Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Cristiane Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8450101390089471pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Léia Adriana da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763464815080030pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Eliane Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4342606698698331pt_BR
dc.creatorMendes, Mariana Lucas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3999079381844066pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-19T00:23:21Z-
dc.date.available2021-01-18-
dc.date.available2021-01-19T00:23:21Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1517-
dc.description.abstractThis research investigates the participation of women in the management of the Federal Institute of Goiás Campus Urutaí, throughout the history of the institution (1953 - 2019). This is a case study structured in three phases: analysis of documents to outline the historical trajectory of women at the IF Goiano Campus Urutaí; recovery of the institution's history; and analysis of women's participation in campus management. The methodological procedures used consist of a literature review and documentary research carried out in the Campus archives. The research subjects were women who held management positions at the IF Goiano Campus Urutaí, the semi-open questionnaire being chosen as the data collection instrument, in order to outline a profile of the employees working in management and their perceptions of female participation in management from campus. The educational product resulting from this research consists of a 20 minute video documentary covering the history of Professional and Technological Education (EPT) and the institution, demonstrating the participation of women in the history of the campus. The validation of the educational product took place through its application to the class of the fifth semester of the Degree in Pedagogy and Professional and Technological Education (EPT) at the Federal Goiano Institute - Urutaí center. At the end of this research, we concluded that throughout the history of EPT in Brazil’s federal institutes, anorm was established that strongly favored male presence at the expense of female participation, especially in management. Despite this context, women, even if in smaller numbers, were present at the Federal Institute of Goiás Campus Urutaí at various times in the institution's history. During this time they made many contributions, inclduing working effectively within management on several occasions.It was also evident that despite the considerable increase in the number of faculty and staff on campus, which occurred in the last decade, the highest paid management positions remain concentrated in male hands. After analyzing the questionnaires, it was evident in the reports that the majority of the campus’s faculty and staff perceive a difference in treatment between men and women, although many of them still deny this reality when questioned directly. These reports presented by the faculty and staff describe episodes of discrimination, prejudice and machismo.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar a participação das mulheres na gestão do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí, ao longo da trajetória da instituição (1953 - 2019). Trata-se de estudo de caso estruturado em três fases: análise de documentos para delinear a trajetória histórica das mulheres no IF Goiano Campus Urutaí; recuperação da história da instituição e a análise da participação das mulheres na gestão do campus. Os procedimentos metodológicos utilizados consistem na revisão de literatura e pesquisa documental realizada nos arquivos do Campus. As sujeitas da pesquisa foram as mulheres que ocuparam cargos de direção no IF Goiano Campus Urutaí, sendo o instrumento de coleta de dados escolhido o questionário semiaberto, no intuito de traçar um perfil das servidoras atuantes na gestão e suas percepções sobre a participação feminina na gestão do campus. O produto Educacional resultado desta pesquisa consistiu num documentário de aproximadamente 20 minutos, abordando a história da EPT e da instituição, evidenciando a participação das mulheres na trajetória histórica do campus. A validação do produto educacional se deu através de sua aplicação a turma do quinto semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Goiano - polo de Urutaí. Ao final desta pesquisa, concluímos que ao longo da história da EPT no Brasil, instaurou-se um modelo de instituição fortemente marcada pela presença masculina em detrimento da participação feminina e acima de tudo na gestão. Apesar desse contexto, as mulheres, mesmo que em menor número, estiveram presente no Instituto Federal Goiano Campus Urutaí em diversos momentos de sua história, contribuindo, inclusive efetivamente com a gestão em diversas ocasiões. Ficou evidente também que apesar do aumento considerável do número de servidoras no Campus, ocorrido na última década, os cargos de direção de maior remuneração continuam concentrados em mãos masculinas. Após análise dos questionários, ficou evidente nos relatos que a maioria das servidoras percebem que há tratamento diferenciado entre homens e mulheres, apesar de muitas delas ainda negarem essa realidade quando questionadas de forma direta. Esses relatos apresentados pelas servidoras descrevem episódios de discriminação, preconceitos e machismo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Lucas Mendes (20182043310133@ifgoiano.edu.br) on 2021-01-18T21:03:29Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Mariana_Lucas_Mendes.pdf: 1365362 bytes, checksum: 6f5395253b3d2841c913cb40fdd27cd1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-01-19T00:08:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Mariana_Lucas_Mendes.pdf: 1365362 bytes, checksum: 6f5395253b3d2841c913cb40fdd27cd1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-19T00:23:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Mariana_Lucas_Mendes.pdf: 1365362 bytes, checksum: 6f5395253b3d2841c913cb40fdd27cd1 (MD5) Previous issue date: 2020-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.titleA PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA GESTÃO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA (1953-2019)pt_BR
dc.title.alternativeThe participation of women in the management of the Federal Institute of Goiás Campus Urutaí: the perspective history (1953 - 2019)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Mariana_Lucas_Mendes.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons