age. The study aimed to analyze, elaborate and implement anti-racist pedagogical practices in municipal public schools in Pires do Rio-GO, using children's literature. It is an applied, exploratory, descriptive research, with a qualitative approach to the data and had as a research procedure the analysis of the institutional documents of the school field, as well as the analysis of children's literature books in the libraries of the researched schools. and the application of questionnaires, pre-test (before) and post-test (after) the training performed in the Continuing Education Course for Teachers - Children's Literature in the implementation of Law nº 10.639 / 03 (Educational Product of this research). The target audience was all elementary school teachers from public schools in the municipality of Pires do Rio-GO, who work in the 1st year. The results point to the need for courses for the continuing education of teachers, as well as the use of children's literature as a way of implementing Law No. 10,639 / 03, so that the education offered contemplates the appreciation of diversity. The data collected before the course proved unfamiliarity of the course teachers about the referred Law and the study of black and Afro-Brazilian culture in school routine. However, the data analyzed after the action, demonstrate how continuing education is of major importance so that teachers are better qualified to work with pedagogical practice in the classroom, showing that there is a need for an efficient public training policy for public school teachers in relation to Law No. 10,639 / 03 and its applicability, and that proposals like this need to be promoted, so that the education offered in its various modalities and levels fulfills its role in articulating political and pedagogical aspects in a curriculum committed to the education of ethnic-racial relations.
Palavras-chave: Formação Continuada
Lei nº 10.639/03
Literatura Infantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1618
Data do documento: 22-Fev-2021
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