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Tipo: Dissertação
Título: FORMAÇÃO DOCENTE E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N° 10.639/03 NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NA CIDADE DE PIRES DO RIO-GO
Título(s) alternativo(s): TEACHING TRAINING AND ETHNIC-RACIAL RELATIONS: THE LITERATURE AS INSTRUMENT FOR THE IMPLEMENTATION OF LAW N ° 10.639 / 03 IN STATE PUBLIC SCHOOLS IN THE CITY OF PIRES DO RIO-GO
FORMACIÓN DOCENTE Y RELACIONES ÉTNICO-RACIALES: LA LITERATURA COMO INSTRUMENTO PARA LA APLICACIÓN DE LA LEY N ° 10.639 / 03 EN LAS ESCUELAS PÚBLICAS ESTATALES DE LA CIUDAD DE PIRES DO RIO-GO
Autor(es): Rodrigues, Leandra Aparecida Mendes dos Santos
Primeiro Orientador: Barbosa, Mayara Lustosa de Oliveira
Primeiro Coorientador: Ribeiro, Cristiane Maria
Primeiro Membro da Banca: Silva, Cleber Cezar da
Segundo Membro da Banca: Gomes, Ana Beatriz Sousa
Resumo: Uma realidade de preconceito e discriminação ainda permeia o ambiente escolar. Problemas como a ausência de uma formação adequada para os professores e a falta de material didático que contemplem a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) contribuem para a manutenção dessa realidade. Assim, é necessário que sejam desenvolvidas propostas para que a escola possa assumir seu papel formador, buscando não somente a construção de saberes, mas também a promoção da cultura e do respeito às diferenças, para ser refletido na sociedade. O objetivo desta pesquisa foi contribuir com a implementação da Lei n° 10.639/03 na Segunda Fase do Ensino Fundamental das escolas públicas estaduais da cidade de Pires do Rio/GO, por meio do desenvolvimento de um curso de formação continuada para docentes de Língua Portuguesa (LP)/ Literatura. Para tanto, investigou-se como estes professores têm implementado a Lei n° 10.639/03 em práticas pedagógicas que envolvem a utilização da literatura afro-brasileira. No desenvolvimento metodológico da pesquisa, fez-se uma análise bibliográfica, documental e uma pesquisa de campo. Todas as informações foram coletadas e analisadas no aspecto quali-quantitativo, a fim de que se tivesse um diagnóstico real de como a Lei n° 10.639/03 tem sido implementada nas escolas definidas como campo dessa pesquisa. Os resultados do produto educacional foram avaliados por meio de questionários de avaliação pré-teste e pós-teste. Os resultados da revisão de literatura mostraram a necessidade de investimento tanto na formação inicial, quanto continuada de professores. Os questionários investigativos corroboraram com este resultado, pois apontaram que 70% das professoras pesquisadas não participam de formação continuada e 100% nunca participaram de formação para o desenvolvimento da ERER. A análise das legislações e documentos educacionais apresentaram que há suporte normativo para a ERER, mas há uma distância existente entre a legislação educacional e a sua implementação. Os documentos institucionais apresentaram uma perspectiva folclórica de se trabalhar a história e cultura afro-brasileira e poucas práticas pedagógicas na disciplina de LP/ Literatura para a implementação da Lei. Após estas etapas, o produto foi estruturado em uma plataforma online, permanecendo disponível para que outros docentes possam realizar o curso de formação. O curso foi aplicado aos docentes da cidade, tendo tido boa aceitação e avaliação por parte de todos. Os resultados dos questionários aplicados às professoras, após o curso de formação oferecido, demonstraram maior conhecimento e crescimento de aprendizado sobre a Lei e sua aplicação na escola. As professoras mostraram interesse nos conteúdos e na replicação das Sequências Didáticas disponibilizadas e aumentaram o nível de confiança para trabalhar as determinações da Lei. Os resultados do produto educacional foram satisfatórios para a pesquisa, pois proporcionou oportunidade de instigar as professoras a aplicarem as atividades sugeridas e elaborarem novas atividades na perspectiva da Lei.
Abstract: A reality of prejudice and discrimination still permeates the school environment. Problems such as the absence of adequate training for teachers and the lack of didactic material that includes Education for Ethnic-Racial Relations (ERER) contribute to the maintenance of this reality. Thus, it is necessary to develop proposals so that the school can assume its training role, seeking not only the construction of knowledge, but also the promotion of culture and respect for differences, to be reflected in society. The objective of this research was to contribute to the implementation of Law 10.639/03 in the Second Phase of Elementary School in the state public schools of the city of Pires do Rio/GO, through the development of a continuing education course for Portuguese Language/Literature teachers. To this end, we investigated how these teachers have implemented Law 10.639/03 in pedagogical practices that involve the use of Afro-Brazilian literature. In the methodological development of the research, a bibliographic and documental analysis and a field research were carried out. All the information was collected and analyzed qualitatively and quantitatively, in order to have a real diagnosis of how Law 10.639/03 has been implemented in the schools defined as the field of this research. The results of the educational product were evaluated by means of pre-test and post-test evaluation questionnaires. The results of the literature review showed the need for investment in both initial and continuing teacher training. The investigative questionnaires corroborated this result, as they pointed out that 70% of the teachers surveyed do not participate in continuing education, and 100% have never participated in training for the development of ERER. The analysis of the legislation and educational documents showed that there is normative support for REER, but there is a gap between the educational legislation and its implementation. The institutional documents presented a folkloric perspective of working with Afro-Brazilian history and culture and few pedagogical practices in the subject of Literature for the implementation of the Law. After these steps, the product was structured in an online platform, remaining available for other teachers to take the training course. The course was applied to the city's teachers, and was well accepted and evaluated by all. The results of the questionnaires applied to the teachers, after the training course offered, showed a greater knowledge and learning growth about the Law and its application at school. The teachers showed interest in the contents and in the replication of the Teaching Sequences made available, and increased their confidence level to work with the Law's determinations. The results of the educational product were satisfactory for the research, as it provided an opportunity to instigate the teachers to apply the suggested activities and develop new activities from the perspective of the Law.
Una realidad de prejuicios y discriminación sigue impregnando el entorno escolar. Problemas como la ausencia de una formación adecuada para los profesores y la falta de materiales didácticos que aborden la Educación para las Relaciones Étnico-Raciales (ERER) contribuyen a mantener esta realidad. Así, es necesario que se desarrollen propuestas para que la escuela asuma su papel formador, buscando no sólo la construcción del conocimiento, sino también la promoción de la cultura y el respeto a las diferencias, para que se refleje en la sociedad. El objetivo de esta investigación fue contribuir a la implementación de la Ley nº 10.639/03 en la Segunda Fase de la Educación Primaria en las escuelas públicas estatales de la ciudad de Pires do Rio/GO, a través del desarrollo de un curso de formación continua para profesores de Lengua Portuguesa (LP) / Literatura. Para ello, investigamos cómo estos profesores han aplicado la Ley 10.639/03 en las prácticas pedagógicas que implican el uso de la literatura afrobrasileña. En el desarrollo metodológico de la investigación se realizó un análisis bibliográfico y documental y una investigación de campo. Toda la información fue recolectada y analizada en aspectos cualitativos y cuantitativos, para tener un diagnóstico real de cómo se ha implementado la Ley 10.639/03 en las escuelas definidas como campo de esta investigación. Los resultados del producto educativo se evaluaron mediante cuestionarios de evaluación previa y posterior. Los resultados de la revisión bibliográfica mostraron la necesidad de invertir en la formación inicial y continua de los profesores. Los cuestionarios de investigación corroboraron este resultado, ya que señalaron que el 70% de los profesores encuestados no participan en la formación continua y el 100% nunca ha participado en la formación para el desarrollo de la ERER. El análisis de la legislación y de los documentos educativos mostró que existe un apoyo normativo a la REER, pero hay un desfase entre la legislación educativa y su aplicación. Los documentos institucionales presentaron una perspectiva folclórica de trabajo de la historia y la cultura afrobrasileña y pocas prácticas pedagógicas en la disciplina de LP/Literatura para la aplicación de la Ley. Tras estos pasos, el producto se estructuró en una plataforma online, quedando disponible para que otros profesores puedan realizar el curso de formación. El curso se aplicó a los profesores de la ciudad, y fue bien aceptado y evaluado por todos. Los resultados de los cuestionarios aplicados a los profesores después del curso de formación mostraron un mayor conocimiento y crecimiento del aprendizaje sobre la Ley y su aplicación en la escuela. Los profesores mostraron interés en el contenido y en la réplica de las Secuencias Didácticas proporcionadas, y aumentaron su confianza para trabajar con las determinaciones de la Ley. Los resultados del producto educativo fueron satisfactorios para la investigación, ya que brindó la oportunidad de animar a los profesores a aplicar las actividades sugeridas y a desarrollar nuevas actividades desde la perspectiva de la Ley. Traducción realizada con la versión gratuita del traductor www.DeepL.com/Translator
Palavras-chave: Lei n° 10.639/03
Formação de professores
Literatura
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica
Citação: ALVES, M. M. Lei 10.639/03, formação docente e NEABs: a democratização do currículo como um desafio para a educação brasileira. Cadernos do Aplicação, v. 30, p. 33-47, 2017. ALENCAR, J. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958. ALVES, A. C. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1960. ALMEIDA, N. F. P.; AMÂNCIO, M. H.; SANTOS, S. P.; SALES, L. V. Formação docente e a temática étnico-racial na Revista Brasileira de Educação da ANPEd (1995-2015). Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23 p. 1-24, 2018. AMÉRICO, M. C.; LUIZ, V. Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva. Revista identidade!, São Leopoldo, v. 15, n. 2, p.88-98, jul./dez. 2010. ANDRADE, E. D. O indígena como usuário da lei: um estudo etnográfico de como o movimento da literatura indígena entende e usa a lei nº 11.645/2008. Cadernos Cedes, Campinas, v. 39, n. 109, p. 321-356, set./dez., 2019. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1610
Data do documento: 22-Fev-2021
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