Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1502
Título: RESUMOS DO I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL
Autor(es): Seminário Interdisciplinar (1. : 2018: Trindade GO)
Resumo: O I Seminário Interdisciplinar “Diversidade e Inclusão Social” tem o objetivo de promover debates e discussões acerca da construção de um projeto escolar e de uma prática pedagógica inclusiva, articulando espaço de problematização de temas e assuntos atuais e pertinentes à realidade escolar e ao trabalho docente. O evento vincula-se diretamente ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Humanidades, do IF Goiano, Campus Trindade, e estabelece parceria com a Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte de Trindade (CRECET/SEDUCE), a Secretaria Municipal de Educação de Trindade, o Instituto Aphonsiano de Ensino Superior e a Universidade de Ensino à Distância Unopar. Temas relacionados à inclusão da Pessoa com Deficiência, às questões étnico-raciais, às identidades nacionais, regionais e globais, às políticas educacionais, à cultura e à sociedade, foram explorados por meio de debates entre os envolvidos e convidados. Os Eixos Temáticos do evento estão estruturados da seguinte forma: EIXO TEMÁTICO - PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA O eixo visa apresentar temáticas sobre a inclusão no espaço escolar. Os trabalhos deverão abordar propostas que apresentem os desafios da inclusão escolar desde os encaminhamentos metodológicos, pesquisas bibliográficas e documental, além dos aspectos culturais, sociológicos psicológicos, pedagógicos e filosóficos nas perspectivas da educação inclusiva e formação docente. EIXO TEMÁTICO - EDUCAÇÃO E GÊNERO O eixo pretende examinar a inclusão da perspectiva de gênero no campo educacional com ênfase em trabalhos que abordam análises de outros estudos e documentos pertinentes ao tema, propondo reflexões sobre o que, de fato, foi priorizado nas políticas públicas de educação, no que se refere à inclusão de demandas relativas às relações de gênero. EIXO TEMÁTICO - DIVERSIDADE, RAÇA E ETNIA Ao tratar a questão da diversidade cultural, o eixo problematiza a presença de um “discurso” de que o brasileiro é um “povo único”, resultante do processo de miscigenação e mestiçagem, que gerou uma “cultura única”. No entanto, as relações interpessoais no chão brasileiro revelam práticas racistas e preconceituosas em relação a segmentos da população, principalmente às mulheres, aos pobres, povos indígenas e negros. EIXO TEMÁTICO - POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO O eixo busca apresentar as políticas públicas de inclusão presentes em documentos legais que regem ações e demandam projetos nos espaços educativos escolares e/ou espaços educativos não escolares. EIXO TEMÁTICO - TRABALHO E INCLUSÃO Ao discutir a questão do trabalho enquanto elemento agregador e ontologicamente transformador da própria pessoa, o eixo busca problematizar que, ao longo da história, o trabalho passou por transformações e, em muitos casos, foi transformado em objeto de exclusão e segregação social. EIXO TEMÁTICO - EDUCAÇÃO, ESCOLA E DOCÊNCIA O Eixo tenciona discutir temas relacionados às políticas educacionais, às práticas de ensino e aprendizagem e aos desafios enfrentados pela gestão escolar. Perpassa também a problematização das transformações atuais na educação, que colocam novos desafios a uma proposta de educação emancipadora, voltada à promoção da consciência crítica e da cidadania.
Abstract: The 1st Interdisciplinary Seminar "Diversity and Social Inclusion" aims to promote debates and address the construction of a school project and an inclusive pedagogical practice, articulating the space for problematizing current and relevant themes and issues to the school reality and teaching work. The event is directly linked to the Lato Sensu Postgraduate Course in Humanities Teaching, from the IF Goiano, Campus Trindade, and necessary partnership with the Regional Coordination of Education, Culture and Sport of Trindade (CRECET / SEDUCE), a Municipal Secretariat of Education of Trindade, the Aphonsiano Institute of Higher Education and the University of Distance Education Unopar. Themes related to the inclusion of People with Disabilities, ethnic-racial issues, national, regional and global identities, educational policies, culture and society, were explored through debates between those responsible and responsible. The Axes The themes of the event are structured as follows: THEMATIC AXIS - PERSPECTIVES OF INCLUSIVE EDUCATION The axis aims to present themes on inclusion in the school space. Papers should address proposals that present the challenges of school inclusion from methodological approaches, bibliographic and documentary research, in addition to cultural, sociological, psychological, pedagogical and philosophical aspects from the perspective of inclusive education and teacher training. THEMATIC AXIS - EDUCATION AND GENDER The axis intends to examine the inclusion of the gender perspective in the educational field with an emphasis on works that address analyzes of other studies and documents relevant to the theme, proposing reflections on what, in fact, was prioritized in public policies of education, with regard to the inclusion of demands related to gender relations. THEMATIC AXIS - DIVERSITY, RACE AND ETHNICS When dealing with the issue of cultural diversity, the axis questions the presence of a “discourse” that the Brazilian is a “unique people”, resulting from the process of miscegenation and miscegenation, which generated a “culture only". However, interpersonal relationships on the Brazilian floor reveal racist and prejudiced practices in relation to segments of the population, mainly women, the poor, indigenous peoples and blacks. THEMATIC AXIS - PUBLIC INCLUSION POLICIES The axis seeks to present the public inclusion policies present in legal documents that govern actions and demand projects in school educational spaces and / or non-school educational spaces. THEMATIC AXIS - WORK AND INCLUSION When discussing the issue of work as an aggregating and ontologically transforming element of one's own, the axis seeks to problematize that, throughout history, work has undergone transformations and, in many cases, has been transformed into an object of exclusion and social segregation. THEMATIC AXIS - EDUCATION, SCHOOL AND TEACHING The Axis intends to discuss issues related to educational policies, teaching and learning practices and the challenges faced by school management. It also runs through the problematization of current transformations in education, which pose new challenges to an emancipatory education proposal, aimed at promoting critical awareness and citizenship.
Palavras-chave: Formação de professores
Multiculturalismo
Ambiente escolar
Área do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1502
Data do documento: Dez-2020
Aparece nas coleções:Anais de Evento no IF Goiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANAIS_SEMINIARIO_INTERDISCIPLINAR-final.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador